Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Outubro 2013

Tópico em 'Seguimento Meteorológico' iniciado por AnDré 1 Out 2013 às 10:22.

  1. AnDré

    AnDré
    Expand Collapse
    Staff

    Registo:
    22 Nov 2007
    Mensagens:
    10,248
    Local:
    Arroja, Odivelas (142m)
    Regras deste tópico:


    ->Regras Análise Modelos, Previsão e Alertas
    ->Nota sobre a utilização dos dois tópicos de Previsões


    Aviso MeteoPT

    As análises, previsões ou alertas neste forum são apenas a opinião dos utilizadores que as proferem e são da sua inteira responsabilidade. Não são previsões ou alertas de entidades oficiais, salvo indicação em contrário, não devendo portanto ser usadas como tal.
    Para previsões, avisos e alertas oficiais, consulte sempre os produtos do IPMA, Protecção Civil ou outras entidades com essa função.
     
    Collapse Signature Expand Signature
  2. 3R4ZOR

    3R4ZOR
    Expand Collapse
    Cirrus

    Registo:
    6 Fev 2012
    Mensagens:
    19
    Local:
    Odivelas
    Parece que vamos ter alguma animação a partir de quinta-feira. Subida das temperaturas desaparecimento das nuvens e do vento. :)

    [​IMG]
     
    Jota 21 gostou disto.
  3. stormy

    stormy
    Expand Collapse
    Super Célula

    Registo:
    7 Ago 2008
    Mensagens:
    5,100
    Local:
    Lisboa-Encarnação // Lagoa de sto André
    Boas tardes.

    Esta previsão tem uma margem de erro superior ao normal dado que se observa ainda bastante inconsistência nos modelos...poderá ser necessária uma revisão.
    Utilizo nesta analise um mix entre o ECMWF00Z/GFS06Z/AROME00Z/WRF00Z.


    Em termos gerais, no dia de amanhã teremos a aproximação de uma perturbação forte nos níveis altos ( 200-400hpa) com presença de forçamento dinâmico localmente intenso e visível nas vv500/700hpa.

    Forte fluxo em altura criará shear moderado a forte ( DLS 30-45kts, 0-6km 20-25m/s).
    Nos níveis médios teremos igualmente uma acelaração do fluxo visível aos 850hpa que criará condições para ventos fortes de rajada á superfície e mistura da camada limite, pelo que se espera mais insolação( Subida bastante razoável da Tmax) e por consequência valores de instabilidade superiores aos que ocorreriam numa atmosfera mais estratificada como hoje.

    Nos níveis baixos varias linhas de convergência adentram-se pelo território de SW/S para NE/N á frente de um núcleo depressionário que se desloca de SW para NE e penetra pela Galiza, na proximidade das linhas convergência haverão perfis rotacionais com SRH>200.

    A presença de uma camada de ar superficial quente e humida assim como uma pluma de theta-e>60º aos 850hpa, em conjunt com a aproximação de ar mais frio e seco nos níveis altos contribuirá para que surjam valores de CAPE localmente próximos ou superiores a 1000J/Kg em especial no interior centro e sul.

    Sendo assim esperam-se condições termodinâmicas favoráveis á ocorrência de convecção organizada em especial no interior centro e sul, e em menor grau no resto do pais excepto no Algarve onde se prevê um máximo de subsidência associado á proximidade de um dry slot.

    No Algarve a proximidade a um máximo de subsidência que está associado a um dry slot na retaguarda da perturbação em altura limitará fortemente a actividade ( ainda que esteja presente bastante CAPE), pelo que que esperam apenas alguns aguaceiros e talvez uma trovoada mais plausíveis durante a noite e manhã de 5f com a aproximação de uma frente fria.

    No Alentejo, Ribatejo, Distrito de Lisboa e parte do interior Centro as condições são favoráveis á ocorrência de convecção organizada, ao longo das linhas de convergência poderemos ter segmentos lineares e training/multicells, sendo que a orientação do fluxo nos níveis médios face á orientação da convergência nos níveis baixos é favorável a que algumas células se possam destacar das linhas de convergência com risco de bow echoes e alguns desenvolvimentos supercelulares, apesar dos níveis de confiança não serem os maiores arrisca-se um nível vermelho para o interior ( onde há mais CAPE) por probabilidade elevada de um evento severo localizado...poderá ser necessário um abaixamento do nível caso ocorram alterações nas próximas runs

    Na região Norte as condições dinâmicas são parecidas ás do centro mas a presença de menos humidade/CAPE disponíveis retiram confiança da severidade da convecção pelo que se lança um nível laranja por probabilidade baixa a moderada de um evento severo localizado.


