Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Setembro 2013

GabKoost

Nimbostratus
Registo
19 Jan 2009
Mensagens
932
Local
Entre BRG e GMR
Não percebo isto o verão só acaba dia 21 ou 23 e já está a vir mau tempo, os modelos parece que ainda estão na dúvida do que vai acontecer mais tarde, por isso põe aquela cena a passear para a frente

Mas desde quando é que é proibido chover durante o verão?

Que eu saiba todos os anos chove no verão e, muitas vezes, temos cut offs que vem cortar momentaneamente o calor.

Aliás, se tivessem ouvido uma ou duas em Julho e Agosto, não estaríamos na miséria actual em termos de incêndios.
 


Ruipedroo

Cumulonimbus
Registo
6 Out 2010
Mensagens
3,557
Local
Braga, Merelim (70m)
O GFS continua a ver tal cut-off. Apesar de ainda não se saber ao certo da veracidade deste acontecimento, ao menos os dois principais modelos começam a apresentar algum consenso e não no "tira e põe" como estavam há algum tempo atrás.
Seriam tempos bem interessantes não só para acabar com estes incêndios mas também para encher os olhos, visto que tem sido um verão a sério cuja instabilidade pouco se apresentou. Vamos acompanhar.
 

david 6

Furacão
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
10,363
Local
Fajarda - Coruche(57m)
pois é parece que a cut off já não nos escapa, agora é ver com as proximas saidas se será mais ou menos, esta saida do gfs meteu mais, aqui na minha localidade aumentou o dobro/triplo de precipitaçao

até que enfim vem ai chuva, quer dizer espero eu :rolleyes:
 

Luso Meteo

Cumulonimbus
Registo
22 Set 2012
Mensagens
2,194
Local
Felgueiras, Porto (500 mts)
Nem sei se hei-de rir ou chorar, a previsao do IPMA mete 12º de maxima na minha localidade ( Felgueiras ) no sábado, seria uma passagem de Verao para Inverno em dois dias :lol: A confirmar-se as previsoes pergunto aos mais entendidos, podemos ter o primeiro nevao nos pontos mais altos da Serra da Estrela?
 

a410ree

Cumulus
Registo
17 Set 2012
Mensagens
152
Local
Madeira
Nem sei se hei-de rir ou chorar, a previsao do IPMA mete 12º de maxima na minha localidade ( Felgueiras ) no sábado, seria uma passagem de Verao para Inverno em dois dias :lol: A confirmar-se as previsoes pergunto aos mais entendidos, podemos ter o primeiro nevao nos pontos mais altos da Serra da Estrela?

:eek: Não se leva as coisas logo por esse caminho!!! :lol:

Penssar logo em nevoes :D
 

AndréFrade

Cumulonimbus
Registo
6 Jun 2009
Mensagens
4,799
Local
Montijo / Lisboa
Vamos ver se o Europeu não vai atrás senão voltamos ao mesmo.
O GFS continua a ver precipitação no Norte mas esta iria toda parar ao interior.
É certo que teremos instabilidade mas ainda está muito indefinido.

Espero que os outros modelos não vão atrás do GFS. Acredito que o GFS amanhã volte atrás.. :unsure: