Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Setembro 2010

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
Sim, as temperatura vão subir depois deste episódio frontal que aí vem.

Parece-me que os modelos divergem um pouco, o GFS mete calor mais intenso durante mais dias, o ECMWF, pelo contrário, já está mais contido e põe o calor durante menos tempo.

Há possibilidades de termos uma cut-off depois do dia 15 :thumbsup:
 


David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Voltamos à discussão do costume, para onde vai a cut-off?

Para cima da península, diversão na certa.

ecm1144.gif


gem0144.png


gme0132.png


Para o Atlântico, injectando calor.

uw14421.gif


nogaps0144.png


Para lado nenhum.

gfs0144.png


Quem quer apostar?
 

Chasing Thunder

Cumulonimbus
Registo
13 Mai 2008
Mensagens
4,285
Local
Couço
Voltamos à discussão do costume, para onde vai a cut-off?

Para cima da península, diversão na certa.

ecm1144.gif


gem0144.png


gme0132.png


Para o Atlântico, injectando calor.

uw14421.gif


nogaps0144.png


Para lado nenhum.

gfs0144.png


Quem quer apostar?

Infelizmente acho que vai ganhar o calor, visto que hoje já estão todos os modelos em concordância ao meterem a cut-off muito desviada de cá, o que vai originar que o calor venha até nós:angry:.
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,188
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Quem quer apostar?

O Europeu estava muito optimista.
Aquilo mais parecia um devaneio à GFS, que desta vez parece mais realista.

Depois destes dias mais frescos, é de esperar, a partir de amanhã, uma subida gradual da temperatura.
Quanto ao fim-de-semana, parece que vai estar óptimo para os banhistas. :cool:
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Por acaso acho melhor que ele fique pelo Atlântico para torrar mais um bocadinho .... que tem estado fresquinho este ano :D

Pessoal ainda não é tempo de chuva ... é tempo de fazer calor !!!

Como já foi dito os proximos dias vão trazer bastante calor para aqui ... bem bom para eu ir para a praia !!
 

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,172
Local
Setúbal
va la cut off
passa por Portugal ja temos saudades:D

Não é preciso passar por Portugal directamente para termos instabilidade :)
No meu entender iremos ter tempo quente entre sexta e terça/Quarta com temperaturas acima dos 35ºc no Sul em especial e até mesmo no Litoral, depois no inicio da próxima semana poderíamos ter alguma instabilidade ou forte instabilidade depende onde fica a cut off instabilidade essa que poderia varrer de Norte a Sul com mais destaque no Centro e Sul...falando ainda sem certezas eu apontaria para tempo quente sexta a quarta com aguaceiros e trovoadas ao longo da semana que vem...que os deuses das trovoadas estejam connosco :p
 

1337

Cumulonimbus
Registo
26 Jun 2010
Mensagens
2,046
Local
Ponte de Lima (centro)
Não é preciso passar por Portugal directamente para termos instabilidade :)
No meu entender iremos ter tempo quente entre sexta e terça/Quarta com temperaturas acima dos 35ºc no Sul em especial e até mesmo no Litoral, depois no inicio da próxima semana poderíamos ter alguma instabilidade ou forte instabilidade depende onde fica a cut off instabilidade essa que poderia varrer de Norte a Sul com mais destaque no Centro e Sul...falando ainda sem certezas eu apontaria para tempo quente sexta a quarta com aguaceiros e trovoadas ao longo da semana que vem...que os deuses das trovoadas estejam connosco :p

esperemos que te ouçam miguek :rolleyes:
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Neste momento parece QUASE GARANTIDO a formação de uma cutoff na proxima semana, contudo se o CAPE parece bastante bom já em termos de precipitaçao parece ainda muito fraco e o GFS nesta ultima run ainda piorou mais !!
Em termos de profundidade em altura esta depressão para já ainda parece deixar algo a desejar mas aguardemos pelas próximas runs !!

Parece mais muita parra e pouca uva mas apenas lá pra Sexta/sabado saberemos com o que podemos contar !!

EDIT: Pelo jeito segundo a ultima run do ECM, o quase garantido não existe pois a mata quase á nascença !!
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
É neste momento praticamente certo que a partir de Sexta virá calor (temperaturas altas para a época, nada de valores superiores a 40 graus). Domingo é quase certa a formação uma cut-off após a passagem de um cavado, e já nesse dia não seria de descartar a possibilidade de alguma instabilidade em alguns locais (poucos). Quanto à colocação dessa cut-off, é provável que ela fique não muito afastada, não creio muito neste cenário da última run do ECM que a envia para muito longe. Na minha opinião teremos dias quentes com muita convecção generalizada a partir do início da semana que vem. Ou então cadáveres marroquinos. Vai depender da proximidade da depressão.

