Seguimento Açores e Madeira - Outubro 2009

S.Miguel-Azores

Nimbostratus
Registo
14 Ago 2009
Mensagens
716
Local
Ginetes - Zona Oeste de São Miguel. 350-400 m
re: Seguimento Açores e Madeira - Setembro 2009

voçês querem tudo para aí que até ficaram com as trovoadas todas, esganados. lol;)

loool.. :lol::lol:

Tás a ver? Até o clima não nos larga da mão ehehehehe... tou a brincar ;)

N te preocupes q vcs tb vão ter o vosso quinhão.

Neste momento continuam os relâmpagos e chove ainda com intensidade moderada a forte.

Temperatura está a 17º (realmente está frio desde que começou a tempestade eléctrica)

Pressão: 1004 hPa

Humidade: 94%
 


Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
re: Seguimento Açores e Madeira - Setembro 2009

Esse olho está bem alimentado por água quente, que atinge e até ultrapassa os clássicos tempestuosos 27ºc a dar início à transição de estação.

No diagrama de fases não tem tanto, eles tem a depressão agora a entrar no intervalo dos 23/25ºC, que seria a água mais quente que apanharia durante o próximo dia a rondar provavelmente os 23ºC.

sst.gif
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,208
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
re: Seguimento Açores e Madeira - Setembro 2009

Das 23h às 23h59, a estação meteorológica do Projecto CLIMAAT, recolheu 5,4mm.



No entanto, trata-se de uma estação praticamente dentro de água, sem qualquer influência do relevo da ilha.


A EMA de P.Delgada, acumulou 3,6mm no período entre as 22h e as 23h.
 

S.Miguel-Azores

Nimbostratus
Registo
14 Ago 2009
Mensagens
716
Local
Ginetes - Zona Oeste de São Miguel. 350-400 m
re: Seguimento Açores e Madeira - Setembro 2009

Pois mas lá está, em Ponta Delgada chove sempre menos porque é uma zona mais baixa, porque se fossemos a registar a quantidade de precipitação nos diferentes locais da ilha não tenhas duvidas que haveriam enormes disparidades.
Por exemplo se o que choveu aqui na minha zona num curto espaço de tempo foi capaz de fazer uma ribeira aumentar o seu caudal, imagino que se caisse em Ponta Delgada a mesma quantidade de pluviosidade que aqui caiu, Ponta Delgada estaria practicamente inundada como já aconteceu em anos anteriores.
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
re: Seguimento Açores e Madeira - Setembro 2009

No diagrama de fases não tem tanto, eles tem a depressão agora a entrar no intervalo dos 23/25ºC, que seria a água mais quente que apanharia durante o próximo dia a rondar provavelmente os 23ºC.

sst.gif


Vince esse mapa é o quê? Indica a deslocação do olho da tempestade e o seu possível trajecto, mas o mapa que coloquei, penso que tem maior resolução e rigor, a nível de temperaturas. E sim, ao que parece o olho da tempestade está um bocado ao lado da zona referida por mim, embora contudo eu veja massas de ar a saírem de lá e a subir.

 

mcpa

Cumulus
Registo
6 Ago 2009
Mensagens
141
Local
Ponta Delgada, S. Miguel, Açores
Re: Seguimento Açores e Madeira - Setembro 2009

Bem... nem tenho palavras para descrever o que se passou esta noite aqui em S. Miguel...

A chuva era torrencial... Uma tempestade eléctrica como já não via há muitos anos e vento, tudo há mistura... LINDO LINDO LINDO

Neste momento continua a chover mas já não com tanta intensidade e continua a trovejar...

ESPECTACULO:thumbsup::thumbsup:
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,208
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Re: Seguimento Açores e Madeira - Setembro 2009

Pois mas lá está, em Ponta Delgada chove sempre menos porque é uma zona mais baixa, porque se fossemos a registar a quantidade de precipitação nos diferentes locais da ilha não tenhas duvidas que haveriam enormes disparidades.
Por exemplo se o que choveu aqui na minha zona num curto espaço de tempo foi capaz de fazer uma ribeira aumentar o seu caudal, imagino que se caisse em Ponta Delgada a mesma quantidade de pluviosidade que aqui caiu, Ponta Delgada estaria practicamente inundada como já aconteceu em anos anteriores.

