Seguimento Açores e Madeira - Junho 2015

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
A célula ao aproximar-se de Sta. Maria perde consistência mas cresce a oeste:

Y64p351.jpg


Depois da célula atual não há outras em vista (pelo menos com a mesma pujança). A convergência mais significativa dos ventos (nos níveis baixos) só acontecerá a partir do início da manhã:

U4p5hSa.jpg


f95sitZ.gif


Escrito isto, o IPMA desconfia dos modelos (ECM e Arome). Tendo em conta as cartas de chuva anteriormente publicadas, o alerta teria sido laranja no mínimo ou mesmo vermelho. A prudência falou mais alto. Parece haver uma grande incerteza associada a esta frente. O aviso laranja no G. Ocidental e os repetidos avisos relativos a trovoada assim o indicam. Como é hábito nestas coisas, a população que vê os avisos critica a competência do instituto porque todas as previsões estão a sair ao lado. Mas a realidade é mais complexa.
 


lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,048
Local
Horta, Matriz, (90m)
Boas.
A célula começa a entrar em Santa Maria, embora totalmente ausente de DE's, já são células em fase de dissipação, o seu estado maduro encontra-se a SW de Santa Maria, a trovoada encontra-se também a SW a cerca de 300 km e dão a sensação de estarem sensivelmente estagnadas a essa distância, na zona onde se estão a formar as células, há muita convergência nessa área, mas mesmo muito localizada.
QXGAcurrent.jpg

QXGAcurrent.jpg

cá está a localização e a direção de desenvolvimento e onde o mesmo está mais ativo:
SAFN-EU-RDT__-MAG1-LAST.GIF

201506080900_msg3_msg_ir_acmd.jpeg

em São Miguel, a precipitação aparentemente ainda é fraca.
Nordeste:
QXGAcurrent.jpg

Aeroporto:
PDLAirport.jpg

Na Terceira, já se notam alguma nebulosidade alta e média a entrar:
Praia Da Vitória.
QXGAcurrent.jpg


E por fim, no resto do grupo Central estamos assim:
QXGAcurrent.jpg


EDIT: As imagens do SpotAzores fazem actualizam ao abrir o browser e cada vez que se faz refresh. poderá haver alguma diferença no que eu escrevi, ao que realmente se está a passar. esqueci-me de tirar apenas a foto... my bad
 
Última edição:

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
Bom, não obstante o alerta laranja do IPMA, e vendo as estações do mesmo instituto em Santa Maria e em S. Miguel (Obs. A. Chaves) o ECM, que modelava um dilúvio generalizado, teve um fail que perdurará para a história.

Trovoadas... muito longe:

1lwqaR1.gif


Hoje às 11:01:

hPCHS78.jpg


O GFS também não escapa ao fail. Mas penso que o fail dele reside na localização do surgimento das células porque até previu chuva muito concentrada. Se as células surgissem mais a nordeste, por cima da ilha de Sta. Maria, penso que haveriam acumulados brutais:

zuwY8Dh.gif


Clicar sobre os Açores para melhor definição.
 
Última edição:

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,048
Local
Horta, Matriz, (90m)
se calhar os modelos não estavam a contar com a rapidez que as células se dissiparam, para um único ponto de convergência a 300km, é um bocado ainda... ou seja, o post que coloquei com o prognostico de superfície alemão, até agora não falhou muito... e se bater certo, esta tarde vai haver uma desorganização deste sistema...
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
De qualquer das formas choveu alguma coisa no G. Oriental. É sempre bem vindo. O HIRLAM prevê chuva forte até ao fim da tarde. O AROME também prevê chuva forte e mais ou menos isolada. Ver-se-á.

Os modelos valem pouco neste momento porque nem acertaram muito. Ainda assim, o CAPE mais forte a sul e sobre Sta. Maria:

RtpXCFX.png
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
Como escrevi anteriormente, a convecção continua mais ou menos no mesmo local:

8rwmcxC.gif


Os acumulados horários estimados são relevantes:

lYqfSPq.gif


Vendo as imagens de satélite do IPMA as células não duram muito. Isso até nem é surpreendente dado o perfil de ventos pouco favorável (até podem haver outros fatores não mostrados nos modelos. O GFS é manifestamente incompleto na zona do Atlântico). Uma boa pergunta. Se o IPMA dos Açores não confia no ECM nem no Arome e as imagens de satélite são de hora a hora... como é que fazem o acompanhamento e previsão do evento?
 
Última edição:

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,048
Local
Horta, Matriz, (90m)
Em Julho do ano passado houve algo do mesmo género.
Com a diferença da localização da convergência, a qual fico estacionaria a umas dezenas de km do Faial e Pico... Aqui parece o mesmo, não mudou muito a sua localização durante o dia todo!