Seguimento Açores e Madeira - Dezembro 2016

guisilva5000

Super Célula
Registo
16 Set 2014
Mensagens
7,089
Local
Belas
ilhas.gif




Aviso MeteoPT.com
As observações e os dados meteorológicos registados neste tópico são apenas de consulta e dizem respeito a situações observadas por membros do Fórum MeteoPT.com, não estando oficialmente validadas.
Os dados aqui publicados são da exclusiva responsabilidade de quem os publica; para dados oficiais consulte os produtos do Instituto Português do Mar e da Atmosfera.
 


Hawk

Cumulonimbus
Registo
26 Nov 2006
Mensagens
2,272
Local
Funchal
Aviso Laranja para a Madeira para precipitação, vento e agitação marítima para a próxima madrugada e manhã. Destacam-se as rajadas de 120 km/h nos picos, 90 km/h na costa e picos de ondulação de oeste que podem chegar aos 8/10 metros.
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,539
Local
Açores
A atividade elétrica desapareceu da região depressionária e os avisos do IPMA regional continuam desfasados no portal oficial. Há aviso laranja para chuva no G. Central :winner::lol:

Madeira... este evento parece uma versão enfraquecida do 20 de Fevereiro:

tSlb6dj.gif


FYnfhs1.png


Como escrevi anteriormente, o ar estará muito carregado. Potencialmente muita chuva em pouco tempo. Algumas trovoadas pós-frontais continuam a ser possíveis. O CAPE decresceu mas pode haver ainda condições favoráveis à ocorrência de tornados na linha de instabilidade modelada para o dia 2. Mais atualizações são necessárias.

---

27.3 l/m2 nas Flores às 9h. Aviso laranja que ficou por emitir :p As zonas convectivas junto ao núcleo depressionário podem ser intensas. Acumulados semelhantes podem novamente ser registados.
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,539
Local
Açores
27.3 l/m2 nas Flores às 9h

Sem radar é um jogo de adivinhação.

K9qRvfp.gif


Parece que o acumulado deve-se a chuva estratiforme com alguma convecção de reduzida intensidade pelo meio. No nascer do sol não haviam torres proeminentes:

U6ZyA5Q.jpg


As zonas convectivas junto ao núcleo depressionário podem ser intensas. Acumulados semelhantes podem novamente ser registados.

CXIqEkK.gif
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,539
Local
Açores
Há pouco:

LNIg84V.gif


yaE7CaZ.gif


O IR colorido é uma trampa para o seguimento meteorológico. Ainda assim, a mancha nebulosa mais densa está a passar no canal Faial-Flores. Nela haverá uma mistela de nebulosidade simples, chuva estratiforme e pequenas células com capacidade para chuva localmente intensa. A orografia sempre arrancará mais alguns milímetros.

A sul do canal Terceira-S.Miguel parece haver menos lift e/ou a HR é menor. As células individuais são mais visíveis. Em geral os riscos são os mesmos.

A maior parte da nebulosidade visível no satélite é isso mesmo. Nebulosidade desprovida de precipitação.

Há pouco o TOGA registou atividade elétrica solitária a sul dos Açores.

Os avisos do portal oficial continuam por atualizar :p
 
Última edição:

Wessel1985

Nimbostratus
Registo
21 Set 2013
Mensagens
1,962
Local
Angra do Heroismo, Ilha Terceira, Açores
Muito Boa Tarde a todos ...

E depois de ontem termos tido uma despedida de Novembro calma e com um dia até com boas abertas eis que Dezembro começa com um dia de céu extremamente nublado, com chuva não muito forte mas contínua e com rajadas de vento com alguma intensidade ... Um dia de Inverno e de mau tempo para animar aqui o fórum ... :)
 
  • Gosto
Reactions: TekClub

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,031
Local
Horta, Matriz, (90m)
Aqui pela Horta, já sigo com um acumulado de 10mm, o vento, este sopra se SE a 40km/h e com rajadas de 60 aproximadamente. De destacar a pressão atmosférica que continua a afundar, já sigo com 995Hpa.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,539
Local
Açores
De destacar a pressão atmosférica que continua a afundar, já sigo com 995Hpa.

Pudera. O centro da depressão vai passar por cima de ti :D

---

É bem possível que ocorram algumas trovoadas nos Açores após a passagem da depressão e formação de uma região depressionária mais abrangente. Se ocorrerem serão tendencialmente fracas mas com chuva moderada a forte localmente.

---

Quanto à Madeira, renovo a minha previsão. Após a passagem da frente mais logo, haverão condições favoráveis à ocorrência de trovoadas. As mesmas tenderão a ser mais ou menos dispersas devido à pouca HR mas se e quando ocorrerem trarão chuva local e tendencialmente moderada a forte.

No final do dia de amanhã formar-se-á uma depressão a noroeste da Madeira e o respetivo sistema frontal - com atividade moderada a forte - irá afetar as ilhas. A helicidade persiste com valores significativos. A janela é curta (3/4 horas) mas continuam a haver condições favoráveis à ocorrência de tornados de fraca intensidade. Trovoadas com forte intensidade podem surgir, sendo baixa a probabilidade do surgimento de uma célula severa (supercélula).

Esta frente também deverá trazer uma HR relativamente alta mesmo perto da superfície. A frente passará rapidamente (<6 horas) mas há potencial para acumulados significativos nas regiões afetadas pela eventual atividade convectiva.
 

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,031
Local
Horta, Matriz, (90m)
A minha estação acabou de fazer uma coisa que desconhecia totalmente!!! Lol acaba-me de notificar vento forte superior a 1 minuto a 66km/h!! Modernisses hahaha


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk