Seguimento Açores e Madeira - Março 2015

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,634
Local
Açores
Infelizmente penso que a maior parte da precipitação a esperar desta frente e linhas pós-frontais já caíu. Os valores agora não passam de algumas décimas nos intervalos de 10 minutos.

Concordo. A frente move-se para nordeste deixando os 'restos'. Se o movimento fosse para este provavelmente a chuva seria mais intensa. S. Miguel pode ver algo já Sta. Maria duvido muito.

P.S. Quando for euromilionário vou doar para a rede hidrometeorológica cá do sítio (com radares low-cost incluídos). Em termos informáticos (como por exemplo o comparativo acima mostrado) está bem equipada :lol:
 


Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,634
Local
Açores
@StormRic quais as tuas previsões e perspectivas para os próximos dias/semanas/meses?

Quanto a isso:

Março/Abril

YL41n0V.jpg


Abril/Maio

hage8MU.jpg


Tendencialmente a Primavera será mais do mesmo. O anticiclone deverá ficar estacionado no triângulo Açores-Madeira-Continente.
 
Última edição:

Azor

Nimbostratus
Registo
8 Out 2011
Mensagens
1,477
Local
Ilha de São Miguel - Açores (Eiras Velhas)
Eu não faço previsões, só consulto, como todos nós, os modelos. O que se vê até ao fim do mês no GFS é a quase ausência de precipitação. A título pessoal avanço a hipótese de que a haver alterações terão que estar relacionadas com a mudança da distribuição das temperaturas superficiais oceânicas no Atlântico e alteração da circulação geral do hemisfério norte e aí não tenho nada a dizer nem competência para avançar mais previsões. As previsões sazonais de Primavera, no tópico respectivo, podem dar-nos uma ideia mas joga-se sempre com probabilidades.

Eu também consulto, mas é sempre bom ouvir a opinião de quem sabe mais do que nós. :thumbsup:
Obrigado. Nem imaginas o quanto me animaste....
Costumo ver o CFS e até lá, nem mesmo a 1000 h dão a extinção deste anticiclone... acredita, estou mesmo desesperado porque já estou vendo as minhas plantações de Setembro cultivadas com tanto esforço acabarem por morrer por falta de água porque a nascente de água que utilizo para levar a água á minha terra já está nas suas últimas e nessa referida zona, é a única nascente que abastece a zona onde tenho as minhas plantações.... :dry:
"Dias negros" se aproximam. :sad:
 
  • Gosto
Reactions: Wessel1985 e Afgdr

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,202
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
De resto, o evento ainda não acabou. Há que ter esperança no AROME (infelizmente a precipitação, especialmente em Santa Maria, é muito fragmentada quando comparando com S. Miguel - faixas significativas):

Pensando naquelas linhas de instabilidade pós-frontais e na corrente de noroeste de curta duração que se segue até amanhã podem ainda ocorrer aguaceiros. Parece-me que para o Grupo Oriental pouco será de esperar de acumulados, menos de 5 mm.
 
  • Gosto
Reactions: Wessel1985

Azor

Nimbostratus
Registo
8 Out 2011
Mensagens
1,477
Local
Ilha de São Miguel - Açores (Eiras Velhas)
Complementando a publicação anterior...

E o Verão seria 'normal', ou seja, não haveria compensações:

gIHaOzU.jpg


HVZZt0c.jpg


Negro, muito negro.

Mas achas que isto é para levar à letra?
Os Açores estão ali no meio termo... sem falar que fazer previsões sazonais para ilhas pequenas no Atlântico tem sempre muito que se lhe diga....
 
  • Gosto
Reactions: Wessel1985

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,202
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Eu também consulto, mas é sempre bom ouvir a opinião de quem sabe mais do que nós. :thumbsup:
Obrigado. Nem imaginas o quanto me animaste....
Costumo ver o CFS e até lá, nem mesmo a 1000 h dão a extinção deste anticiclone... acredita, estou mesmo desesperado porque já estou vendo as minhas plantações de Setembro cultivadas com tanto esforço acabarem por morrer por falta de água porque a nascente de água que utilizo para levar a água á minha terra já está nas suas últimas e nessa referida zona, é a única nascente que abastece a Fajã onde tenho as minhas plantações.... :dry:
"Dias negros" se aproximam. :sad:

Tendencialmente a Primavera será mais do mesmo.

As previsões sazonais podem sempre estar totalmente erradas, baseiam-se em certos níveis de confiança que nunca são a 100%. Pelo que se vê parece que a primavera será ou normal ou ligeiramente inferior ao normal. Essas cartas referem-se a que períodos de tempo?
 
  • Gosto
Reactions: Wessel1985

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,634
Local
Açores

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,202
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Em termos informáticos (como por exemplo o comparativo acima mostrado) está bem equipada

Sem dúvida, não conhecia esta página. Possibilita inclusivamente descarregar os dados em folha Excel, que foi o que eu fiz. O IPMA podia seguir este exemplo de total disponibilização de dados.:thumbsup:
Um muito bom trabalho de elogiar, até porque deve estar a ser feito com recursos controlados.
 
  • Gosto
Reactions: Wessel1985

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,202
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
já estou vendo as minhas plantações de Setembro cultivadas com tanto esforço acabarem por morrer por falta de água porque a nascente de água que utilizo para levar a água á minha terra já está nas suas últimas e nessa referida zona, é a única nascente que abastece a zona onde tenho as minhas plantações....

É nas encostas marítimas sudoeste do maciço das Sete Cidades, não é? Não há muita altitude das cristas da Caldeira nessa área realmente, linhas de água divergentes e grande insolação, tudo contribui para as nascentes ficarem dependentes de um regime regular de chuvas.
 
  • Gosto
Reactions: Wessel1985

Azor

Nimbostratus
Registo
8 Out 2011
Mensagens
1,477
Local
Ilha de São Miguel - Açores (Eiras Velhas)
É nas encostas marítimas sudoeste do maciço das Sete Cidades, não é? Não há muita altitude das cristas da Caldeira nessa área realmente, linhas de água divergentes e grande insolação, tudo contribui para as nascentes ficarem dependentes de um regime regular de chuvas.

Sim, mais propriamente na Fajã da Rocha da Relva.... a nascente tem origem nos contrafortes das Sete Cidades. Ainda hoje falando com os meus vizinhos "rocheiros", os mais antigos me disseram que mesmo em épocas de secas a nascente nunca secou, mas a verdade é que ninguém se lembra de um inverno como este e por incrível que pareça, a nascente "que nunca seca", já começa a dar os primeiros sufocos :sad:

Além disso nesta Fajã, há animais e culturas que dependem da água desta nascente. Estamos todos apreensivos, porque uma vez que o acesso á mesma é apenas feito a pé ou de burro, é complicado fazer carregar água por 6 km abaixo em cima das bestas num atalho estreito e íngreme junto à falésia

....
The_small_village_Rocha_da_Relva.jpg

1016399_157370681121342_97289615_n.jpg



rochaa3.jpg
 
Última edição: