Seguimento Açores e Madeira - Junho 2012

Gilmet

Moderação
Registo
12 Dez 2007
Mensagens
9,217
Local
Cacém (180 m) / Mira-Sintra (188 m)
ilhas.gif


Aviso MeteoPT.com
As observações e os dados meteorológicos registados neste tópico são apenas de consulta e dizem respeito a situações observadas por membros do Fórum MeteoPT.com, não estando oficialmente validadas.
Os dados aqui publicados são da exclusiva responsabilidade de quem os publica; para dados oficiais consulte os produtos do Instituto de Meteorologia.
 


Hugois

Cumulus
Registo
17 Abr 2012
Mensagens
150
Local
Camacha - Madeira (500/600m)
Bem apesar do ceu se encontrar limpo aqui na minha zona, observo umas nuvens enormes a virem para ca...presumo que va chover pois ja se sente alguns chuviscos, tenho conhecimento pelo menos foi-me dito que em camara de lobos ( zona da escola do estreito) estava a chover. Esperemos que chova bem.. precisamos muito MUITO de agua :D
 

Azor

Nimbostratus
Registo
8 Out 2011
Mensagens
1,477
Local
Ilha de São Miguel - Açores (Eiras Velhas)
Boas noites ao fórum,

Sigo com chuva e nevoeiro pela ilha de S. Miguel.

Máxima de 15 º C

Ultimamente os últimos dias têm sido algo instáveis. Ora chove, ora faz sol. Até 2 feira é disto que temos nos Açores: chuva e nevoeiro.

Cumprimentos e bom fim de semana a todos
 

Hazores

Nimbostratus
Registo
11 Out 2008
Mensagens
1,690
Local
AGH,terceira,açores
Boa noite

Sigo com nevoeiro e chuvisco. Todo o dia nisto... :angry:

Deve ter sido por causa disso que há pouco houve o abalo. Os antigos daqui da terra dizem que esse tempo "adivinha abalos", e não é que eles acertaram, lol

Cumprimentos

Por aqui ainda não chove mas o nevoeiro é mais que muito, detesto este tempo assim...

quanto ao off topic, por aqui dizem que o mês de são joão (junho) é o mês dos abalos, especialmente quando o tempo está "abafado". sei que existem pelo menos duas procissões na ilha terceira no mês de junho que lhes chamam "procissões dos abalos" devido a crises sismicas e vulcânicas ocorridas neste mês. Contudo o garnde sismo da terceira ocorreu no mês de janeiro.
 

Maria Papoila

Nimbostratus
Registo
27 Set 2011
Mensagens
1,023
Local
Ericeira
Depois da Terceira, novo sismo registado nas Flores Por Redação

Oito horas depois do primeiro abalo de 4.0 na escala de Richter registado na ilha Terceira, houve novo sismo nos Açores, desta feita com epicentro a 143 quilómetros de Santa Cruz (Flores).

O sismo de 4.5 foi registado às 7.47 horas (mais uma no Continente e na Madeira). Nem Instituto de Meteorologia nem Proteção Civil referem vítimas ou danos relacionados com o abalo
 

Azor

Nimbostratus
Registo
8 Out 2011
Mensagens
1,477
Local
Ilha de São Miguel - Açores (Eiras Velhas)
Depois da Terceira, novo sismo registado nas Flores Por Redação

Oito horas depois do primeiro abalo de 4.0 na escala de Richter registado na ilha Terceira, houve novo sismo nos Açores, desta feita com epicentro a 143 quilómetros de Santa Cruz (Flores).

O sismo de 4.5 foi registado às 7.47 horas (mais uma no Continente e na Madeira). Nem Instituto de Meteorologia nem Proteção Civil referem vítimas ou danos relacionados com o abalo

Boa tarde!

