Seguimento Açores e Madeira - Janeiro 2012

igaquo1

Cirrus
Registo
6 Jan 2012
Mensagens
9
Local
Tottenham, London

thank you. "Funchal helmet" :)

the data here is different. I got my sunshine data from the Instituto de
Meteorologia website, "Boletim climatológico mensal da Madeira – junho 2011". It says June has 150.6 hours for Funchal, which is much less than 198 hours per Wikipedia (climatetemp.info source). The Instituto de
Meteorologia boletim da Madeira for each month give a total of 2050 hours for Funchal annually. The climatetemp.info data appears wrong with a total of 2447 hours. Do you agree??

Do you have anymore information on the "Funchal helmet"? A Portuguese website is ok (I will use google translate :))
 


Knyght

Cumulonimbus
Registo
10 Mai 2009
Mensagens
2,044
Local
Madeira - Funchal
Funchal Helmet
Well that is all about the low clouds catch by the mountain and block.
That formation of low cloud is because the high temperature of the ocean that time of year, and some cold at the top of mountain because the north, high pressure, wind.
 

ijv

Cumulus
Registo
28 Nov 2010
Mensagens
482
Local
Funchal-Santo António (Altitude-808m)
Boa tarde a todos, feliz ano.

Bem estive um mes ausente como voces ja sabiam :lmao: . Não pude reportar nada apartir da Africa do Sul- Pretoria, pois por la nao existe muita internet gratis temos de pagar tudo :D .
Digo ja que por la o verão é muito diferente de ca, pois pode estar um belo dia de sol com os seus 35ºc e de repente fica tudo escuro, começa a dar trovoada e uma boa chuvada.
 

Azor

Nimbostratus
Registo
8 Out 2011
Mensagens
1,477
Local
Ilha de São Miguel - Açores (Eiras Velhas)
Boa noite,

Dia de aguaceiros. Actualmente um ou outro aguaceiro e uma máxima de 14 ºC.

Partilho aqui um interessante vídeo sobre o Priôlo, uma ave única no mundo e endémica dos Açores. Vale a pena ver. Espero que gostem

Um abraço e boa noite a todos.

Cumprimentos

[ame="http://vimeo.com/34332982"]Priolo on Vimeo[/ame]
 

igaquo1

Cirrus
Registo
6 Jan 2012
Mensagens
9
Local
Tottenham, London
Funchal Helmet
Well that is all about the low clouds catch by the mountain and block.
That formation of low cloud is because the high temperature of the ocean that time of year, and some cold at the top of mountain because the north, high pressure, wind.

thank you. do you have a website link to explain the cause of the capacete?
 

alex vieria

Nimbostratus
Registo
31 Dez 2009
Mensagens
730
Local
Câmara de Lobos 108mts altitude sitio do "carmo" l
Boa noite,

Dia de aguaceiros. Actualmente um ou outro aguaceiro e uma máxima de 14 ºC.

Partilho aqui um interessante vídeo sobre o Priôlo, uma ave única no mundo e endémica dos Açores. Vale a pena ver. Espero que gostem

Um abraço e boa noite a todos.

Cumprimentos

Priolo on Vimeo

Interessante e lindo o video...
 

Knyght

Cumulonimbus
Registo
10 Mai 2009
Mensagens
2,044
Local
Madeira - Funchal
Tempo do mesmo praos próximos dias.

GwI7W.jpg
 

Azor

Nimbostratus
Registo
8 Out 2011
Mensagens
1,477
Local
Ilha de São Miguel - Açores (Eiras Velhas)
Boa noite,

Dia de céu nublado a alternar com algumas abertas.
Para os próximos dias uma frente irá atravessar todo o arquipélago. A preciptação nem será assim muita.
É impressão minha ou o vento aqui na minha zona levantou de Sueste? :huh: Está a soprar mesmo com o anticiclone à superfície.

Pois bem, este ano o anticiclone está muito forte para poder entrar aqui qualquer coisa de mais interessante. Nas próximas horas ele atira mesmo uma zona mais instável que tenderia a descer até às nossas latitudes, para o Continente. Já não era sem tempo porque eles precisam de água. Mas a meu ver a Madeira ainda precisa muito mais do que o Continente.

A partir do dia 20 em diante parece que vai entrar qualquer coisa de jeito aqui nas ilhas. O mau disso tudo é: Será que chega à Madeira? A Madeira fica mais a sul e parece-me que vai ficar a ver navios outra vez. Esperemos que não. Mas depois dessa zona instável atravessar o Continente, parece me que eles vão ter outra vez o AA em cima deles. Portanto isso vai ser sol de pouca dura (O que já não é mau para eles), mas depois disso eles não se safam e vão ter outra vez AA em cima deles.

Mas estou mesmo preocupado com a situação na Madeira :shocking:. Os coitados, já nem devem de poder ver anticiclone diante deles e com razão. E as Canárias então? Devem de estar em seca calculo...

A minha pergunta aos mais entendidos é: Será que esse padrão anticiclónico vai desaparecer e dar lugar ao trajecto normal das correntes perturbadas na faixa do atlântico N, ou isso vai ficar assim até ao Verão? Se ficar até ao verão eu sinceramente já estou como o outro a dizer que o tempo anda "maluco". Se tem de haver um equilíbrio na atmosfera, não será que a persistência anómala deste anticiclone potente já não terá tido o seu tempo de antena? Sei que ninguém pode adivinhar mas quais os vossos cálculos? É que já é tempo de termos INVERNO. Ou vamos agora ter primavera e verão todo o santo ano??? Aqui o pessoal só se queixa ( que raio de inverno é este??!!)

Peloêi se não são os aguaceiros locais.. Já estaríamos todos em seca a essa altura....

É que vendo os modelos no atlântico norte, este padrão parece infinito e não vai ter fim já que da América para aqui é só carradas e carradas de anticiclones uns atrás dos outros...

Já estou bastante preocupado. As ilhas são mais vulneráveis à falta de água do que o continente :shocking: Estou mesmo assustado!

Cumprimentos
 

Knyght

Cumulonimbus
Registo
10 Mai 2009
Mensagens
2,044
Local
Madeira - Funchal
Aleluia!!!

Animação entre Domingo e Segunda, depressão a descer pela costa de Portugal Continental, entre a Madeira e África.

rxwrE.gif
 

Azor

Nimbostratus
Registo
8 Out 2011
Mensagens
1,477
Local
Ilha de São Miguel - Açores (Eiras Velhas)
Boa tarde,

Bem pelos vistos foi preciso eu falar para começar a haver animação na Madeira lol :lmao:
Óptimo!
Por aqui já caíu qualquer coisa mas está muita humidade, vento e nebulosidade. A Frente ainda n passou os Açores.

15 º C de máxima

Cumprimentos e boa tarde