Seguimento Açores e Madeira - Fevereiro 2015

Afgdr

Cumulonimbus
Registo
28 Set 2011
Mensagens
2,130
Local
Lagoa - São Miguel, Açores
Boa noite!

Sigo com céu limpo e vento fraco.

Hoje, o céu apresentou-se muito nublado/encoberto, com abertas, tal como os dias anteriores.

Ontem, a mínima mais baixa foi 11,9°C, seguindo-se 12,1°C, registada no Pico, seguindo-se Santa Maria com 12,1°C, o Nordeste com 12,3°C, São Jorge com 12,7°C, Ponta Delgada (Aeroporto) com 13,7°C e Graciosa com 13,9°C. As restantes mínimas variaram entre os 14°C e os 16°C.

Falando de falta de chuva, hoje um amigo meu de Santa Maria contou-me que por lá correm rumores de que já começam a pensar em medidas, que não vou referir aqui para não alimentar falsas histórias e boatos, para colmatar uma possível falta de água na rede pública, face à pouca precipitação que tem caído neste Inverno. De facto, a Ilha de Santa Maria está a ser a ilha mais afetada pela falta de precipitação e, sendo uma ilha pequena, o racionamento da água torna-se mais difícil. Oxalá, o AA nos dê tréguas, porque os valores de precipitação estão muito abaixo da média para esta altura do ano...
 
Última edição:


Azor

Nimbostratus
Registo
8 Out 2011
Mensagens
1,477
Local
Ilha de São Miguel - Açores (Eiras Velhas)
É super desesperante desejar que chova e não chove....

....é que não estamos a falar de um mês, mas sim de 3 meses sem chuva..... e a caminho do 4º...

...eu cultivo terras... e acreditem, é muito frustrante ter uma quinta e um pomar e ver tudo o que foi plantado em Outubro a morrer por falta de água....não adianta aguar as colheitas e as árvores porque no dia seguinte a terra já está toda seca...... nunca passei por isto....

não sei onde isto vai parar mas previsões a longo prazo continuam a insistir fortemente neste bloqueio....:facepalm: :facepalm:
 
Última edição:

Wessel1985

Cumulonimbus
Registo
21 Set 2013
Mensagens
2,013
Local
Angra do Heroismo, Ilha Terceira, Açores
É de facto uma situação bastante anormal a que se está a passar nos Açores ... Não me lembro de facto de um Inverno tão seco e com tantos dias veraneantes ... A única situação que esteve mais de acordo com valores de Inverno foi as temperaturas e mesmo assim nada de muito extremo ... Aqui pela Terceira e pelo grupo Central em geral o tempo seco também se faz sentir ... Tivemos somente um ou dois dias nestes últimos meses em que cairam umas ligeiras quantidades de água mas nada de muito significativo ... :unsure:
 
  • Gosto
Reactions: StormRic e Afgdr

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,634
Local
Açores
A previsão já mudou um pouco. Ainda faltam 3 dias mas (relativamente aos grupos central e oriental):

nuAGo52.png


O8V6H4C.png


O grupo ocidental aparenta ter precipitação garantida. A intensidade e duração é que deve mudar. Já nas restantes ilhas, é esperar (pelo melhor e) pelas previsões subsequentes.
 
Última edição:

Afgdr

Cumulonimbus
Registo
28 Set 2011
Mensagens
2,130
Local
Lagoa - São Miguel, Açores
Boa noite!

Sigo com céu muito nublado e vento fraco a bonançoso.

Hoje, o céu apresentou-se inicialmente encoberto, com boas abertas à tarde.

Ontem, a mínima mais baixa foi 10,9°C, registada no Nordeste, seguindo-se Santa Maria com 11,9°C, São Jorge com 13°C e Ponta Delgada com 13,2°C (Aeroporto) e 13,9°C (Obs. Afonso Chaves). As restantes mínimas andaram entre os 14°C e os 16°C.
 

Cluster

Cumulus
Registo
23 Set 2012
Mensagens
424
Local
Lisboa
Eu diria que sim, na costa sul da Madeira ainda chove menos mas a orografia complexa da ilha garante sempre agua, não obstante as florestas e os incêndios postos serão o problema mais grave pois encontram-se bastante secas nesta região da llha. Temo mais por Santa Maria pois têm menos recursos. Espero que a situação mude ou teremos problemas.