Seguimento Açores e Madeira - Julho 2013

Art-J

Cumulus
Registo
26 Fev 2012
Mensagens
140
Local
Funchal
Bom isso já não sei responder. O que sei é que falando do meu arquipélago, as ilhas açorianas não têm um clima mediterrânico como outros restantes países ou ilhas situadas à mesma latitude; têm, sim, um clima marítimo húmido, mas o que me é dito, é que na Madeira o ar consegue ser mais seco que nos Açores, e por isso por vezes ser mais fácil registarem se temperaturas nos 30 e até acima deste mesmo valor. O mesmo nas serras madeirenses.
Aqui isto já não acontece. Será talvez por a Madeira ou as Canárias apanharem com mais facilidade as massas de ar secas continentais e os Açores não. Não sei. Se alguém conseguir explicar esta razão eu até agradecia porque agora fiquei na dúvida.

Na minha óptica, sempre pensei que quanto mais afastado dos continentes estivesse um arquipélago, ou uma ilha, menos influência receberia da continentalidade, e por conseguinte mais humidade marítima devido à influência marítima do oceano, e os Açores nesta perspectiva, são mais "marítimos" nesse aspecto do que a Madeira ou as Canárias por exemplo.

A verdade é que não conheço muito bem a realidade da Madeira por isso só posso falar pela minha realidade e por aquilo que me dizem ser o clima da Madeira, mas o que te posso dizer é que aqui temos muito "bafo" (humidade). Nos Açores por exemplo, a omnipresença da humidade é sempre constante, o ar é sempre húmido com uma média de humidade relativa rondando cerca dos 75% por aí... se tivessemos 30 º C aqui, acho que morríamos. A humidade nos Açores muito raramente desce abaixo dos 60%. E, e... Agora, se a Madeira é mais húmida que os Açores, prefiro deixar ao critério de quem saiba responder.

Sim, concordo. A vegetação da Madeira e dos Açores é muito rica e variada e para isso contribuem vários factores relacionados com o clima tais como a temperatura, humidade, a nebulosidade, a precipitação, e claro, o vento.

Quando temos massas de ar muito quente as temperaturas tendem a ser superiores nas zonas montanhosas devido ao efeito moderador do mar. Aliás, no verão é bastante frequente as máximas serem um pouco superiores nas zonas mais afastadas do mar.

A humidade no Funchal é da ordem dos 70%, durante todo o ano. No entanto estas massas de ar provenientes do Sahara tendem a ser bastante secas.
Hoje por exemplo, no pico do Areeiro (1800m alt.), as temperaturas variaram entre os 22ºC e os 30ºC e a humidade andou pelos 30%. No Funchal, as temperaturas variaram entre os 20ºC e os 23ºC e a humidade rondou os 90%.
 


Cluster

Cumulus
Registo
23 Set 2012
Mensagens
424
Local
Lisboa
Eu nunca tinha ouvido falar da Madeira ser seca:o é a primeira vez. Vivendo no continente noto sempre muito a diferença. Quando vou à Madeira percebo exactamente o que queres dizer com abafado e roupa colada lol. O Funchal tem humidade em média superior aos 70%, e sei que os meses do verão não são os menos húmidos (já li isto num sitio qualquer mas não me lembro da fonte agora). Portanto deve ser muito parecido com os Açores. Claro que depois há muitos micro climas na ilha, algumas zonas mais secas e outras mais húmidas outras menos húmidas. A Madeira é conhecida pelos seus micro climas e basta olhares para Porto Santo mesmo ao lado, que é praticamente um deserto, semelhante à ponta de São Lourenço (na Madeira).

Quanto aos recordes de temperatura, já li um recorde não oficial no Lugar de Baixo (40 metros) a 40 graus e também para o Santo da Serra, enquanto que na estação Bica da Cana ou na estação do Pico do Areeiro já se atingiu perto dos 10 negativos. O recorde do Funchal é 38,4 acho eu. O Lugar de Baixo ainda é mais quente que o Funchal e nos meses mais quentes chega a 30 frequentemente, a média no ano passado das máximas em Agosto rondaram os 29 graus. Se não estou em erro é a estação mais quente de Portugal (temperaturas médias).

O aeroporto da Madeira está com 28 graus neste momento (3 da manhã).
 