Desculpe só uma correcção:
O abalo nem chegou a 4 na Terceira. Grau 4 foi a magnitude no epicentro que se registou a meio de S. Miguel e Terceira. Segundo as fontes que tive este abalo chegou a grau 3 na zona noroeste em S. Miguel. A mesma coisa na zona Sueste da Terceira. A Comunicação social adooooooooora trocar as "palhetas" :lol:
E hoje houve mais um abalo na zona entre S. Miguel e Terceira no BDJC.

Hazores aqui em S. Miguel na freguesia do Faial da Terra também fazem a dita "procissão dos abalos". Acho que isso é comum nas ilhas com maior expressão sismico-vulcânica.

Voltando ao tópico em questão, Espera-se para o final do dia mais do mesmo ou seja nevoeiro e neblinas com chuva fraca. Esta situação parece que se vai manter até Domingo.
Sempre ouvi dizer que o mês de são joão era sempre com nevoeiro nos Açores e este ano a humidade aqui tem andado muito elevada dos 90% para cima. As serras e as matas andam verdes da humidade e do nevoeiro, e falta de água graças a deus aqui não se sente. Os cerrados também estão completamente verdes.

18 de máxima

Cumprimentos :thumbsup:
 

Hugois

Cumulus
Registo
17 Abr 2012
Mensagens
150
Local
Camacha - Madeira (500/600m)
Bem o calor faz-se sentir cá em demasia com maxima de 26,5ºC ... tortura com este calor nem apetece fazer nada... aqui o cenario é mais seco que verde... o vento sopra com rajadas fortes... açores mandem um pouco da vossa água também para nós que tou a ver que este verão nao vai haver agua para regar nada...
 

Azor

Nimbostratus
Registo
8 Out 2011
Mensagens
1,477
Local
Ilha de São Miguel - Açores (Eiras Velhas)
Boa noite

Resumo do dia: Até ao meio dia céu encoberto com tectos baixos e chuvisco. Na serra estava completamente tudo enevoado. Depois da 1 h da tarde houve algumas abertas, mas agora os tectos baixos parece que estão voltando de novo e já se vê nuvens muito baixas de humidade atlântica rasas ao mar e a chegarem em terra.

A previsão do tempo dá mesmo para os Açores continuação deste tempo de nevoeiros com chuviscos pelo menos até 5 feira. Estamos com uma massa de ar tropical transportada pelo Anticilone dos Açores desde a semana passada.

Máxima actual de 20 º C mas a humidade está terrível. Reporto daqui 89%.


Uma pergunta, como andam as coisas pela Madeira? Há quanto tempo já não chove aí? Tenho um amigo meu daqui dos Açores que foi às Canárias e teve de fazer escala no Funchal e disse que a Madeira está muito seca. Mas ele tb disse que o mesmo está igual nas Canárias. Os padrões atmosféricos pelo que pude ver parece que não estão nada a favor para os próximos tempos que se avizinham aí para a Madeira e Canárias. O anticiclone não desgruda dos vossos lados. Não é normal!!!
Com esta seca que vocês estão atravessando e com o verão a entrar, não sei como vão fazer face a isso. :( Os aquíferos da Madeira têm ainda capacidade de reserva para o verão todo ou as coisas andam feias? Por aqui nos Açores por enquanto está tudo bem e não há sinal de seca (pelo menos por enquanto) :confused:

Cumprimentos
 

Azor

Nimbostratus
Registo
8 Out 2011
Mensagens
1,477
Local
Ilha de São Miguel - Açores (Eiras Velhas)
Boa tarde,

Sigo com céu encoberto, e nevoeiro nas zonas mais altas.
Vento a soprar fresco de W.

Máxima actual de 21 º C


Offtopic: O pessoal da Madeira anda por aí ou embarcaram todos ou as pessoas só vêm aqui quando chove :unsure:? Já desde ontem deixei aqui a minha dúvida e não houve ninguém daquele arquipélago que me soubesse responder à questão só pra me certificar da veracidade do que me disseram. Obrigado :cool:

Cumprimentos