    [​IMG]


    Amarelo ( essencialmente não severo)
    - Aguaceiros/trovoadas
    - Precipitação localmente forte ( risco muito baixo )
    - Rajadas ( risco muito baixo)

    Laranja ( Probabilidade baixa a moderada de tempo severo localizado)
    - Aguaceiros/trovoadas
    - Precipitação localmente excessiva
    - Rajadas ( risco baixo)
    - Saraiva ( risco baixo)
    - Tornado ( risco muito baixo)

    Vermelho ( Probabilidade alta de tempo severo localizado)
    - Aguaceiros/trovoadas
    - Precipitação localmente excessiva
    - Rajadas
    - Saraiva ( risco moderado)
    - Tornado ( risco baixo)
     
    Collapse Signature Expand Signature
  4. Goku

    Goku
    Expand Collapse
    Cumulus

    Registo:
    22 Dez 2009
    Mensagens:
    185
    Local:
    Leiria
    Animação como assim?
     
    Aspvl e fishisco gostaram disto.
  5. fishisco

    fishisco
    Expand Collapse
    Cumulus

    Registo:
    7 Jan 2013
    Mensagens:
    350
    Local:
    Celorico de Basto
    chamas a isso animação? isso para mim é monotonia e da grande...

    mas amanhã a tarde podemos ter animação e até sexta alguma chuva depois... sol
     
    Collapse Signature Expand Signature
    Aspvl e Freamunde!Allez gostaram disto.
  6. David sf

    David sf
    Expand Collapse
    Staff

    Registo:
    8 Jan 2009
    Mensagens:
    3,514
    Local:
    Oeiras / Portel
    Parece-me extremamente exagerada a tua análise. Neste momento, e como bem referes, há ainda alguma incerteza resultante de pequenas divergências entre os vários modelos. Acresce a isto os grandes erros de todos os modelos nos últimos dias (principalmente o dia de 6ª feira na Grande Lisboa - falharam todos redondamente) e que te levaram a avançar com "níveis" vermelhos que não se justificaram. Como tal, creio que devias ter algum cuidado com estes mapas. Até pode ser que acabes por acertar, mas neste momento nenhum modelo aponta para cenários suficientemente gravosos que justifiquem um "nível vermelho".

    Resumo da precipitação prevista pelos mesoscalares NAE e WRF - MeteoGalicia no período entre o meio dia de amanhã e de quinta-feira (os do IPMA ainda não actualizaram para a run das 12z):

    [​IMG]

    [​IMG]

    Vai certamente chover, nalguns locais de forma intensa, vai trovejar, até podem haver alguns fenómenos mais severos, mas não é uma situação que pareça justificar "nível vermelho".
     
  7. supercell

    supercell
    Expand Collapse
    Nimbostratus

    Registo:
    3 Mai 2012
    Mensagens:
    1,091
    Local:
    Aveiro
    Para aqui para o pessoal, tempo animado é tudo menos sol.. :lmao:

    Chuva e trovoada é que é animação, porque é algo que nos desperta uma certa adernalina e emoção... :D
     
    Ruipedroo gostou disto.
  8. algarvio1980

    algarvio1980
    Expand Collapse
    Super Célula

    Registo:
    21 Mai 2007
    Mensagens:
    7,145
    Local:
    Olhão (24 m)
    Alguns aguaceiros no Algarve, os modelos prevêem cerca de 10 mm quer o GFS, quer o ECM, quer o Hirlam e tudo com trovoada na sua previsão. Os mapas do David sf tem mais precipitação no Algarve do que tem na zona laranja ou vermelha.

    O IPMA colocou todo o país em aviso amarelo que eu concordo plenamente, embora o timing talvez não seja o mais correcto, porque a precipitação vai ocorrer na noite de 4ª feira para 5ªfeira, é isso que os modelos mostram no Algarve.
     
    Collapse Signature Expand Signature
  9. rozzo

    rozzo
    Expand Collapse
    Staff

    Registo:
    11 Dez 2006
    Mensagens:
    1,902
    Local:
    Lisboa
    Quando se usa palavreado "caro" e se prevê cataclismos dia sim dia não, há sempre de chegar o dia que se acerta, o dia da glória...
    ;)

    Como bem disse o David, apesar de estarmos numa massa de ar que vem de latitudes bastante baixas, com imenso vapor de água, muita água na atmosfera que caso haja instabilidade importante tem tudo para despejar grandes quantidades de precipitação, esse é apenas um dos ingredientes. O outro, é a tal instabilidade, que parece não ser assim tanta, e tem sido retirada dos modelos nos últimos dias. Aliás nem o Estofex tem qualquer tipo de alerta para estes dias.

    Mais uma vez, nada garante que localmente não possa haver algo mais severo, se em algum local se gerarem condições de instabilidade mais importantes, realmente há muita água disponível na atmosfera para precipitar, mas daí ao nível de alertas apresentado estes dias, vai uma imensa distância. Seja como for, são tudo opiniões pessoais, não há aqui alertas oficiais, e as cores que se queiram dar são meramente pessoais, cada um que interprete como se queira...
    :rolleyes:


    Sim, a massa de ar tem bastante conteúdo de vapor de água, os tons vermelho escuros assim indicam:


    [​IMG]

    Uploaded with ImageShack.us


    Mas esta mesma massa de ar está presente há vários dias, e na maior parte das regiões, tem sido precipitação estratiforme e orográfica, considerável, mas normal. Nada minimamente alarmante, ao contrário do que esses "vermelhos" têm indicado recentemente.