Quanto a modelos, o GFS sacou hoje 4 saídas muito idênticas, com a cut-off o suficientemente próxima para gerar bastante instabilidade, parece que desta vez, para variar, atinou primeiro que o ECM, que ainda não sacou duas saídas parecidas consecutivas.
 

nimboestrato

Nimbostratus
Registo
8 Jan 2008
Mensagens
1,865
Local
Pedras Rubras-Aeroporto
...O Sol, o Céu azul, o Tempo seco ... a penas de três dias de expulsão do Território do Noroeste...

...Cumprida que está na totalidade a pena , apesar de algumas "licenças precárias" mas sem ter havido nenhum perdão , eis de volta à liberdade , o Sol, o Céu Azul, o Tempo seco por Terras do Noroeste e o fim dos danos colaterais ( ausência de Calor ) nas restantes regiões.
Entretanto, deu entrada na 4ª Vara dos Meteoros , um pedido de expulsão da Estabilidade Atmosférica que estará de regresso.O documento justifica esta sua interpolação , pelo fraco desempenho eruptivo deste Verão .

E lá estamos nós na expectativa , no "diz que diz" a esta distância
que já sabemos que às vezes é apenas fogacho, outras é pujança...
Amanhã , mais expectativas criadas, mais algumas goradas,
mais incertezas no sucesso desta "démarche jurídico-meteorológica"...
Claro que era justo termos direito a uns dias com umas belas trovoadas
e uns bons aguaceiros dispersos , depois de tanta míngua a que temos estado sujeitos ...
Era justo...
Veremos se haverá Justiça...
 

Chasing Thunder

Cumulonimbus
Registo
13 Mai 2008
Mensagens
4,285
Local
Couço
Nesta saida de Hoje o gfs, colocou novamente a cut-off mais para longe, e claro com isto tirou muita da percipitação que estavam a dar ontém, mas mesmo assim vamos ter algumas trovoadas, se até lá não tirarem a cut-off toda, o calor esse está garantido que nos vêm visitar mais uma vez, sinceramente espero que a próxima run seja mais simpática:D.
 

Brunomc

Nimbostratus
Registo
7 Abr 2008
Mensagens
1,977
Local
Vendas Novas - Alto Alentejo (132m)
Nesta saida de Hoje o gfs, colocou novamente a cut-off mais para longe, e claro com isto tirou muita da percipitação que estavam a dar ontém, mas mesmo assim vamos ter algumas trovoadas, se até lá não tirarem a cut-off toda, o calor esse está garantido que nos vêm visitar mais uma vez, sinceramente espero que a próxima run seja mais simpática.

Bom Dia


Gosto mais da Run do ECM que ainda afasta mais a cut-off...não quero andar a trabalhar a chuva e também quero os fim de semanas bons para ir até a praia :D
 

Chasing Thunder

Cumulonimbus
Registo
13 Mai 2008
Mensagens
4,285
Local
Couço
Mais uma saida, esta já é mais simpática:thumbsup:, mete mais um pouco a cut-off próxima de cá, começando já este domingo no algarve com possivéis aguaceiros fracos, mas, a partir de segunda é começará a festa no litoral sul, segundo esta saida do gfs a percipitação será mais forte no litoral centro e nas regiôes do centro, lá mais para a frente ( dia 17 e 18) a cut-off poderá vir mesmo em cheio para portugal, e ai sim haverá muita convectividade e muita chuva genaralizada para todo o território continental.

Espero que na próxima saida seja ainda melhor:D.
 

]ToRnAdO[

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2006
Mensagens
2,570
Local
Vila Real de Sto António
Aqui, no Algarve só chove na última semana de Setembro, por altura da Feira de Olhão. Ou seja, tal como o Aurélio disse a média é de 14 mm em Faro, já esqueceram-se que em 2008 choveu 10 vezes mais do que é a média em Faro. Vamos ter calma, não entrar em alarmismos, a última semana de Setembro tem que vir uma cut-off. Em 2007 aconteceu nos primeiros dias de Outubro. O ano passado nem uma cut-off tivemos, por isso, foi o Outono que foi. Mas, estou convencido que a última semana de Setembro vai haver cut-off no Algarve. :D

Em 2006 foi nos primeiros dias de Setembro e já não é a primeira vez que já ocorreram Cut Off's intensas entre o dia 2 e o dia 5... ;)

Em 2008/09/28 -> Fotos em: http://southstorm.webnode.com/news/chuva-forte/