Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Setembro 2014



Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Vamos esperar até domingo para ver o que nos reserva a instabilidade.
ru2xk2.png
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

joselamego

Super Célula
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
7,596
Local
Gondomar (105 metros alt)
Tanto o GFS como o modelo europeu estão a modelar instabilidade para o próximo fim semana e alguma chuva, trovoada ( litoral e alguma no interior)
Começo a vislumbrar um setembro ameno e por vezes instável...
 

joselamego

Super Célula
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
7,596
Local
Gondomar (105 metros alt)
Domingo chuva para todo o país, segundo o nosso IPMA
que maravilha!!!


Continente

Previsão para domingo, 7.setembro.2014

Céu geralmente muito nublado.
Períodos de chuva ou aguaceiros, por vezes fortes.
Condições favoráveis à ocorrência de trovoada.
Vento em geral fraco (inferior a 20 km/h) predominando
de sudoeste, soprando moderado (20 a 35 km/h) nas terras altas.
Pequena descida da temperatura máxima, em especial nas regiões
do interior.

Atualizado a 5 de setembro de 2014 às 11:22 UTC
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Boas...

Sabado será um dia marcado por alguma instabilidade, em especial em partes do litoral N/Centro e interior N/Centro.

Analise/Sinopica

Em altura uma forte perturbação mantem-se quase estacionaria proximo aos Açores, bloqueada entre uma onda no jet subtropical e um canal de advecção de ar frio e vorticidade que a liga ao jet polar.
Associada a esta perturbação, uma short wave avança para NE no jet subtropical e passa um pouco ao largo do litoral norte.

Á superfície um vasto campo depressionario cobre o Atlântico subtropical NE, o fluxo no sector oeste da PI coloca-se de S/SW, e uma massa de ar tropical marítima avança para norte.
A frente quente avançará sobre o SW do território a partir do final do dia de 6a, e chegará ao interior norte e centro durante a tarde de Sábado.

A entrada deste ar quente e húmido ( Td2m>18ºC, TPW>40mm) em conjunto com o aquecimento diurno deverão gerar MLCAPE 500-1000J/Kg, e o aumento do shear e do suporte dinâmico associado á short wave em altura/frente quente á sfc deverão criar um ambiente favorável á génese de vários focos convectivos.

No lit N/C e interior N/C, devido á maior proximidade com a short wave e á persistência da circulação de S nos níveis baixos, as condições dinâmicas e termodinâmicas deverão ser suficiente para que surjam algumas células severas com capacidade de produzir precipitação excessiva e rajadas pontualmente fortes/marginalmente severas associadas a wet microbursts.
O caracter unidireccional do shear, o fluxo em geral fraco a moderado entre a sfc e os 850hpa e os perfis verticais praticamente saturados limitam bastante as chances de ocorrência de fenómenos extremos de vento..

Por este motivo coloco um nível amarelo..um nível laranja não me parece adequado de momento já que o shear modelado é insuficiente para garantir uma cobertura mais extensa de convecção severa.

DEHjRcm.png
 

Ruipedroo

Cumulonimbus
Registo
6 Out 2010
Mensagens
3,557
Local
Braga, Merelim (70m)
Bem, para quem deseja uns belos dias seguidos de instabilidade atmosférica o GFS está um mimo, que mostra uma sucessão de depressões a estacionarem a oeste do continente português. Teríamos aí uns bons dias de chuva e trovoadas.

Mas é óbvio que isto ainda vai dar muitas voltas e o modelo tem mostrado isso mesmo ao variar bastante de run para run nos valores de precipitação, cape e etc. Ainda está longe de definido.


Para hoje é que é garantida, mas confesso que nunca estou muito confiante nestes eventos em que a lotaria vem ao de cima, mas...:D
 
  • Gosto
Reactions: joselamego