Seguimento Açores e Madeira - Dezembro 2015



sandgrain

Cirrus
Registo
5 Jan 2010
Mensagens
61
Local
Povoação - São Miguel
Olá, boa tarde

A tabela e o mapa são construídos por mim a partir dos dados horários de duas entidades:

- IPMA, http://www.ipma.pt/pt/otempo/obs.superficie/obsHorariosSup.jsp?selVar=Tempins&selEstacao=579 . A partir desta página pode-se visualizar uma tabela só para as 95 horas precedentes, da estação selecionada em cima à direita, através do botão que está em baixo Ver versão HTML. Para cada estação é preciso selecioná-la no menu de escolha das estações e clicar novamente no referido botão. É possível seleccionar o conjunto da tabela HTML apresentada e copiá-la (clicar com o botão direito depois de se ter seleccionado por arrastamento o conjunto de linhas pretendido; não é possível seleccionar por colunas), como texto não formatado para uma folha de cálculo excel, onde depois se fará a selecção dos valores pretendidos.

- RHA (Rede Hidrometeorológica dos Açores) http://servicos-sraa.azores.gov.pt/morhi/default.asp# . Aqui é possível selecionar qualquer período de funcionamento das estações desta rede, limitada às estações que figuram no mapa, e os parâmetros de observação, e as estações que se pretende consultar, tendo-se depois a opção de apresentação em gráficos individuais, de conjunto, ou ainda em tabela. Na opção de tabela é possível descarregar todo o conjunto de valores visualizado para um ficheiro de folha de cálculo excel. Exemplo:
1º escolher o intervalo de datas em cima; o intervalo máximo apresentável depende da periodicidade das observações pretendida, 1h por exemplo limita a 7 dias.
selecionar um parâmetro: aparece uma lista das estações de toda a rede que têm observações desse parâmetro. As estações pretendidas, caso não sejam conhecidas já pelos nomes, deverão ter sido previamente anotadas visualizando o mapa. Ao clicar na estação aparece o gráfico. São apresentados os gráficos de todas as estações que estejam selcionadas na lista.
3º em opção ao 2º passo pode-se selecionar primeiro uma estação, e aparece uma lista dos parâmetros observados nessa estação; ao clicar em cada um deles é apresentado o respectivo gráfico. Repetir para cada outra estação.
4º para omitir a apresentação de cada gráfico estação/parâmetro clicar na cruz junto ao gráfico. Em alternativa à apresentação individual dos gráficos pode-se, em baixo, escolher uma apresentação de conjunto.
5º do lado direito em cima há dois botões alternativos, gráfico ou tabela, identificados por símbolos visuais. Ao escolher o do lado direito, tabela, cada gráfico é substituído por uma coluna de valores. No topo dessa coluna há um pequeno menu de escolha do tipo de valor calculado a partir do parâmetro. Por exemplo, para a precipitação aparece a escolha de acumulado (soma todos os valores da coluna); máxima (selecciona o valor em 10 minutos máximo em cada unidade de tempo que tenha sido escolhida); mínima; média (faz a média de todos os valores em 10 minutos para cada unidade de tempo selecionada). Por defeito, a selecção aparece sempre em Máxima, pelo que é preciso selecionar individualmente se se quiser os acumulados, por exemplo.
6º uma vez a selecção do tipo de apresentação em tabela terminado, obtém-se então o ficheiro excel clicando no botão excel que aparece em cima à esquerda da área de visualização das tabelas, estando o cursor de rolamento totalmente em cima.

Se tiver alguma dificuldade nestes procedimentos é só dizer. ;)

Obrigado Stormric! :thumbsup:
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,566
Local
Açores
Fotografia partilhada no Facebook, desconheço autor.

12342408_1132495376775459_8331954223403848380_n.jpg


Será actual? A cobertura parece mais extensa do que a visível na webcam, embora nesta possa já ter derretido em parte.

https://pt-pt.facebook.com/dra.ipma.pt
 
  • Gosto
Reactions: StormRic

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,023
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,047
Local
Horta, Matriz, (90m)
Bom dia.
Mostro-vos uma foto tirada hoje de manhã na freguesia da Feteira, no Faial.
Esta zona onde a foto foi tirada, caracteriza-se como sedo uma bacia, logo, estava excepcionalmente mais fria :). Estas condições de inversão creio que poderão ter acontecido em outras ilhas.

Não estamos a falar de zonas altas, mas sim junto à estrada regional
1528a163a95183b8ec2cc218e3d7d033.jpg
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,566
Local
Açores
O G. Ocidental já está a ser afetado pelo rio atmosférico:

GkFL9is.jpg


Nas próximas horas a humidade em altitude continuará a ser moderada, o que reduzirá a precipitação. Só a partir do fim da tarde é que o cenário se agravará. Será durante a madrugada que ocorrerá a ciclogénese, sendo esta a principal responsável pela chuva e vento:

jpKyVxj.png