    A partir da tarde de amanhã, a essa massa de ar alia-se um pouco mais de instabilidade, em especial no terço Sul do país, de facto. Reside aí a maior chance de alguma convecção mais organizada parece-me, além deste tempo enfadonho e de regime essencialmente estratiforme que temos tido. Mas é uma incógnita bastante grande, mais uma vez, até é possível que no final se acabe a ter os maiores acumulados mais a Norte, devido à orografia e ao regime estratiforme.
    Veremos...
     
    Reportorio gostou disto.
  10. Agreste

    Agreste
    Expand Collapse
    Super Célula

    Registo:
    29 Out 2007
    Mensagens:
    8,031
    Local:
    Aljezur (48m) - Faro (11m)
    Desta vez penso que será mais no interior onde as precipitações podem disparar.
     
  11. Agreste

    Agreste
    Expand Collapse
    Super Célula

    Registo:
    29 Out 2007
    Mensagens:
    8,031
    Local:
    Aljezur (48m) - Faro (11m)
    Eu prefiro que existam avisos à população sempre que os modelos o indicarem. Lidamos com probabilidades onde 10% pode significar muita coisa. Somos todos prudentes.

    O hirlam coloca uma mancha aqui no sul mas não parece muito consistente...
     
  12. Zapiao

    Zapiao
    Expand Collapse
    Nimbostratus

    Registo:
    20 Set 2006
    Mensagens:
    882
    Local:
    Coimbra - 135m alt.
    Concordo com o David sf, o stormy é um guro na meteo e ninguem duvida disso, mas acho que exagerou um pouco nas cores que usou na 6 feira. Aqui por Coimbra nao se verificou o que ele previa e até ficou um pouco aquém das expeCtativas.
    Mesmo assim sabe MUITISSÍMO mais do eu e por isso é só um pequeno e humilde reparo.
     
    Collapse Signature Expand Signature
  13. jonas_87

    jonas_87
    Expand Collapse
    Furacão

    Registo:
    11 Mar 2012
    Mensagens:
    11,962
    Local:
    Alcabideche, Cascais - cota 119 mts
    Como é que estamos em termos de trovoada para amanha à noite e madrugada de Quinta-feira, aqui na linha de Cascais?
    A ultima saída do GFS pareceu-me muito boa para esse efeito,ou estarei errado? :trovao:
     
    Collapse Signature Expand Signature
  14. Aristocrata

    Aristocrata
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    28 Dez 2008
    Mensagens:
    4,547
    Local:
    Paços de Ferreira, 292 mts
    Estive a ver agora mesmo no IPMA a ver a previsão numérica, nomeadamente o AROME, e deveremos ter bastante precipitação no litoral norte.
    Temos neste momento em aproximação uma frente, parece bastante típica para termos chuva estratiforme, que afectará a zonas acima do eixo Serra de Sintra-Serra da Estrela.
    Para as 15h, temos então manchas correspondentes a acumulados em 3h acima dos 20 mm para os distritos de Aveiro, Porto, Braga e Viana dos Castelo.
    Para as 18h e 21h este acumulados mantêm-se (com excepção de Aveiro).
    Já para as 00h, as únicas manchas de precipitação acima dos 20 mm circunscrevem-se à zona da Serra de Aires\Candeeiros e serra do Larouco.

    Como podem ver, temos um modelo de alta resolução para o continente que prevê bons acumulados fora das zonas traçadas a "vermelho" no mapa do Stormy.
    No entanto nada está descartado.
    Como diz o Stormy (e bem):

    "Esta previsão tem uma margem de erro superior ao normal dado que se observa ainda bastante inconsistência nos modelos...poderá ser necessária uma revisão."

    Por isso há que fazer o nowcasting amanhã e depois tirar as devidas ilações.
     
    Collapse Signature Expand Signature
    #14 Aristocrata, 2 Out 2013 às 00:26
    Editado por um moderador: 2 Out 2013 às 01:30
    1337 e ELJICUATRO gostaram disto.
  15. martinus

    martinus
    Expand Collapse
    Cumulus

    Registo:
    22 Dez 2006
    Mensagens:
    328
    Local:
    Braga
    De acordo com o Freemeteo amanhã não pinga em Braga. De acordo com o IPMA vamos ter períodos de chuva forte e estamos em alerta amarelo. Apenas um deles vai acertar, o mais institucional é que seja o IPMA, mas também já vi o contrário algumas vezes... Os dois têm direito à sua previsão, e eu cá estarei para ver, espero...

    Relativamente ao Stormy é a mesma coisa, ele também tem direito à previsão dele. E eu gosto do entusiasmo e da línguagem técnica, algo críptica, que ele põe nas suas análises. Quase uma linguagem hierática, e muito apropriadamente, que isto de adivinhar o tempo é como estar mais perto dos deuses...
     
    ELJICUATRO gostou disto.

Partilhar esta Página