Seguimento Açores e Madeira - Outubro 2013

Azor

Nimbostratus
Registo
8 Out 2011
Mensagens
1,477
Local
Ilha de São Miguel - Açores (Eiras Velhas)
Estava a referir-me aos últimos tempos... Claro que sei que nós apanhamos às vezes mais do que as restantes ilhas. Mas também é verdade que, desde o início do Verão, o que choveu por cá não significou praticamente nada.

Estou farto deste anticiclone... É só cristas anticiclónicas ou o próprio anticiclone por cima dos Açores. :lol:

Sim, realmente já enjoa!

Mas,tranquilo my friend...

O anticiclone aqui nos Açores já tem os seus dias contados. GFS e ECM estão os dois unânimes em relação a isso.

Olhos a postos nos céus para as próximas horas ;)
 


Kamikaze

Cumulus
Registo
14 Mai 2012
Mensagens
317
Local
Angra do Heroísmo - Terceira - Açores
Fui tomar conta do tempo "lá fora" e os únicos pingos de água são de ressalga marítima (ou salmoura consoante a zona do país). O vento continua de Sul moderado e o mar continua bastante alteroso com ondulação também de Sul.

Olhando para o céu e para o horizonte, até agora, nada de "flash's".

Se acontecer algo, aqui reportarei.

Cumps,
 

Kamikaze

Cumulus
Registo
14 Mai 2012
Mensagens
317
Local
Angra do Heroísmo - Terceira - Açores
Bom dia,

A noite só por volta das 5 da matina "aqueceu". Acordei com uma valente chuvada (apesar de não ser torrencial). A mesma tem continuado on/off até agora, com períodos mais intensos. Por exemplo, neste momento chove abundantemente, mas, pelas imagens do eumetsat e do imapweather, parece que vem aí um arraial de pancadaria...

Mais uma vez, cuidem-se e protejam-se. A si, aos vossos familiares e aos vossos animais. A protecção civil começa na casa de cada um.

gy0AA1w9WxHAD


Cumps,
 

Hazores

Nimbostratus
Registo
11 Out 2008
Mensagens
1,713
Local
AGH,terceira,açores
Boa tarde,

Por Angra agora não chove, estive de manhã na praia e chovia abundantemente, estando as estradas com alguma sujidade, pois esta é a primeira chuvada a sério desde que o verão terminou...

Parece segundo as imagens de satélite, que vamos ter muita animação durante a tarde, principalmente nas ilhas terceira e são miguel...

http://oiswww.eumetsat.org/IPPS/html/MSG/PRODUCTS/MPE/WESTATLANTIC/index.htm
 

Afgdr

Cumulonimbus
Registo
28 Set 2011
Mensagens
2,130
Local
Lagoa - São Miguel, Açores
Boa tarde!

Sigo com céu encoberto e vento moderado de SE. Já caíram uns pingos...

Vigora um Aviso Laranja para o Grupo Central e um Aviso Amarelo para os Grupos Ocidental e Oriental ambos devido a precipitação pontualmente forte e um outro Aviso Amarelo para todo o arquipélago devido a trovoada.


AVISO METEOROLÓGICO 106/2013

O Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA) informa que o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) emitiu o seguinte aviso: Na sequência do comunicado anterior e, tendo em conta o agravamento das condições meteorológicas, emite-se:

*** PARA O GRUPO ORIENTAL ***
--- Aviso AMARELO referente a:
PRECIPITAÇÃO No período entre as 12UTC de 2013-10-09 e as 03UTC de 10-10-2013
TROVOADA No período entre as 12UTC de 2013-10-09 e as 03UTC de 10-10-2013

*** PARA O GRUPO CENTRAL ***
--- Aviso LARANJA referente a:
PRECIPITAÇÃO No período entre as 12UTC de 2013-10-09 e as 18UTC de 09-10-2013
--- Aviso AMARELO referente a:
TROVOADA No período entre as 12UTC de 2013-10-09 e as 18UTC de 09-10-2013

*** PARA O GRUPO OCIDENTAL ***
--- Aviso AMARELO referente a:
PRECIPITAÇÃO No período entre as 12UTC de 2013-10-09 e as 03UTC de 10-10-2013
TROVOADA No período entre as 12UTC de 2013-10-09 e as 03UTC de 10-10-2013


7OTHRFu.png


0OEWYtq.png


OptjkBQ.png


3g0PJzG.png





Continuação de uma boa quarta-feira.
 

Kamikaze

Cumulus
Registo
14 Mai 2012
Mensagens
317
Local
Angra do Heroísmo - Terceira - Açores
Até por volta das 15H30, choveu durante largos períodos de forma torrencial. De facto, estou curioso para ver os números.

Como diz o Azor, estou à espera é de ver a "banda filarmónica união e progresso ribombardense" e o seu espectáculo pirotécnico. :D
A ver se durante a noite tenho mais sorte...

Cumps,