Seguimento Açores e Madeira - Julho 2015



Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,635
Local
Açores
O evento de hoje está dentro das expectativas (moderado a pobre e muito irregular):

uRsLb5o.jpg


Lentamente a instabilidade aproxima-se do G. Oriental:

e8d7Wkp.png


RPn1VtS.jpg


A pouca velocidade da frente é um grande obstáculo à chuva. Mas o CAPE significativo e o ar muito húmido tem causado chuvas horárias moderadas em ilhas como o Faial e o Pico.

XMiCooS.png
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,635
Local
Açores
O perfil observado (não o previsto) de hoje nas Lajes às 12h é absolutamente inacreditável:

dx19PHu.png


Um CAPE de 2431 (muito acima do previsto pelo GFS) e um LI de -5.5 (!!!) :eek:. Uma saída de sonho sem dúvida. Uma atmosfera extremamente instável a todos os níveis. Humidade significativa também. Faltou... fatores de convergência para se ter uma brutal trovoada :facepalm:
 

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,078
Local
Horta, Matriz, (90m)
O perfil observado (não o previsto) de hoje nas Lajes às 12h é absolutamente inacreditável:

dx19PHu.png


Um CAPE de 2431 (muito acima do previsto pelo GFS) e um LI de -5.5 (!!!) :eek:. Uma saída de sonho sem dúvida. Uma atmosfera extremamente instável a todos os níveis. Humidade significativa também. Faltou... fatores de convergência para se ter uma brutal trovoada :facepalm:

Para complementar esta informação, há relatos de colegas meus de trovoada algures em São Jorge e ilha Terceira.

Entretanto, sigo com um acumulado desde as 08:00 de hoje próximo dos 12mm, a precipitação das freguesias mais a sul/oeste do Faial ,estea precipitação será bem mais expressiva, se alguém conseguir dados, agradecia :). Digo isto porque, trabalho na freguesia da feteira e registaram-se muitos aguaceiros com intensidade considerável e acedi remotamente à minha estação e não obtive qualquer leitura de precipitação dentro dos 30 minutos seguintes. Como eu dizia aos meus amigos, e não pondo em causa o trabalho do IPMA, hoje não seriam aguaceiros fracos... Tal como eles previam... Mando-vos os registos diários e atuais da minha estação.
2339a16737251a55e368610d5802ccc2.jpg

A minha área de observação e no que diz respeito à temperatura, têm valores superiores significativos, isto traduz-se em uma menor altitude m comparação com a do IPMA e está em ambiente urbano... Creio que se o impa tivesse uma estação não zona baixa da cidade, estes valores seriam bem diferentes e talvez mais próximos dos meus.
Instalação da minha estação( altura 2 metros e isolamento solar) tal como manda a norma :)

O GFS continua a apontar bastante instabilidade para o resto da semana! Veremos se será significativo, há um pico para as 02:00UTC para a zona oeste do grupo central, veremos se se confirma :) bons acompanhamentos
 

Afgdr

Cumulonimbus
Registo
28 Set 2011
Mensagens
2,130
Local
Lagoa - São Miguel, Açores
Boa noite!

Sigo com céu muito nublado a encoberto e vento fraco. A temperatura ronda os 22°C e a humidade está na casa dos 90%.

Hoje, foi mais um dia abafado. O céu apresentou-se, inicialmente, limpo/pouco nublado e, em algumas zonas, com maior nebulosidade, sendo que agora para a noite aumentou de nebulosidade.

Ontem, dia 13, as máximas foram novamente altas em algumas ilhas.


Temperaturas máximas registadas – 13/07/2015

- Estação do Aeródromo do Corvo: 24,1ºC
- Estação do Aeródromo das Flores: 25,6ºC
- Estação do Observatório Príncipe Alberto do Mónaco, na Ilha do Faial: 25,6ºC
- Estação do Aeroporto da Horta, na Ilha do Faial: 24,5ºC
- Estação do Aeródromo do Pico: 28,0ºC
- Estação do Aeródromo de São Jorge: 27,3ºC
- Estação do Aeródromo da Graciosa: 27,7ºC
- Estação de Angra do Heroísmo, na Ilha Terceira: 25,9ºC
- Estação da Base Aérea das Lajes, na Ilha Terceira: 28,8ºC
- Estação do Aeroporto de Ponta Delgada, na Ilha de São Miguel: 25,5ºC
- Estação do Observatório Afonso Chaves, na Ilha de São Miguel: 26,1ºC
- Estação do Nordeste, na Ilha de São Miguel: 25,7ºC
- Estação do Aeroporto de Santa Maria: 26,4ºC


A máxima mais alta foi 28,8°C, registada nas Lajes. É de realçar também os 28,0°C, registados no Pico.
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,635
Local
Açores
Buenas.

Em PDL céu pouco nublado (está muito calor). Olhando para este, a zona centro da ilha está coberta por nuvens de tamanho assinalável. Às vezes aparece um torreão mais pronunciado mas dissipa-se rapidamente dada a falta de energia de sustentação. Na Rede Hidrometeorológica dos Açores e na estação do Wunderground da Lagoa tem sido registada precipitação. Ou seja, no espaço de 10/15 km duas condições meteorológicas completamente distintas.

Em imagens:

fW91Qeg.jpg


Y7Lr3uM.jpg


HsgrsQ4.jpg


Estou à espera de ver o tefigrama de hoje nas Lajes. Infelizmente ainda não está disponível.
 
Última edição:

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,635
Local
Açores
Para complementar esta informação, há relatos de colegas meus de trovoada algures em São Jorge e ilha Terceira.

Fenómenos isolados. O CAPE estava mesmo muito elevado. Bastava apenas uma força mínima. Provavelmente foram de duração muita curta. A tua precipitação elevada foi ao encontro do que escrevi (aguaceiros isolados e potencialmente mais fortes). O CAPE exacerbou a chuva mais do que estava antecipado.
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,635
Local
Açores
2550 de CAPE; -6.7 de LI:

4FwpeoW.png

À direita é possivel ver que os ventos são fracos/moderados na atmosfera toda. Isso dificulta uma organização e desenvolvimento agressivo das células. Sob outras condições poderíamos estar numa situação muito preocupante.
 
Última edição:

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,635
Local
Açores
A saída das 12 ainda não saiu. Mas dá para ver o erro do GFS. O CAPE verficado é 2 a 5 vezes superior ao previsto (considerando a região dos Açores):

4Po4Xpp.png


Não dá para ver o ECM na sua plenitude. Mas se o IPMA se seguisse pelo GFS também tinha errado.
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,635
Local
Açores
Para amanhã é difícil prever o cenário. O GFS prevê um aumento do CAPE na região dos Açores (sempre subestimou tudo até agora portanto amanhã o CAPE observado deve chegar aos 3500 :lol:):

JVWHxEH.png


É possível que hajam células isoladas algo intensas. O GFS e ECM indicam aguaceiros localmente fortes:

m7Rj1nB.png


8BdA3PH.gif


Haverá alguma convergência:

PiBKy5d.png


4kLkJjF.png


E a humidade continua a não ser muito má:

VAYLOLJ.gif


zGkSH2Y.png


A junção destes fatores, que é impossível dizer se e onde, poderá criar algum aguaceiro mais forte e alguma trovoada isolada e breve (não há ventos fortes para sustentar o desenvolvimento). É questão de olhar para o céu e com alguma sorte pode-se ver algo raro nos Açores: Um cumulonimbus com poucas nuvens em redor.