Azor

Nimbostratus
Registo
8 Out 2011
Mensagens
1,477
Local
Ilha de São Miguel - Açores (Eiras Velhas)
Eu nunca tinha ouvido falar da Madeira ser seca:o é a primeira vez. Vivendo no continente noto sempre muito a diferença. Quando vou à Madeira percebo exactamente o que queres dizer com abafado e roupa colada lol. O Funchal tem humidade em média superior aos 70%, e sei que os meses do verão não são os menos húmidos (já li isto num sitio qualquer mas não me lembro da fonte agora). Portanto deve ser muito parecido com os Açores. Claro que depois há muitos micro climas na ilha, algumas zonas mais secas e outras mais húmidas outras menos húmidas. A Madeira é conhecida pelos seus micro climas e basta olhares para Porto Santo mesmo ao lado, que é praticamente um deserto, semelhante à ponta de São Lourenço (na Madeira).

Quanto aos recordes de temperatura, já li um recorde não oficial no Lugar de Baixo (40 metros) a 40 graus e também para o Santo da Serra, enquanto que na estação Bica da Cana ou na estação do Pico do Areeiro já se atingiu perto dos 10 negativos. O recorde do Funchal é 38,4 acho eu. O Lugar de Baixo ainda é mais quente que o Funchal e nos meses mais quentes chega a 30 frequentemente, a média no ano passado das máximas em Agosto rondaram os 29 graus. Se não estou em erro é a estação mais quente de Portugal (temperaturas médias).

Obrigado desde já. Foste bastante elucidativo :thumbsup:

Olha eu também sempre julguei que a Madeira tivesse um clima maritimo e humido como os Açores, mas alguns conterrâneos seus madeirenses que vivem aqui nos Açores todos se queixam do mesmo: da maior humidade existente nos Açores, e por isso aqui tendem a comparar que na Madeira as temperaturas são mais quentes do que aqui nos Açores. De facto aqui a humidade é bastante elevadíssima e todas as casas modernas aqui no arquipélago têm grandes problemas à custa disso.

Por outro lado alguns dos madeirenses a estudarem ou a residirem nos Açores também se queixam bastante da nossa temperatura que segundo eles é também aqui bem mais fresca do que na Madeira. Não sei o que é sentir 30 º C com humidade. Aliás, não consigo imaginar 30 º ou 31 º C aqui nos Açores. Seria inédito! Incendios florestais então, aqui nem existem no nosso dicionário. Penso que aqui temos uma maior maritimidade atlântica porque ficamos a meio oceano e bem mais distante que os outros arquipélagos da Macaronésia distam dos continentes. Penso que só por isso já existem diferenças. Pequenas, mas que fazem toda a diferença.

Para um português do Continente, talvez ele não note tanto essa diferença, mas já entre ilhéus de arquipélagos diferentes consegue-se sentir mais essa diferença.

Claro. Os micro climas que existem na Madeira também existem nos Açores multiplicados por 9 vezes e em cada ilha, mas penso que os micro climas não podem falar pela realidade. São apenas locais e não falam pelo todo.

De resto concordo em absoluto consigo!
 

Cluster

Cumulus
Registo
23 Set 2012
Mensagens
424
Local
Lisboa
Antes de mais estou a tratar-te por tu, mas se for inconveniente não há problema em usar você:).
Existe um boletim diário da Madeira onde podes ver as minimas e maximas de todas as estações da ilha e também a humidade relativa:http://www.ipma.pt/resources.www/transf/boletins.meteo/drm/boletimdiario.pdf. A Madeira como ilha única tem muitos micro climas, tem uma orografia muito especial era só isso que queria salientar, esse quadro de resumo do dia anterior mostra-te bem isso:). Mas basta olhares para as cores da ilha que te apercebes que a costa norte é muito mais chuvosa (totalmente verde), enquanto que a costa sul é mais amarelada e no extremo este (Ponta de São Lourenço) é amarela no verão e parece o Porto Santo (quase nunca chove nestas zonas).

Pelo menos falando de números a Humidade Relativa no Funchal não é muito mais baixa que Ponta Delgada, provavelmente existe cerca de 5 a 10% menos? Chove menos na Madeira que nos Açores isso também deve ajudar um pouco na diferença entre os dois arquipélagos.
 

