Seguimento Açores e Madeira - Junho 2010

Tópico em 'Seguimento Meteorológico' iniciado por Dan 1 Jun 2010 às 00:28.

  1. Dan

    Dan
    Expand Collapse
    Staff

    Registo:
    26 Ago 2005
    Mensagens:
    8,531
    Local:
    Bragança (675m)
    [​IMG]

    Aviso MeteoPT.com
    As observações e os dados meteorológicos registados neste tópico são apenas de consulta e dizem respeito a situações observadas por membros do Fórum MeteoPT.com, não estando oficialmente validadas.
    Os dados aqui publicados são da exclusiva responsabilidade de quem os publica; para dados oficiais consulte os produtos do Instituto de Meteorologia.
     
    Collapse Signature Expand Signature
  2. S.Miguel-Azores

    S.Miguel-Azores
    Expand Collapse
    Nimbostratus

    Registo:
    14 Ago 2009
    Mensagens:
    716
    Local:
    Ginetes - Zona Oeste de São Miguel. 350-400 m
    Boa noite!

    Céu encoberto e os pingos de chuva começam novamente agora a dar os seus sinais outra vez aqui pela zona Oeste de S.Miguel.
    O vento está já a soprar Moderado a Fresco de Sul (20-40km) com algumas rajadas.

    O Gupo Ocidental dos Açores está já numa situação pós-frontal com apenas 14 º C de máxima.

    Registo 17.5 ºC de temperatura máxima local.
     
    Collapse Signature Expand Signature
  3. Gerofil

    Gerofil
    Expand Collapse
    Super Célula

    Registo:
    21 Mar 2007
    Mensagens:
    8,554
    Local:
    Estremoz (401 metros)
    Re: Seguimento Açores e Madeira - Maio 2010

