Seguimento Açores e Madeira - Dezembro 2013

Afgdr

Cumulonimbus
Registo
28 Set 2011
Mensagens
2,129
Local
Lagoa - São Miguel, Açores
Boa noite!

Sigo com céu pouco nublado e vento fraco a bonançoso.

O vento foi forte a muito forte durante toda a tarde, sendo as rajadas também fortes.

Choveu durante a tarde, sendo que a partir das 17h a chuva foi torrencial.



Continuação de um bom domingo.
 


AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,188
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Dados das synops, no que diz respeito a rajadas de vento:

108,1km/h - Lajes - Terceira

86,5km/h - Flores
86,5km/h - Horta
86,5km/h - Ponta Delgada / Nordela Acores
79,3km/h - Angra Do Heroismo
75,6km/h - Horta / Castelo Branco
68,4km/h - Santa Maria

A verdade é que o valor registado nas Lajes, grupo central, acabou por se enquadrar no critério dos Avisos Laranja, emitido pelo IPMA.
 
  • Gosto
Reactions: lserpa

Azor

Nimbostratus
Registo
8 Out 2011
Mensagens
1,477
Local
Ilha de São Miguel - Açores (Eiras Velhas)
Dados das synops, no que diz respeito a rajadas de vento:

108,1km/h - Lajes - Terceira

86,5km/h - Flores
86,5km/h - Horta
86,5km/h - Ponta Delgada / Nordela Acores
79,3km/h - Angra Do Heroismo
75,6km/h - Horta / Castelo Branco
68,4km/h - Santa Maria

A verdade é que o valor registado nas Lajes, grupo central, acabou por se enquadrar no critério dos Avisos Laranja, emitido pelo IPMA.

E não seria tão melhor particularizar os avisos por ilhas, (uma vez que o arquipélago é grande) em vez de ir sempre tudo atrás e de empurrão no mesmo barco?
É que já n é a primeira vez. Até parece que atiram avisos à "paposeco" para onde mais lhes apetecem, não mencionam a intensidade do vento em questão ou avisos para a temperatura, além do facto que nem fazem referência quais serão as ilhas mais afectadas. Os 3 grupos nos Açores são formados por duas ou mais ilhas, mas parece que eles às vezes esquecem-se desse pequeno pormenor que faz toda a diferença..
Por exemplo ontem à noite já ventava consideravelmente forte o suficiente para ser lançado um aviso amarelo para o Oriental, quando de facto atrasaram se na emissão do mesmo. Mas isto não é de agora. É sempre assim.
Num dia prevêem chuviscos para uns grupos, quando na verdade acaba por chover torrencialmente numas determinadas ilhas. Noutras faz sol, noutras ainda chove numa metade de uma ilha e na outra sol! Enfim, não sei se fazem isso só para não terem trabalho, por ignorância ou só para nos irritarem, mas a mim parece-me que seja mais falta de rigor e competência na elaboração dos mesmos.
 

Art-J

Cumulus
Registo
26 Fev 2012
Mensagens
140
Local
Funchal
Posso estar enganado mas penso que as madrugadas de dia 29 e dia 30 foram o recorde da mínima para 2013 no observatório do Funchal.

Andou pelos 12,5ºC enquanto que em Janeiro e Fevereiro só desceu até os 13ºC. E as máximas ontem e anteontem atingiram no observatório do Funchal somente os 19ºC. Na zona oeste da ilha (Lugar de Baixo, Ponta do Sol) também foi um dia frio com mínima de 14ºC e máxima 21,5ºC.
 

Cluster

Cumulus
Registo
23 Set 2012
Mensagens
424
Local
Lisboa
Art acho que em Março ou Abril (já não me recordo) houve um ou outro dia assim, para a estação do lido é que acho que nunca se desceu dos 13.

Ps: Um dia "frio" nessas condições é mais quente que aqui na maioria da primavera. Apesar de tudo, sim os valores são mais baixos que as normais por ai=)