Seguimento Açores e Madeira - Agosto 2011



Rog

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2006
Mensagens
4,515
Local
Norte Madeira (500m)
Boa noite,
Céu entre o pouco e muito nublado a norte.
18ºC e 96%HR

É verdade que a movimentação dos tornados se está a aproximar cada vez mais deste lado do Atlântico...?

estava a falar com um amigo meu que mencionou-me que tinha lido um artigo sobre isto...que a tendência é de aumento de trombas agua e tornados em Portugal...ele assistiu a uma tromba de agua na praia da rocha no ano passado...

Os tornados, formam-se em dias de grande instabilidade, de nuvens de trovoada - Comulunimbus. Os relatos de tornados e trombas de água têm aumentado nos últimos anos, mas não quer com isto dizer que estejam a ocorrer com maior frequência, mas sim que as pessoas estão mais atentas, com máquinas de fotográficas a cobrir estes eventos em qualquer parte do país e a enviar para a comunicação social ou a divulgar na internet.

No norte da Madeira, é de certa forma habitual a formação de trombas de água, vistas até com alguma normalidade pelas pessoas mais velhas.

Referir que os tornados estão a se aproximar mais desta parte do Atlântico.. não estará a fazer confusão com os furacões?

Os furacões, ocorrem no Atlântico em geral entre os meses de Junho a Novembro, meses em que a temperatura do mar favorece o desenvolvimento de tempestades tropicais.

A Madeira embora seja um dos recantos protegidos do Atlântico pela sua localização, não está contudo isenta de algumas "visitas".
Alguns dos aluviões descritos na história da Madeira, poderiam ter tido alguma génese tropical.

Recordo alguns recentes como a depressão tropical OTTO no ano passado (embora seja discutível que passou pela ilha ainda como depressão tropical):
at201033e0bb3.png


O furacão Vince em 2005 que se formou a poucas milhas da Madeira, e a tempestade tropical Delta que passou entre a Madeira e as Canárias:
at200533fa984.png
 

fablept

Nimbostratus
Registo
12 Nov 2008
Mensagens
1,423
Local
Ponta Delgada - Açores
Apenas um pequeno update sobre a situação de seca nos Açores:

(...)
A eurodeputada social-democrata Maria do Céu Patrão Neves e o presidente da Federação Agrícola dos Açores, Jorge Rita, estiveram hoje reunidos para analisar a “situação preocupante” que a seca está a provocar na agricultura do arquipélago, defendendo a necessidade de serem tomadas medidas que permitam “aliviar os agricultores”

“É a maior seca de que há memória em 25 anos, com um impacto muito negativo na produção de leite e de carne”, afirmou a eurodeputada açoriana, enquanto Jorge Rita considerou que a produção de milho forrageiro este ano é “trágica”, admitindo que a quebra na produção pode ser na ordem dos 75 por cento.

A antecipação dos subsídios e a regularização dos pagamentos em atraso pelo Governo Regional são, na perspetiva de Jorge Rita, uma forma de ajudar a aliviar a situação no sector.

http://www.acorianooriental.pt/noticias/view/218357

@AcorianoOriental
 

Knyght

Cumulonimbus
Registo
10 Mai 2009
Mensagens
2,044
Local
Madeira - Funchal
R4U2Q.jpg

O AA dos Açores começou a descer deixando mais protegida a região da Madeira contudo prevê-se enfraquecer nos próximos dias.
 

icewoman

Nimbostratus
Registo
15 Dez 2009
Mensagens
720
Local
funchal
Bom dia Knight,

previsões para meados de Setembro? começaremos o inicio desse mês com chuva?

já andei a ver alguns modelos e apesar da distancia , "tudo":) indica que iremos começar cokm aguaceiros/chuva...
 

Knyght

Cumulonimbus
Registo
10 Mai 2009
Mensagens
2,044
Local
Madeira - Funchal
Bom dia Knight,

previsões para meados de Setembro? começaremos o inicio desse mês com chuva?

já andei a ver alguns modelos e apesar da distancia , "tudo":) indica que iremos começar cokm aguaceiros/chuva...

Desde pequeninho quando a malta volta a escola começa a chover :)
Depois voltamos a ter mais duas a três semanas sem chuva. Natural :)