Cluster

Cumulus
Registo
23 Set 2012
Mensagens
424
Local
Lisboa
Em relação às temperaturas, acho que o facto da ilha estar perto de África, explica bem as situações das "ondas de calor" que de vez em quando surgem, como agora. O resto acho que tem mais haver com a ilha estar já mais perto do equador e ter se calhar uma corrente do golfo com maior expressão grande parte do ano (ou pelo menos Águas mais quentes que as ilhas dos Açores). Sendo a diferença nas águas menos notória no verão. Apesar de tudo o vento de leste é raro na ilha e costuma ter temperaturas parecidas com os Açores no verão (ligeiramente mais quentes no Funchal, mas não mais que 1 dois graus em Agosto).

Mais impressionante que hoje foi o leste em Abril, onde a estação do Funchal Registou 31,5 graus às 3 da manhâ. Ou em Jullho do ano passado quando a temperatua minima num desses dias foi de 28 (estação do aeroporto)
 

Azor

Nimbostratus
Registo
8 Out 2011
Mensagens
1,477
Local
Ilha de São Miguel - Açores (Eiras Velhas)
Antes de mais estou a tratar-te por tu, mas se for inconveniente não há problema em usar você:).
Existe um boletim diário da Madeira onde podes ver as minimas e maximas de todas as estações da ilha e também a humidade relativa:http://www.ipma.pt/resources.www/transf/boletins.meteo/drm/boletimdiario.pdf. A Madeira como ilha única tem muitos micro climas, tem uma orografia muito especial era só isso que queria salientar, esse quadro de resumo do dia anterior mostra-te bem isso:). Mas basta olhares para as cores da ilha que te apercebes que a costa norte é muito mais chuvosa (totalmente verde), enquanto que a costa sul é mais amarelada e no extremo este (Ponta de São Lourenço) é amarela no verão e parece o Porto Santo (quase nunca chove nestas zonas).

Pelo menos falando de números a Humidade Relativa no Funchal não é muito mais baixa que Ponta Delgada, provavelmente existe cerca de 5 a 10% menos? Chove menos na Madeira que nos Açores isso também deve ajudar um pouco na diferença entre os dois arquipélagos.

Claro sem problema ;)

Obrigado, já dei uma vista de olhos e realmente existem diferenças dentro da mesma ilha. Isso aqui também acontece. Mesmo em ilhas pequenas como Corvo, Graciosa ou Santa Maria, pra não falar nas maiores claro.

Mas a minha grande questão é o porquê de na Madeira as temperaturas serem mais altas. Será devido à proximidade do Continente Africano tal como as Canárias? Então se é fácil às 3 h da manhã a temperatura atingir na Madeira 28 º C , imagino que nas Canárias o valor de temperatura seja maior não?

Eu por exemplo vou aqui agora ás 2: 28 com 19 ºC e 85% de humidade. E isso tem sido uma constante nas nossas noites. Mínimas tropicais ainda não temos e as máximas não têm ido muito além dos 23 - 24 º C.

Olha encontrei um artigo muito bom que pessoalmente fiquei fascinado e explica muitas diferenças existentes entre os arquipélagos atlânticos em todas as vertentes. É um manual que todo o amante de meteorologia devia de ler :thumbsup:

http://www.aemet.es/documentos/es/c...matologico/Atlas_Clima_Macaronesia___Baja.pdf
 

Cluster

Cumulus
Registo
23 Set 2012
Mensagens
424
Local
Lisboa
Já tinha visto um pouco desse documento, e é muito interessante sem duvida. Em relação ao quadro das temperaturas que viste não indica o que realmente costuma acontecer sem o vento de leste. Geralmente as estações na costa têm temperaturas mínimas muito mais altas e máximas não muito diferentes das estações mais altas, mas a massa de ar quente entrou pela montanha e claro não arrefece. As mínimas neste ano estão muito mais baixas que no ano passado.

As Canárias provavelmente conseguem aquecer mais, quando o vento sopra de África.
 

Cluster

Cumulus
Registo
23 Set 2012
Mensagens
424
Local
Lisboa
Já agora se reparares e fores ao site do IPMA a humidade relativa hoje é muito mais baixa que o normal, por se estar sob o efeito da massa de calor que vem do Sahara como o Art-J explicou. Nos dias sem leste no Funchal a humidade relativa é semelhante no verão a Ponta Delgada.

Já agora a tal fotografia em Abril:
nvvbc8.jpg
 

Cluster

Cumulus
Registo
23 Set 2012
Mensagens
424
Local
Lisboa
Uma pergunta porque é que o Corvo costuma ter temperaturas mínimas acima das Flores e estando a Norte?=) Será que a estação está num sitio mais favorável?
 

