Seguimento Açores e Madeira - Outubro 2009



S.Miguel-Azores

Nimbostratus
Registo
14 Ago 2009
Mensagens
716
Local
Ginetes - Zona Oeste de São Miguel. 350-400 m
re: Evento Esp. «Isabel» / TS "Grace": Açores e Madeira # Chuva e Trovoadas - Out. 2009

Neste momento em Ponta Delgada:

0008.jpg


Algumas nuvens de desenvolvimento vertical seguidas umas atrás das outras a alternar com periodos de abertas.
A instabilidade permanece.


P.S. Não te preocupes porque geralmente quando os Açores começam com mau tempo a valer a Madeira e o Continente seguem-se.

Não desesperes lool :thumbsup:
 

S.Miguel-Azores

Nimbostratus
Registo
14 Ago 2009
Mensagens
716
Local
Ginetes - Zona Oeste de São Miguel. 350-400 m
re: Evento Esp. «Isabel» / TS "Grace": Açores e Madeira # Chuva e Trovoadas - Out. 2009

Fortes e espessas nuvens poderosas de grande expressão em altitude com formato de bigorna e de cor preta a azulada escura, aproximam-se vindas do mar para a zona oeste de S.Miguel.
Agora é que vem festa outra vez :lol:
Quero ver se consigo tirar foto às descargas eléctricas...
O olho da depressão está entre o Grupo Central e S.Miguel... agora é que vem pancadaria lool :)

Estranho porque a pressão parece que vai descer mais...
 

Lightning

Cumulonimbus
Registo
25 Jul 2008
Mensagens
4,114
Local
Algures
re: Evento Esp. «Isabel» / TS "Grace": Açores e Madeira # Chuva e Trovoadas - Out. 2009

o anticiclone é tao amigo dos açores...:lmao:

O problema é que é amigo dos Açores mas nosso inimigo. Se isto continua assim, qualquer dia o meio de transporte mais usado em Portugal é o camelo... :lmao:

S.Miguel-Azores, venham de lá essas fotos. :)

:semfotos:
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
re: Evento Esp. «Isabel» / TS "Grace": Açores e Madeira # Chuva e Trovoadas - Out. 2009

os senhores do NHC:
1. SHOWER ACTIVITY HAS INCREASED NEAR THE CENTER OF A NON-TROPICAL
LOW PRESSURE AREA MOVING NORTHWARD THROUGH THE CENTRAL AZORES
ISLANDS. DEVELOPMENT OF THIS SYSTEM IS NOT ANTICIPATED...AND THERE
IS A LOW CHANCE...LESS THAN 30 PERCENT...OF THIS SYSTEM BECOMING A
SUBTROPICAL OR TROPICAL CYCLONE DURING THE NEXT 48 HOURS.

ELSEWHERE...TROPICAL CYCLONE FORMATION IS NOT EXPECTED DURING THE
NEXT 48 HOURS.
 

S.Miguel-Azores

Nimbostratus
Registo
14 Ago 2009
Mensagens
716
Local
Ginetes - Zona Oeste de São Miguel. 350-400 m
re: Evento Esp. «Isabel» / TS "Grace": Açores e Madeira # Chuva e Trovoadas - Out. 2009

As células parece q se estão a reagruparem todas no horizonte do mar e raios eléctricos são visíveis daqui da minha casa para o mar, mas os raios estão lá ao fundo. Da minha casa vê-se bem pk tou numa altitude de 350 m.
Neste momento chove que é coisa feia aqui na zona oeste mas trovoada só no mar... ainda!

Mais tempestades eléctricas como aquela que fustigou ontem à noite S.Miguel estão previstas para sábado e Domingo próximo.
Daqui a pc vou ver o boletim do tempo da RTP-Açores e já vos digo mais alguma coisa ;)
 

S.Miguel-Azores

Nimbostratus
Registo
14 Ago 2009
Mensagens
716
Local
Ginetes - Zona Oeste de São Miguel. 350-400 m
re: Evento Esp. «Isabel» / TS "Grace": Açores e Madeira # Chuva e Trovoadas - Out. 2009

Acabei de ver o boletim meteorológico na RTP-Açores e as condições de forte instabilidade nos Açores irão continuar pelo menos até Domingo com a depressão praticamente estacionária sobre o arquipélago.
Segundo o meteorologista o mau tempo irá agravar de novo com a passagem de mais uma linha de instabilidade (possivelmente eléctrica) dentro das próximas 48h.

Nas ultimas horas choveram:

Pico - 13mm

Terceira - 3mm

S.Miguel - 16mm

S.Maria - 13mm

Vê-se bem que a precipitação foi mais elevada no Grupo Oriental, possivelmente devido à passagem da tempestade eléctrica da noite passada.
 

S.Miguel-Azores

Nimbostratus
Registo
14 Ago 2009
Mensagens
716
Local
Ginetes - Zona Oeste de São Miguel. 350-400 m
re: Evento Esp. «Isabel» / TS "Grace": Açores e Madeira # Chuva e Trovoadas - Out. 2009

os senhores do NHC:
1. SHOWER ACTIVITY HAS INCREASED NEAR THE CENTER OF A NON-TROPICAL
LOW PRESSURE AREA MOVING NORTHWARD THROUGH THE CENTRAL AZORES
ISLANDS. DEVELOPMENT OF THIS SYSTEM IS NOT ANTICIPATED...AND THERE
IS A LOW CHANCE...LESS THAN 30 PERCENT...OF THIS SYSTEM BECOMING A
SUBTROPICAL OR TROPICAL CYCLONE DURING THE NEXT 48 HOURS.

