Seguimento Açores e Madeira - Fevereiro 2010

alex vieria

Nimbostratus
Registo
31 Dez 2009
Mensagens
730
Local
Câmara de Lobos 108mts altitude sitio do "carmo" l
Bom dia, a noite foi sempre a chover. Alias continua neste momento chover moderadamente e pontualmente forte o vento esta moderado, já registei rajadas de 54,3 km/h de SSE. A temperatura actual 18,5ºC. HR 98%

Precipitação acumulada desde as 00h uns impressionantes 86,7 mm.

Existe muitos detritos na praia de Câmara de Lobos a ondulação é forte.

Vejo nuvens pretas sobre o mar a caminho!!!

Muitas derrocadas nas zonas altas de Câmara de Lobos (Estreito) (Caminho para Cabo Girão)

As ribeiras do concelho de Câmara de Lobos estão debitar tanta água para o mar, o mar apresenta-se acastanhado, a Ribeira do Socorridos tem um caudal impressionante. As 07h:30 ouvi um trovoada aqui perto. Vejo na carta das trovoadas que as mesma andam perto da ilha.
 


alex vieria

Nimbostratus
Registo
31 Dez 2009
Mensagens
730
Local
Câmara de Lobos 108mts altitude sitio do "carmo" l
Reparem no caudal da ribeira de São João no Funchal. A Ribeira do Socorridos esta igual, alias todas as ribeiras por onde passei estão com caudal elevadíssimo!!!


40457685.png
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Alguns vídeos de Tenerife







[ame="http://www.youtube.com/watch?v=cLTFBcN-ZEQ"]YouTube- Inundaciones tenerife 2010[/ame]
 
Editado por um moderador:

alex vieria

Nimbostratus
Registo
31 Dez 2009
Mensagens
730
Local
Câmara de Lobos 108mts altitude sitio do "carmo" l
O Instituto de Meteorologia (IM) colocou, esta terça-feira, a Madeira sob aviso vermelho, o mais grave, devido à precipitação e à intensidade do vento, e em aviso amarelo a costa sul de Portugal continental, pela agitação marítima. A chuva forte causou algumas derrocadas e corte de estradas.

Em declarações à TSF, o comandante dos bombeiros de Santana, João Abel Mendonça, informou que a Via Expresso, que liga Santana ao Funchal, está interrompida, bem como a estrada regional.

«Por enquanto não há situações complicadas nem casas em perigo. Tivemos algumas chamadas de pessoas que tinham água a entrar para dentro de casa ou viaturas em perigo», explicou.

No arquipélago da Madeira, o IM adverte para períodos de chuva ou aguaceiros, por vezes muito fortes e acompanhados de trovoada, e para o vento, de sentido leste/sueste, que vai soprar forte, com rajadas que podem atingir os 70 quilómetros por hora nas regiões montanhosas.
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
loucura:shocking:
até á noite de hoje ainda, a madeira, será afectada pela baixa...
acho extremamente interessantes as rajadas de até 90km.h, nas canarias, algo que não vinha nas cartas do GFS...
espero que o cenario dai nao se repita amanhã, aqui no continente...:unsure:
este sistema parece-me subtropical...mas n sei...o NHC nem invest o considera...:unsure:
 

joseoliveira

Cumulonimbus
Registo
18 Abr 2009
Mensagens
2,889
Local
Loures (Moninhos) 128m
estas imagens tirei antes de sair de casa eram as 09h:45. Câmara de Lobos...

Nestas circunstâncias fica difícil avaliar se estamos perante belos ou assustadores cenários! Declives bastante acentuados e altitudes que não ficam por menos, devem provocar um verdadeiro estado de nervos para os que vivem nas margens destes cursos de água ou até nas construções assentes em terrenos agora saturados e em risco de derrocada. :(
 

Sunderlandz

Nimbostratus
Registo
29 Jul 2009
Mensagens
508
Local
Machico (ilha da Madeira) 35 m
Sigo com céu geralmente muito nublado e nevoeiro
Como havia dito anteriormente, durante quase toda a noite choveu com alguma intensidade, mas durante a manhã, choveu bem pouco (para um alerta vermelho:angry:), pelo menos em Machico. Pelos dados de precipitação que eu vejo em muitos locais, nem parece que estou na mesma ilha!:D Estamos tão perto uns dos outros, e com registos de precipitações bem distantes. Vamos aguardar pelas proximas horas...:)

Condições Actuais :

Temperatura - 18.2ºC
Humidade Relativa - 75%
Pressão Atmosférica - 1006 hpa
Vento - fraco E/SE
Precipitação - 8.5 mm (desde as 09h de hoje)
 

Hazores

Nimbostratus
Registo
11 Out 2008
Mensagens
1,690
Local
AGH,terceira,açores
bom dia,

complicado para a ilha (parte da ilha) da madeira, as poucos fotos que tenho visto até agora faz me lembrar o mês de Dezembro aqui, mais concretammente o que se passou na zona da Agualva, contudo com uma ligeira diferença, e é esta diferença que me chateia, Aqui na Agualva estava prevista a depressão muita instabilidade, mas o que aonteceu foi um fenómeno local. Agora na Madeira o que se está a passar, pelo menos ontem já sabiam que isto poderia ser assim, pois este sistema tinha passado pelas canárias deixando muita precipitação, vento e trovoadas, já ontem à noite alguns membros aqui do forum tinham alertado que esta situação poderia vir acontecer,mas será que ninguem das entidades oficiais vê as mesmas imagens de satélite e os mesmos modelos que nós? :huh::huh:

não sei, espero é que a população da madeira seja forte e que não acontece nada de mais grave, porque se não acho que deveria "rolar cabeças"
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,188
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Das 11h às 12h, mais:
29,2mm - Arreiro;
26,5mm - Lombo da Terça;
19,4mm - Calheta;
7,9mm - Caniçal;
7,8mm - Funchal;
3,9mm - Ponta do Sol;
3,8mm - Santana;
0,7mm - Porto Santo.


Nas synops das 12h, a estação do Funchal (58m de altitude), ia com um total de 133,4mm acumulados nas últimas 24 horas.


Webcam, com imagem da ribeira do Funchal

fullsizeg.jpg



Na Encumeada parecem surgir cascatas a atravessar estradas.

encumeada.jpg