Sim!
Basta comparar os valores de precipitação médios anuais na ilha para se ter essa ideia.
No lugar onde moras, a 300m de altitude, a precipitação média anual ronda os 1400mm. Em Ponta Delgada, e nomeadamente onde está a estação do CLIMAAT, a precipitação é inferior a 1000mm anuais.

 

Hazores

Nimbostratus
Registo
11 Out 2008
Mensagens
1,713
Local
AGH,terceira,açores
Re: Seguimento Açores e Madeira - Setembro 2009

Bem... nem tenho palavras para descrever o que se passou esta noite aqui em S. Miguel...

A chuva era torrencial... Uma tempestade eléctrica como já não via há muitos anos e vento, tudo há mistura... LINDO LINDO LINDO

Neste momento continua a chover mas já não com tanta intensidade e continua a trovejar...

ESPECTACULO:thumbsup::thumbsup:

podiam era ter tirado algumas fotos para nós vermos.

eu estou como o algarvio1980, ele diz que o norte é que fica sempre com tudo; eu digo que são miguel´que fica com tudo:sad::sad:

por aqui já chove mas muito fraquinho e lá de vez enquando faz uma ou outra rajada de vento mais forte mas nada de especial....
 

S.Miguel-Azores

Nimbostratus
Registo
14 Ago 2009
Mensagens
716
Local
Ginetes - Zona Oeste de São Miguel. 350-400 m
Re: Seguimento Açores e Madeira - Setembro 2009

Bem... nem tenho palavras para descrever o que se passou esta noite aqui em S. Miguel...

A chuva era torrencial... Uma tempestade eléctrica como já não via há muitos anos e vento, tudo há mistura... LINDO LINDO LINDO

Neste momento continua a chover mas já não com tanta intensidade e continua a trovejar...

ESPECTACULO:thumbsup::thumbsup:

É verdade!
Nem me fales amigo!
Foi uma tempestade violenta.
Ainda chove e troveja pelo menos aqui nos meus lados..As trovoadas e a chuva continuam...
É o que eu digo.. quando começa a chover em S.Miguel nc mais pára... Sempre foi assim...Parece que temos mel para o mau tempo colar-se em nós loool ;)

Imagino como deve d ter chovido para o Nordeste ou para as Furnas?? No Pico da Vara então.. ui ui ui....
Nem quero imaginar..E aí em Santo António Além Capelas como é que foi?????
Aqui a chuva foi tanta que a ribeira ao lado da minha freguesia (Ribeira do Ferreiro), chegou à Várzea....
 

mcpa

Cumulus
Registo
6 Ago 2009
Mensagens
141
Local
Ponta Delgada, S. Miguel, Açores
Re: Seguimento Açores e Madeira - Setembro 2009

É verdade!
Nem me fales amigo!
Foi uma tempestade violenta.
Ainda chove e troveja pelo menos aqui nos meus lados..As trovoadas e a chuva continuam...
É o que eu digo.. quando começa a chover em S.Miguel nc mais pára... Sempre foi assim...Parece que temos mel para o mau tempo preferir-nos loool ;)

Imagino como deve d ter chovido para o Nordeste ou para as Furnas?? No Pico da Vara então.. ui ui ui....
Nem quero imaginar..E aí em Santo António Além Capelas como é que foi?????
Aqui a chuva foi tanta que a ribeira ao lado da minha freguesia (Ribeira do Ferreiro), chegou à Várzea....

Em Santo Antonio não sei porque tava numa festa nos Remédios da Bretanha, numa daquelas tendas grandes que costumam montar para dar festas...

Mas houve bocados que a coisa ficou feia...
 

S.Miguel-Azores

Nimbostratus
Registo
14 Ago 2009
Mensagens
716
Local
Ginetes - Zona Oeste de São Miguel. 350-400 m
re: Evento Esp. «Isabel» / TS "Grace": Açores e Madeira # Chuva e Trovoadas - Out. 2009

Ainda n parou de dar trovoada...
Impressionante mesmo :eek::eek::eek:
 

S.Miguel-Azores

Nimbostratus
Registo
14 Ago 2009
Mensagens
716
Local
Ginetes - Zona Oeste de São Miguel. 350-400 m
re: Evento Esp. «Isabel» / TS "Grace": Açores e Madeira # Chuva e Trovoadas - Out. 2009

Continuou a chover forte e a trovoada parece que não quer dar tréguas...
Pó lado de Santa Maria vê-se raios a atingirem o mar... Espectáculo páh :) :)