Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Setembro 2011

Estado
Fechado para novas mensagens.

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Sim, até dia 20 mantem-se este cenário, em principio, sendo que entre dia 21 e 26 poderemos ter uma mudança de padrão...o que eu antecipo para Outubro e Novembro tem que ver com a redução da actividade tropical e a quebra da dorsal Atlantica, permitindo uma fase de instabilidade de SW/W antes de entrarmos numa fase de NAO/AO+ mais intensa durante Dezembro.

Para já a actividade tropical e extratropical teem mantido um padrão mais estavel, e com o Nate e a Maria temos a certeza que haverá mais fuel nas proximas semanas para alimentar as depressões atlanticas, o que consequentemente deverá manter a dorsal subtropical saudavel e proxima á PI.

Apesar de tudo, como sistemas dinamicos e de dificil previsão, o Nate e a Maria poderão tomar um comportamento diferente do que os modelos teem vindo a modelar, podendo isso afectar o estado do tempo por cá de maneira imprevisivel..mas para já, a filosofia tem sido a indicada e parece coerente em praticamente todos os modelos.

Concordo plenamente, a minha previsão sazonal também aponta precisamente para esse cenário, com nada de depressões vindas de Noroeste mas sim fluxo de Sudoeste/Oeste com provaveis Cut-Offs, e isto somente no Outono (Outubro e Novembro)

Quantos aos modelos temos um padrão claro de NAO+ nos proximos 10 dias ou 15 dias ...
 


stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Concordo plenamente, a minha previsão sazonal também aponta precisamente para esse cenário, com nada de depressões vindas de Noroeste mas sim fluxo de Sudoeste/Oeste com provaveis Cut-Offs, e isto somente no Outono (Outubro e Novembro)

Quantos aos modelos temos um padrão claro de NAO+ nos proximos 10 dias ou 15 dias ...

Eu acredito mais em situações de NW, no Inverno, e não serão muitas...
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Eu acredito mais em situações de NW, no Inverno, e não serão muitas...

Sim falei em Sudoeste e Oeste no Outono obviamente ... como bem dizia, e quanto ao Inverno espero um Inverno de acordo com os tempos modernos, ou seja mais seco do que o habitual e tem que tem sido a tendencia das ultimas decadas essencialmente com Janeiro até Março bem mais secos que o habitual .... mas falta ainda tanto tempo, e ainda pode mudar ...

Resumindo, Sudoeste e Oeste até Novembro, e depois Noroeste pro Inverno, embora coisa pouca ....
Quanto ao sudoeste e oeste espero um ciclo entre 2 semana de Outubro até 2 semana de Novembro ...

PS: Fim de Off-Topic pra mim, que este tópico é de modelos a 15 dias ...
 

beachboy30

Cumulus
Registo
29 Mai 2008
Mensagens
405
Local
Aroeira
PS: Fim de Off-Topic pra mim, que este tópico é de modelos a 15 dias ...

E por falar em modelos a 15 dias, o GFS continua a apostar no "bloqueio" durante uma semana pelo menos, para lá do próximo fim de semana, com a ISO 20ºC a 850 hPa bem em cima do continente... Impressionante, digo eu.

O ECMWF não é tão "generoso" portanto... a ver vamos... Acho que vamos ficar num meio termo entre os 2 modelos...

Certo é que este fim de semana é melhor arranjar alternativas à praia para quem estava a pensar ir pois quem vê a semana que tem estado pode estar "ansioso" pelo fim de semana mas pode tirar o "cavalinho da chuva" :unsure: (e é bem capaz de chover mesmo :D). O calor tem regresso marcado a partir de.... 2ª feira... :shocking:
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,643
Local
Aveiras de Cima
E por falar em modelos a 15 dias, o GFS continua a apostar no "bloqueio" durante uma semana pelo menos, para lá do próximo fim de semana, com a ISO 20ºC a 850 hPa bem em cima do continente... Impressionante, digo eu.

O ECMWF não é tão "generoso" portanto... a ver vamos... Acho que vamos ficar num meio termo entre os 2 modelos...

Certo é que este fim de semana é melhor arranjar alternativas à praia para quem estava a pensar ir pois quem vê a semana que tem estado pode estar "ansioso" pelo fim de semana mas pode tirar o "cavalinho da chuva" :unsure: (e é bem capaz de chover mesmo :D). O calor tem regresso marcado a partir de.... 2ª feira... :shocking:

Como já aconteceu noutras ocasiões o calor vai "fintar" o fim de semana, no entanto a chuva deve se ficar pelo litoral Norte e centro;)
 

beachboy30

Cumulus
Registo
29 Mai 2008
Mensagens
405
Local
Aroeira
Como já aconteceu noutras ocasiões o calor vai "fintar" o fim de semana, no entanto a chuva deve se ficar pelo litoral Norte e centro;)

A minha filha adora praia, ainda é pior que o pai, e está toda ansiosa pelo fim de semana... Como ela ainda não tem idade para ler e ver este fórum :), já lhe estou a dizer que o São Pedro não quer nada com ela no que a praia/calor/bom tempo diz respeito para o fim de semana... E tal como disseste e muito bem, já aconteceu noutras ocasiões, mas neste fim de semana vai ser realmente notório. Os pais trabalham durante a semana portanto nada feito... :( A ver vamos o que reserva o próximo. Se o GFS tiver razão, não haverão motivos para preocupação neste aspecto :). Mas duvido. Inclino-me mais para o ECMWF.

Fim de off-topic :).
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Cada vez mais evidente nos modelos está a dissolução da dorsal atlantica para o fim do mês, com ondulações do jet a vir de W, inclusivé sistemas hibridos/subtropicais a poderem formar-se no Atlantico.

A tendencia para um final de mês interessante, com instabilidade e temperaturas ainda altas está a fixar-se.:D
 

beachboy30

Cumulus
Registo
29 Mai 2008
Mensagens
405
Local
Aroeira
Grande divergência entre o GFS e o ECMWF para o final da próxima semana. Ambos são semelhantes para o início da semana, com o AA a fortalecer-se sobre nós, portanto uma subida das temperaturas relativamente a este fim de semana que, como era de esperar, está bastante mais fresco face ao que tivemos durante a semana :unsure:. Mais para a frente... o GFS continua a insistir no AA a fixar-se na zona de "bloqueio" (O/SO do UK) e a trazer sobre nós uma corrente quente e seca de E/NE; o ECMWF "desfaz" o AA, com entrada de ar marítimo bastante mais fresco.

Vai ser engraçado seguir as tendências :). Ficaremos num meio termo?
 

beachboy30

Cumulus
Registo
29 Mai 2008
Mensagens
405
Local
Aroeira
Grande divergência entre o GFS e o ECMWF para o final da próxima semana. Ambos são semelhantes para o início da semana, com o AA a fortalecer-se sobre nós, portanto uma subida das temperaturas relativamente a este fim de semana que, como era de esperar, está bastante mais fresco face ao que tivemos durante a semana :unsure:. Mais para a frente... o GFS continua a insistir no AA a fixar-se na zona de "bloqueio" (O/SO do UK) e a trazer sobre nós uma corrente quente e seca de E/NE; o ECMWF "desfaz" o AA, com entrada de ar marítimo bastante mais fresco.

Vai ser engraçado seguir as tendências :). Ficaremos num meio termo?

E quando digo "desfaz" refiro-me à zona de "bloqueio" onde o GFS o coloca, perto da Biscaia :).
 
Estado
Fechado para novas mensagens.