Seguimento Açores e Madeira - Outubro 2013

LMCG

Cumulus
Registo
28 Dez 2009
Mensagens
479
Local
Ponta Delgada
Boas Pessoal,

Acabo de chegar das Lajes do Pico, estou neste momento na Madalena... foi chuva todo o caminho!
Durante a tarde ouviu-se trovoada nas Lajes.

Luís Guilherme.
 


Duarte Sousa

Moderação
Registo
8 Mar 2011
Mensagens
6,694
Local
Loures
22:37 locais:

1375983_667619793263022_1638761389_n.jpg


Facebook IPMA - Delegação Regional dos Açores
 

Afgdr

Cumulonimbus
Registo
28 Set 2011
Mensagens
2,129
Local
Lagoa - São Miguel, Açores
Boa noite!

Sigo com céu pouco nublado e vento moderado.

Hoje o dia foi marcado por céu muito nublado a encoberto com poucas abertas. A chuva que caiu pela manhã foi moderada a forte mas de pouca duração.



Continuação de uma boa terça-feira.
 

Kamikaze

Cumulus
Registo
14 Mai 2012
Mensagens
317
Local
Angra do Heroísmo - Terceira - Açores
Boa noite,

Tenho acompanhado, durante todo o dia, os relatos que todos têm feito através desta plataforma e a imagem de radar postada pelo Duarte Sousa confirma que, como ontem escreveu o Hazores, desta vez vai ser a sério...

Além disso, neste momento, está em vigor um alerta Laranja para o Grupo Central das 00H00 às 06H00.

Lembrem-se: A protecção civil começa na casa de cada um.

Cumps,


P.S. - Vai ser noite para dormir de alerta e com sono leve.:D
 

Afgdr

Cumulonimbus
Registo
28 Set 2011
Mensagens
2,129
Local
Lagoa - São Miguel, Açores
Vigora um Aviso Laranja para o Grupo Central devido a precipitação pontualmente forte.


AVISO METEOROLÓGICO 104/2013

O Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA) informa que o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) emitiu o seguinte aviso: Na sequência do comunicado anterior, emite-se:

*** PARA O GRUPO CENTRAL ***
--- Aviso LARANJA referente a:
PRECIPITAÇÃO No período entre as 00UTC de 2013-10-09 e as 07UTC de 09-10-2013


8uGnraz.png


D5SMfXJ.png
 

Azor

Nimbostratus
Registo
8 Out 2011
Mensagens
1,477
Local
Ilha de São Miguel - Açores (Eiras Velhas)
É...

Parece que vem animação nos próximos dias para os 3 grupos, e com direito a "banda filarmónica" e tudo...

Afgdr as previsões dão igualmente chuva e possibilidade de trovoadas para o Grupo Oriental. Nunca me fio muito no AROME...waist of time :buh:
 

Kamikaze

Cumulus
Registo
14 Mai 2012
Mensagens
317
Local
Angra do Heroísmo - Terceira - Açores
Kamikaze, podes consultar estas cartas em http://www.ipma.pt/pt/otempo/prev.numerica/.

Choveu hoje por aí?

Entretanto, o AROME não modela nada de significativo para o Grupo Oriental. Estas são as previsões para quinta-feira.


zJMvXBB.gif


j350vfx.gif


lrUhK1S.gif

Desde já, merci pelos links.

Por aqui tudo calmo. Não chove na costa Sul/Sueste nem na baixa de Angra do Heroísmo. O vento permanece moderado e a ondulação alterosa de Sul.

Pelo imapweather parece que a coisa perde força.

Cumps,
 

Afgdr

Cumulonimbus
Registo
28 Set 2011
Mensagens
2,129
Local
Lagoa - São Miguel, Açores
É...

Parece que vem animação nos próximos dias para os 3 grupos, e com direito a "banda filarmónica" e tudo...

Afgdr as previsões dão igualmente chuva e possibilidade de trovoadas para o Grupo Oriental. Nunca me fio muito no AROME...waist of time :buh:

O Grupo Oriental fica sempre a ver navios... :lol: As ilhas do Grupo Central, à exceção da Terceira, devem ter registado bons acumulados ontem.

Esperemos que sim. A previsão descritiva do IPMA indica isso. Vamos ver o evoluir da situação. Já tenho saudades de umas trovoadas. :D
 

Azor

Nimbostratus
Registo
8 Out 2011
Mensagens
1,477
Local
Ilha de São Miguel - Açores (Eiras Velhas)
O Grupo Oriental fica sempre a ver navios... :lol: As ilhas do Grupo Central, à exceção da Terceira, devem ter registado bons acumulados ontem.

Esperemos que sim. A previsão descritiva do IPMA indica isso. Vamos ver o evoluir da situação. Já tenho saudades de umas trovoadas. :D

Não é verdade Afgdr.
Há muita vez que somos nós que apanhamos com tudo e o resto do arquipélago nada.

Acontece é que desta vez, há um bloqueio com maior actividade em Santa Maria, S. Miguel e Terceira. Para tu veres que hoje até no Grupo Central, enquanto chovia e trovejava no Faial, Pico e S. Jorge, na Terceira nem tinha caído uma unica pinga de água.

Mas a tendência é do bloqueio romper e a frente avançar pelo resto do arquipélago, mas penso que não deve chegar à Madeira. Deve morrer pelo caminho porque a alta está ainda muito forte na região madeirense.
 

Afgdr

Cumulonimbus
Registo
28 Set 2011
Mensagens
2,129
Local
Lagoa - São Miguel, Açores
Não é verdade Afgdr.
Há muita vez que somos nós que apanhamos com tudo e o resto do arquipélago nada.

Acontece é que desta vez, há um bloqueio com maior actividade em Santa Maria, S. Miguel e Terceira. Para tu veres que hoje até no Grupo Central, enquanto chovia e trovejava no Faial, Pico e S. Jorge, na Terceira nem tinha caído uma unica pinga de água.

Mas a tendência é do bloqueio romper e a frente avançar pelo resto do arquipélago, mas penso que não deve chegar à Madeira. Deve morrer pelo caminho porque a alta está ainda muito forte na região madeirense.

Estava a referir-me aos últimos tempos... Claro que sei que nós apanhamos às vezes mais do que as restantes ilhas. Mas também é verdade que, desde o início do Verão, o que choveu por cá não significou praticamente nada.

Estou farto deste anticiclone... É só cristas anticiclónicas ou o próprio anticiclone por cima dos Açores. :lol: