Seguimento Açores e Madeira - Novembro 2016

SpiderVV

Moderação
Registo
26 Ago 2010
Mensagens
8,659
Local
Portalegre (400m)
ilhas.gif




Aviso MeteoPT.com
As observações e os dados meteorológicos registados neste tópico são apenas de consulta e dizem respeito a situações observadas por membros do Fórum MeteoPT.com, não estando oficialmente validadas.
Os dados aqui publicados são da exclusiva responsabilidade de quem os publica; para dados oficiais consulte os produtos do Instituto Português do Mar e da Atmosfera.
 


Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
O fluxo de ar mais saturado está a passar pelo G. Central. No Oriental há algumas abertas de vez em quando.

Tem havido alguma chuva orográfica/estratiforme, não obstante os ventos (muito) mais fracos e a HR inconsistente.

6uVoZNK.png


YVWB5kJ.jpg
 
  • Gosto
Reactions: TekClub e lserpa

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
Nos próximos dias a Madeira irá ser afetada por sucessivas frentes associadas a, como da última vez, uma depressão de fraca intensidade. A maioria delas não terá as mesmas condições que a frente de amanhã. Nesta deverá haver condições favoráveis à ocorrência de células de rápido desenvolvimento com capacidade para gerar chuva localmente intensa. É possível que haja trovoada.

Com o tempo o AROME deverá moderar as previsões:

rNBjlHu.gif


Não obstante ser pequena, ao que tudo indica vai-se abrir mais uma janela temporal favorável à ocorrência de funis tornádicos de fraca intensidade. Por agora, e pelo GFS 12z, incluo amanhã e 6ª feira. A frente de amanhã de manhã parece ser muito interessante. Muita instabilidade latente e fraca intensidade. Para que surjam funis tornádicos terá que haver desenvolvimento celular com alguma relevância.

Relembro o caráter exótico do fenómeno, sendo pouco frequente nas nossas águas. É sempre uma previsão de alto risco e de baixa probabilidade de concretização (e pode ocorrer sem que ninguém veja).
 
Última edição:

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
Nos próximos 3 dias - mais coisa menos coisa - continuará a haver potencial para acumulados orográficos relevantes nos Grs. Central e Oriental (os ventos não estarão muito intensos). Claro que haverão locais mais beneficiados do que outros. Em S. Miguel (valores muito inflacionados devido ao dia de muita ventania - 30/10):

QXmIRgO.png


---

No que concerne à Madeira, o IPMA já emitiu aviso amarelo.

---

Em PDL chove de vez em quando. Há pouco pareceu-me ouvir uma granizada muito breve.
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: TekClub e lserpa

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
Eumetsat, 15h UTC:

9tqTRie.jpg


A atividade da frente aumentou significativamente nas últimas horas. Há um 'borbulhar' constante de células. Já houve raios. O cisalhamento significativo está a 'entortar' as células (à direita na imagem), daí as grandes 'cabeleiras' no satélite:

Fo2sk02.jpg


Resta saber se alguém vê - e grava/publica - alguma tromba ou nuvem-funil. O tefigrama do Funchal de hoje mostrava um CAPE a rondar os 600. É preciso mais que isso. O GFS mostra o dobro. Certamente haverá isso nas redondezas das ilhas.

Boa parte das câmaras do NetMadeira não são muito úteis em ver as condições atmosféricas. Mas algumas mostram aguaceiros aparentemente significativos.

No tempo que demorei a escrever esta publicação, a célula do Caniçal dissipou-se:

cAcVM02.jpg


Estas condições permanecerão assim durante o resto do dia de hoje.
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: TekClub