ELSEWHERE...TROPICAL CYCLONE FORMATION IS NOT EXPECTED DURING THE
NEXT 48 HOURS.

Sim aumentou um pouco e neste momento eles realmente dão um alerta amarelo mas sinceramente na minha mais humilde opinião, este sistema não tem capacidade para ir muito mais além devido à temperatura das águas.
A meu ver esta depressão tem os seus dias contados...

atl12cf267a.jpg
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,209
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
re: Evento Esp. «Isabel» / TS "Grace": Açores e Madeira # Chuva e Trovoadas - Out. 2009

Nas ultimas horas choveram:

Pico - 13mm

Terceira - 3mm

S.Miguel - 16mm

S.Maria - 13mm

Vê-se bem que a precipitação foi mais elevada no Grupo Oriental, possivelmente devido à passagem da tempestade eléctrica da noite passada.

Estranho terem dito "nas últimas horas".
Até porque só esta tarde a EMA do Pico já acumulou para cima de 60mm.

Precipitação nas Ilhas nas duas últimas horas:



 

Hazores

Nimbostratus
Registo
11 Out 2008
Mensagens
1,713
Local
AGH,terceira,açores
re: Evento Esp. «Isabel» / TS "Grace": Açores e Madeira # Chuva e Trovoadas - Out. 2009

Nas ultimas horas choveram:

Pico - 13mm

Terceira - 3mm

S.Miguel - 16mm

S.Maria - 13mm

Vê-se bem que a precipitação foi mais elevada no Grupo Oriental, possivelmente devido à passagem da tempestade eléctrica da noite passada.


tens de ter em atenção que essa precipitação foi a registada das 12h de ontem às 12h de hoje.


neste momento na ila terceira o vento já se faz sentir com alguma intensidade.
 

S.Miguel-Azores

Nimbostratus
Registo
14 Ago 2009
Mensagens
716
Local
Ginetes - Zona Oeste de São Miguel. 350-400 m
re: Evento Esp. «Isabel» / TS "Grace": Açores e Madeira # Chuva e Trovoadas - Out. 2009

Estranho terem dito "nas últimas horas".
Até porque só esta tarde a EMA do Pico já acumulou para cima de 60mm.

Precipitação nas Ilhas nas duas últimas horas:




Talvez esses dados venham a acumular com os de amanhã e aí somam-se os resultados uma vez que os dados de chuva no Faial e Pico foram esse fim de tarde não sei ... mas realmente é meio confuso :huh::huh:
 

S.Miguel-Azores

Nimbostratus
Registo
14 Ago 2009
Mensagens
716
Local
Ginetes - Zona Oeste de São Miguel. 350-400 m
re: Evento Esp. «Isabel» / TS "Grace": Açores e Madeira # Chuva e Trovoadas - Out. 2009

tens de ter em atenção que essa precipitação foi a registada das 12h de ontem às 12h de hoje.


neste momento na ila terceira o vento já se faz sentir com alguma intensidade.

Exacto tens razão.. Até porque depois de feitas as 12h continuou a chover de maneira diferente em alguns locais.
 

S.Miguel-Azores

Nimbostratus
Registo
14 Ago 2009
Mensagens
716
Local
Ginetes - Zona Oeste de São Miguel. 350-400 m
re: Evento Esp. «Isabel» / TS "Grace": Açores e Madeira # Chuva e Trovoadas - Out. 2009

O telejornal regional dos Açores acabou de dar um comunicado de alerta para mau tempo com trovoadas frequentes e dispersas e chuvas intensas a começar esta noite nas ilhas dos Açores!
Neste momento a humidade é elevada e a noite apresenta-se com uma calma aparente...
 

Lightning

Cumulonimbus
Registo
25 Jul 2008
Mensagens
4,114
Local
Algures
re: Evento Esp. «Isabel» / TS "Grace": Açores e Madeira # Chuva e Trovoadas - Out. 2009

O telejornal regional dos Açores acabou de dar um comunicado de alerta para mau tempo com trovoadas frequentes e dispersas e chuvas intensas a começar esta noite nas ilhas dos Açores!
Neste momento a humidade é elevada e a noite apresenta-se com uma calma aparente...

A bonança antes da tempestade... :p :D

Conseguiste algumas fotos?
 

S.Miguel-Azores

Nimbostratus
Registo
14 Ago 2009
Mensagens
716
Local
Ginetes - Zona Oeste de São Miguel. 350-400 m
re: Evento Esp. «Isabel» / TS "Grace": Açores e Madeira # Chuva e Trovoadas - Out. 2009

A bonança antes da tempestade... :p :D

Conseguiste algumas fotos?

N consegui amigo. Os relâmpagos estavam muito ao horizonte no mar e a minha máquina não tem assim tanta potência para uma boa nitidez. O espectáculo só mesmo ao vivo. Posso te dizer se te serve de consolo que foi bonito de se ver da altitude do meu quintal (praí uns 300 e tal metros), as descargas umas atrás das outras no mar.


Quero ver com o agravar do tempo já para essa madrugada se csg tirar umas boas. Ontem à noite foi um espectáculo unico e lindo de se ver com a passagem do temporal por S.Miguel. Foi LINDO LINDO mas ao mesmo tempo meio assustador pk as trovoadas estavam mto baixas e o barulho era tanto q as casas de pedra mais antigas (como a minha) estremeciam todas e os vidros do meu quarto parecia que se iam partir. Foi forte ontem à noite!

A ver o que se segue para esta noite :D