    AÇORES (Temporal nos Grupos Ocidental e Central): Ponto da situação esta manhã

    Mau tempo: deslizamentos de terra na ilha do Faial – Vários taludes sobranceiros a troços da estrada regional da ilha do Faial cederam, perante as chuvas torrenciais das últimas horas, obrigando à disponibilização de algumas máquinas da secretaria dos Equipamentos, para ajudar nas limpeza das estradas regionais. Os funcionários da secretaria regional dos Equipamentos, para além das operações de limpeza das terras e das pedras que se acumularam nas estradas, junto a vários taludes, procederam à colocação de sinalização provisória, assinalando as zonas de potencial perigo e alertando para os trabalhos de limpeza das vias. A equipa destacada para o terreno prestou ainda apoio a uma família da Praia do Almoxarife, que teve que ser realojada, uma vez que a sua moradia ficou em risco de ruir.
    Durante toda a noite, uma equipa de prevenção continuou em alerta, para eventuais deslizamentos ou outras situações que pudessem ocorrer, fruto do mau tempo no Grupo Central do arquipélago dos Açores. Entretanto, já se circula na estrada de São Caetano, na ilha do Pico, via que foi aberta a partir das 20h00. Durante todo o dia de ontem, a ligação entre os dos concelhos, Madalena e Lajes do Pico, foi efectuada por uma via alternativa.
    Quanto aos voos da SATA Air Açores, os passageiros retidos pelos 13 voos ontem cancelados deverão hoje regressar aos seus destinos, quer em voos de horário, quer em voos extraordinários.
    Mau tempo na ilha do Pico voltou a chuva forte – Depois de um intervalo pouco significativo, a chuva volta a cair abundantemente, na ilha do Pico. A chuva e o nevoeiro intenso continuam a marcar as condições atmosféricas na ilha do Pico.
    Na freguesia de São Caetano, as máquinas da secretaria dos Equipamentos estão no terreno, mas, as chuvas abundantes continuam a arrastar materiais para a chamada "Canada do Rato". A zona está, praticamente, limpa, e tenta-se agora, canalizar a água para uma outra ribeira que, habitualmente, não tem caudal.
    Relativamente às condições atmosféricas, continuam previstos períodos de chuva, pontualmente, FORTES, e ainda neblinas e nevoeiro que poderão continuar até Terça-Feira.
    Nevoeiro faz cancelar 13 voos da SATA no Faial – O mau tempo que esta Segunda-feira se faz sentir no Grupo Central do arquipélago, com nevoeiros fortes, já provocou o cancelamento de 13 voos inter-ilhas. Segundo o porta-voz da companhia aérea açoriana, José Gamboa, os cancelamentos têm a ver com o mau tempo que se está a fazer sentir nas ilhas do Grupo Central. Assim, os 13 voos cancelados estão relacionados com ligações que teriam que recorrer ao Aeroporto da Horta, ilha do Faial. No entanto, José Gamboa admite que "caso as condições atmosféricas o permitam, a Sata poderá realizar algumas dessas ligações, ainda hoje".
    Por outro lado, o Serviço Regional de Protecção Civil já deu a conhecer que, na sequência de duas derrocadas que se verificaram na Estrada Regional nº 1, 2º., ilha do Pico, o trajecto entre a Piedade e a Silveira está interrompido. A circulação deverá efectuar-se pelo centro da vila das Lajes do Pico. No local, encontra-se pessoal e máquinas da secretaria açoriana dos Equipamentos a proceder a trabalhos de desobstrução.
    Situação na ilha do Pico volta gradualmente à normalidade – Enquanto o Presidente da Junta de freguesia de São Caetano pede para o técnicos do Governo Regional para avançarem para o terreno e estudarem as causas das enchentes, continuam os trabalhos de limpeza da estrada entre as vilas da Madalena e das Lajes. A circulação automóvel não se encontra ainda a ser efectuada entre as duas vilas, devido aos detritos arrastados pelas águas da ribeira e das grotas, mas, gradualmente, a situação está a regressar à normalidade.
    As ribeiras de São Caetano estão mais calmas, com os caudais perfeitamente normais. Por isso, não há razões para alarme: o único inconveniente é a estrada regional intransitável e também alguns estragos na rede pública que fornece água à vila da Madalena.
    Moradores do Lugar da Praia em Vila Franca recusaram evacuação, explica a autarquia – O Serviço Municipal de Protecção Civil de Vila Franca do Campo esclarece em comunicado a situação do Lugar da Praia, porque nos últimos meses, a ocorrência de movimentos de vertente têm sido frequentes naquele local. A autarquia afirma que alertou entidades do governo e moradores, os quais recusaram evacuação.
    O LREC enviou um fax no dia 19 de Março a recomendar que a autarquia procedesse ao realojamento urgente das moradias com os números de polícia 35 e 37, por existirem por detrás destas habitações blocos de rocha em situação instável. Logo no dia seguinte, Sábado de manhã, a câmara deslocou-se ao local e informou os seus residentes da situação relatada pelo LREC: "Os seus moradores preferiram não ser evacuados".
    A autarquia afirma não desejar "provocar o alarme social" e reafirma que "tem promovido o diálogo, constante, junto da população do Lugar da Praia, o último dos quais ocorreu no passado dia 20 do corrente mês, com toda a população do povoado".