Azor

Nimbostratus
Registo
8 Out 2011
Mensagens
1,477
Local
Ilha de São Miguel - Açores (Eiras Velhas)
Já tinha visto um pouco desse documento, e é muito interessante sem duvida. Em relação ao quadro das temperaturas que viste não indica o que realmente costuma acontecer sem o vento de leste. Geralmente as estações na costa têm temperaturas mínimas muito mais altas e máximas não muito diferentes das estações mais altas, mas a massa de ar quente entrou pela montanha e claro não arrefece. As mínimas neste ano estão muito mais baixas que no ano passado.

As Canárias provavelmente conseguem aquecer mais, quando o vento sopra de África.

Que cena!
Então o vento de leste pelo que me dizes tem ai bastanta influência na ordem das temperaturas certo? Assim chego à conclusão que é tudo devido às massas de ar vindas do continente mais próximo.
Pois. Tinha essamesma ideia porque tive um amigo o ano passado que foi às Canárias no verão, mas antes ficou 3 dias no Funchal. Ele disse que quando chegou às Canárias viveu um inferno mesmo. Muito calor mas mais seco que a Madeira.
Corrige me se estiver enganado mas penso que a temperatura aumenta dos Açores para as Canárias, ou que a precipitação diminui das Canárias para os Açores. Já li isso algures, penso que foi numa obra de José Fernandes "Cidades e casas da Macaronésia".
 

Azor

Nimbostratus
Registo
8 Out 2011
Mensagens
1,477
Local
Ilha de São Miguel - Açores (Eiras Velhas)
Uma pergunta porque é que o Corvo costuma ter temperaturas mínimas acima das Flores e estando a Norte?=) Será que a estação está num sitio mais favorável?

O Corvo pelo que sei tem um clima clima subtropical humido. O relevo e a fisionomia da ilha tem uma particular incidência nesse aspecto. O mesmo para a Graciosa. Graciosa é a ilha mais setentrional do grupo central dos Açores e no entanto é a mais árida, menos humida e a mais seca dos Açores. Vê lá tu que naquela ilha nem existem cursos de água... Mais uma vez, a orografia da ilha explica essa situação. Graciosa é uma ilha muito pouco acidentada. Por outro lado é considerada uma das mais ventosas dos Açores.
 

Cluster

Cumulus
Registo
23 Set 2012
Mensagens
424
Local
Lisboa
A precipitação deve aumentar das Canárias para os Açores pelo que sei. Toda aquela zona de África é muito seca, dai o Sahara, o maior deserto (não congelado) do mundo:P. O arquipelago da Madeira, Canárias e Selvagens estão todos numa zona muito seca. A razão porque chove bastante mais na Madeira que no Porto Santo, é porque 50% da ilha está a mais de 1000 metros de altitude, Porto Santo é muito "liso" e baixa altitude. Isto resulta na diferença de chuvas entre as duas ilhas. Selvagens é o único deserto em Portugal.
 

Azor

Nimbostratus
Registo
8 Out 2011
Mensagens
1,477
Local
Ilha de São Miguel - Açores (Eiras Velhas)
Já agora se reparares e fores ao site do IPMA a humidade relativa hoje é muito mais baixa que o normal, por se estar sob o efeito da massa de calor que vem do Sahara como o Art-J explicou. Nos dias sem leste no Funchal a humidade relativa é semelhante no verão a Ponta Delgada.

Já agora a tal fotografia em Abril:
nvvbc8.jpg

Sim! É interessante esse pormenor!

A diferença é que P. Delgada e outras cidades açorianas mantêm quase sempre o mesmo índice de humidade relativa, mesmo com tempo de Leste. Pelos vistos tem a ver com aquilo que eu disse, dos Açores não estarem sobre o efeito das massas de ar dos continentes porque não recebem o efeito da continentalidade por estarem mais distantes. Já na Madeira o caso muda de figura por estar mais próxima dos continentes e com isso ser atingida pelo tempo de Leste vindo de África.

Até tenho curiosidade em saber o que é ter 30 e tal % de humidade relativa, coisa que aqui nunca se viu :lol:
 

Cluster

Cumulus
Registo
23 Set 2012
Mensagens
424
Local
Lisboa
Em relação ao teu amigo. ele pode ter apanhado um dia de leste nas Canárias, muitas vezes quando as Canárias apanham leste a Madeira também apanha e vice versa. Hoje foi o contrário o leste apanhou a Madeira e está mais quente que as Canárias neste preciso momento.