    O Serviço Municipal de Protecção Civil de Vila Franca do Campos afirma que ao longo dos últimos anos, o Lugar da Praia, na freguesia de Água d’Alto, fruto do seu enquadramento geológico, apresenta uma "elevada taxa de ocorrência de movimentos de vertente. Prova disso são os acontecimentos de 12 de Fevereiro de 2002, de 6 de Fevereiro de 2006 e, mais recentemente, os eventos de 13 de Fevereiro e 01 de Março do corrente ano, que provocaram a obstrução do único caminho de acesso ao povoado e danos nas suas habitações."
    A Câmara Municipal solicitou no início de Março, um parecer ao Laboratório Regional de Engenharia Civil (LREC). Este recomendou para a resolução do problema o "realojamento dos seus habitantes para outros aglomerados urbanos do concelho e consequente demolição das casas e interdição do seu caminho, ou a manutenção do aglomerado urbano do Lugar da Praia, com uma intervenção profunda no seu talude."
    A autarquia enviou este parecer à Secretaria da Habitação, e esta remeteu-o para a Secretaria da Ambiente. Esta respondeu que "o problema estava para além do âmbito das suas competências e atribuições." Tendo em consideração que "as soluções apontadas pelo LREC envolvem um grau de complexidade técnica e financeira que ultrapassam os meios que a autarquia possui e o estipulado no Decreto Regional nº 13/82/A, de 7 de Julho, que criou o Lugar Classificado da Praia, a actual Câmara Municipal solicitou, recentemente, junto do Presidente do Governo Regional, apoio técnico e financeiro para a resolução da instabilidade do talude sobranceiro ao Lugar da Praia."
    Mau tempo: Presidente da Junta de São Caetano do Pico exige que o Governo estude causas das enchentes – O Presidente da Junta de Freguesia de S. Caetano, ilha do Pico, exige do Governo Regional atenção especial para determinar as causas das enchentes que, frequentemente, afectam a zona. Uma vez mais, as ribeiras e as grotas inundaram e motivaram o corte da estrada regional que liga os concelhos da Madalena e das Lajes do Pico. O autarca, Fernando Evangelho, diz que "quer ver as autoridades no terreno para determinarem as causas das enchentes, aspecto que é já recorrente, como há um ano e meio e também há cerca de dois meses".
    "Tudo isto necessita de ser reavaliado" e solicita "aos técnicos para virem para o terreno ver as ribeiras e as grotas para estudarem o que se passa e arranjarem uma solução para o problema".
    Mau tempo na ilha do Pico (Actualização) – Continua a chover abundantemente na ilha do Pico, estando interrompida a estrada entre as vilas da Madalena e das Lajes, sendo a freguesia de São Caetano a mais afectada, mas, sem se verificar danos pessoais, nem nas habitações. Não há grandes problemas a registar na freguesia de São Caetano. As populações estão já habituadas a estas situações e tomaram as devidas precauções.
    Apenas de uma grota corre água em abundância, depositando alguns detritos na estrada, tornando-a intransitável. Este facto cria problemas a quem vive num dos concelhos do Pico e trabalha do outro, e só tem uma estrada alternativa, que obriga a fazer mais de 50 quilómetros. Portanto, não existe perigo para as populações da freguesia de São Caetano.
    Logo nas primeiras horas, trabalhadores e máquinas da secretaria açoriana dos Equipamentos começaram a intervir no terreno, para evitar qualquer problema mais grave.
    Mau tempo: ilhas do Grupo Central em aviso AMARELO – Apesar dos esforços do pessoal e máquinas da secretaria açoriana dos Equipamentos, continua intransitável a estrada que liga a Vila da Madalena à Vila das Lajes, na ilha do Pico. As ilhas do Grupo Central dos Açores, ou seja, Terceira, Pico, Faial, Graciosa e São Jorge, encontram-se hoje sob aviso Amarelo, devido à chuva FORTE que se tem verificado nas últimas horas. As restantes ilhas estão sem qualquer tipo de aviso, por parte da Protecção Civil dos Açores, embora, estejam previstos períodos de chuva para São Miguel e Santa Maria para a noite, mas fracos.
    Segundo o Instituto de Meteorologia, para o Grupo Central está previsto céu, geralmente, muito nublado, com períodos de chuva, que poderão ser, pontualmente, FORTES, neblinas ou nevoeiro matinas e vento fraco de Sul, moderado, com 20 a 30 Km/h.
    Mau tempo afecta a ilha do Pico – O mau tempo tem vindo a marcar as últimas horas e vai continuar a afectar os Grupos Ocidental e Central do arquipélago açoriano. A estrada regional entre as vilas da Madalena e das Lajes está interrompida. As águas das ribeiras e dos caminhos de penetração têm escorrido para a estrada, com muitos detritos, que impedem a circulação automóvel.
    O Serviço Regional de Protecção Civil e Bombeiros dos Açores informa que, segundo o Instituto de Meteorologia, a passagem de uma superfície frontal com ondulações, está a provocar precipitação nas ilhas dos dois Grupos do arquipélago dos Açores, que poderá ser FORTE. Enquanto que, nas ilhas das Flores e do Corvo, em princípio o pior já passou, no Grupo Central, entre o período das 12h00 de hoje, 31 de Maio e as 00h00 de 1 de Junho, a precipitação será, por vezes, FORTE.
    O Serviço Regional de Protecção Civil e os Bombeiros dos Açores recomenda que sejam tomadas as precauções habituais em situações desta natureza.

    Fonte: RTP/RDP Açores
     
  4. Vince

    Vince
    Expand Collapse
    Furacão

    Registo:
    23 Jan 2007
    Mensagens:
    10,624
    Local:
    Braga
    Pois é, esqueci-me que nos Açores tínhamos o Pico, e que a longa pluma tropical faria estragos em Montanha por efeito orografico.

    [​IMG]


    Sondagem ontem às 12z nas Lajes, muita humidade

    [​IMG]
     
  5. Rog

    Rog
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    6 Set 2006
    Mensagens:
    4,515
    Local:
    Norte Madeira (500m)
    Bom dia,
    Pela Madeira céu em geral pouco nublado, num tom azul esbatido pela entrada de poeira do Sara em suspensão na atmosfera.
    Sigo com 19,8ºC
    86%HR
    1018hpa
    UV 8

    Análise de satélite:
    [​IMG]

    Sinóptica amanhã:
    [​IMG]
     
    Collapse Signature Expand Signature
  6. Rog

    Rog
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    6 Set 2006
    Mensagens:
    4,515
    Local:
    Norte Madeira (500m)
    Boa tarde,
    Tarde quente, com uma máxima a chegar aos 24,2ºC
    Neste momento sigo com 20ºC e 76%HR
    Mantêm-se um céu de um azul muito claro, sinal de poeira na atmosfera vinda do norte de África, e isso era mesmo evidente na imagem do Terra/Modis de hoje:
    [​IMG]

    Outras infos..
    Hoje coloco em fase exprimental uma webcam dirigida ao Pico Ruivo.
    [​IMG]
    http://www.navegadormensal.com/meteo/webcam.html
     
    Collapse Signature Expand Signature
  7. Rog

    Rog
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    6 Set 2006
    Mensagens:
    4,515
    Local:
    Norte Madeira (500m)
    Boa noite
    Sigo com 15,4ºC
    93%HR
    céu pouco nublado
    1018hpa
     
    Collapse Signature Expand Signature
  8. MiguelMinhoto

    MiguelMinhoto
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    25 Jan 2007
    Mensagens:
    2,573
    Local:
    Lagoa - Ilha de S.Miguel Açores
    Boa noite!

    Dia de céu muito nublado a encoberto, com neblinas e nevoeiros em algumas zonas do concelho. Queda de alguns chuviscos ou chuva fraca

    Tmin - 18,6ºC
    Tmax - 20,4ºC
    Precipitação - 0,4 mm

    Actual:

    19,5ºC, 94% Hr, 1014,5 hpa
     
    Collapse Signature Expand Signature
  9. Hazores

    Hazores
    Expand Collapse
    Nimbostratus

    Registo:
    11 Out 2008
    Mensagens:
    1,363
    Local:
    AGH,terceira,açores
    boa noite,

    o tempo hoje na terceira caracterizou-se por uma humidade elevada, sendo que na costa norte e esta da ilha o céu apresentava-se com boas abertas as costas sul e oeste, nevoeiro até à porta.
     
  10. S.Miguel-Azores

    S.Miguel-Azores
    Expand Collapse
    Nimbostratus

    Registo:
    14 Ago 2009
    Mensagens:
    716
    Local:
    Ginetes - Zona Oeste de São Miguel. 350-400 m
    Acho e sempre achei super interessante e fantástico essa vossa sorte em apanharem por vezes areia do deserto de Saara. Deve ser uma experiência e tanto...

    Vê se consegues umas boas fotos para mostrar aqui ao ppl. :thumbsup:
     
    Collapse Signature Expand Signature
  11. Rog

    Rog
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    6 Set 2006
    Mensagens:
    4,515
    Local:
    Norte Madeira (500m)
    Não é assim tão agradável quanto isso... Temperaturas altas e em geral ar seco... mas por vezes mantêm-se sobre o mar uma corrente de nordeste com muita humidade que entra por terra sob a forma de nevoeiro, criando grande desconforto.. humidade e temperaturas elevadas.
    Devido à dispersão da luz do sol na poeira suspensa na atmosfera, o céu fica com um tom de azul mais claro.
    Comparação de hoje e ontem, com céu limpo:
    [​IMG]
     
    Collapse Signature Expand Signature
  12. S.Miguel-Azores

    S.Miguel-Azores
    Expand Collapse
    Nimbostratus

    Registo:
    14 Ago 2009
    Mensagens:
    716
    Local:
    Ginetes - Zona Oeste de São Miguel. 350-400 m
    Espectáculo. :w00t: Bem, de qualquer das formas André deve ser sempre muito bonito e interessante ver e sentir a presença da areia de África ao vivo e a cores. Nunca vi e nunca palpei lol.
    Aliás nas Canárias então deve de ser mais forte essa presença calculo. Sempre tive um fascínio por isso, já que não posso ir lá pa mal dos meus pecados vê-se a areia de mais perto hehehehe ;)

    Por aqui Céu encoberto e chuva fraca. Não se vê um palmo à frente do nariz na minha rua. Tudo branco.
    Hoje quarta feira durante uma boa parte do dia mais uma frente a passar pelas ilhas, sendo que a chuva será uma presença para depois se instalar outra vez o AA.

    P.S. O melhor para mim do tempo Anticiclónico é a subida da temperatura do mar porque de resto (e como se diz por aqui) "tá quieto contigo" :lmao:

    Sigo com 18 º C
     
    Collapse Signature Expand Signature
  13. Rog

    Rog
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    6 Set 2006
    Mensagens:
    4,515
    Local:
    Norte Madeira (500m)
    Bom dia,
    Início de manhã com intenso nevoeiro que aos poucos está a dissipar.
    Sigo com 15,1ºC
    93%HR
    1015hpa

    [​IMG]

    Temperaturas de ontem, chegou aos 26,9ºC na Estação do Parque Ecológico do Funchal.
    [​IMG]
     
    Collapse Signature Expand Signature
  14. Rog

    Rog
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    6 Set 2006
    Mensagens:
    4,515
    Local:
    Norte Madeira (500m)
    Céu nublado por nuvens altas
    18,5ºC
    91%HR
    1016hpa

    [​IMG]

    Análise de satélite:
    [​IMG]

    Sinóptica para amanhã:
    [​IMG]
     
    Collapse Signature Expand Signature
  15. Mix

    Mix
    Expand Collapse
    Cumulus

    Registo:
    10 Jan 2010
    Mensagens:
    215
    Local:
    Ferreira do Zêzere (375 m)
    Boas tardes.. Estava eu a ver o quanto tinha chovido na ultima hora nas ilhas dos açores no site do IM quando vou á ilha das Flores e vejo 90mm.. :surprise::surprise::shocking:

    Isso será engano ou será que choveu isso tudo ? :confused:

    Vão lá e vejam com os vossos proprios olhos..
     

Partilhar esta Página