Seguimento Açores e Madeira - Setembro 2012

Kamikaze

Cumulus
Registo
14 Mai 2012
Mensagens
317
Local
Angra do Heroísmo - Terceira - Açores
Santas manhãs para todos,

Durante toda a noite, na zona onde me encontro (costa Sul/Sueste), foram visíveis enormes descargas eléctricas a Sudoeste. Um espectáculo belo, mas, tal como um filme mudo, sem som.
Ao acordar fui dar mais uma vista de olhos e a situação continua. Suponho que deverá estar a ocorrer forte actividade convectiva por aqueles lados.

Neste momento, está em vigor um Alerta Amarelo para o Grupo Oriental relativamente a chuva forte e trovoadas.
Para os restantes grupos não há alertas, mas é sempre bom ficar com olhos e ouvidos bem abertos.


E, por favor, diminuam o tamanho das fotos do Spot Azores. Estou, neste momento, em frente a um monitor de 21 polegadas e, mesmo assim, atrapalha de sobremaneira a visualização da página.

Vamos a ver no que isto dá...

Cordiais e respeitosos cumprimentos,
 


Kamikaze

Cumulus
Registo
14 Mai 2012
Mensagens
317
Local
Angra do Heroísmo - Terceira - Açores
Renovados votos de bons dias,

Neste momento (e como esqueci-me de referir as condições meteorológicas na minha zona), o céu apresenta-se muito nublado e choveu abundantemente durante alguns minutos. Já soou, igualmente, um trovão bem audível e o vento (fresco) sopra do quadrante de oeste.

Cumprimentos,
 

Afgdr

Cumulonimbus
Registo
28 Set 2011
Mensagens
2,129
Local
Lagoa - São Miguel, Açores
Bom dia!

Relativamente ao dia de ontem, o tempo esteve agradável embora de tarde tenha havido registos de precipitação pouco significativa.

Relativamente ao dia de hoje, o dia começou com chuva intensa e trovoada por vezes forte. Atualmente o Grupo Oriental encontra-se em Alerta Amarelo
icon15.gif
devido a chuva/aguaceiros e trovoada frequente e dispersa. Por agora o tempo encontra-se ainda desagradável com chuva e alguma trovoada (por enquanto está mais calmo).

Temperatura do ar: 22ºC
Vento: A rondar os 42 km/h de Oés-Noroeste (Fresco)

aT8qw.jpg


Local: Lagoa (São Miguel)



Alerta Amarelo - Grupo Oriental
h9LsX.png
 

Kamikaze

Cumulus
Registo
14 Mai 2012
Mensagens
317
Local
Angra do Heroísmo - Terceira - Açores
O tempo mudou num instante! Neste momento, na Lagoa, a chuva e a trovoada acabaram e o sol "aparece" e "desaparece".

Mas vai voltar a chover ainda hoje aí em São Miguel. Se as minhas contas não me falham, provavelmente daqui a uma hora (até menos) o céu voltará a "fechar" e vai chover mais um pouco. Penso que não muito. (Falta um radar!:angry:)

Também acredito que a valente chuvada que caiu esta manhã por aqui e, certamente, no Pico não voltará a acontecer.

O sol também está a espreitar por estes lados...

Bom almoço,
 

Afgdr

Cumulonimbus
Registo
28 Set 2011
Mensagens
2,129
Local
Lagoa - São Miguel, Açores
Mas vai voltar a chover ainda hoje aí em São Miguel. Se as minhas contas não me falham, provavelmente daqui a uma hora (até menos) o céu voltará a "fechar" e vai chover mais um pouco. Penso que não muito. (Falta um radar!:angry:)

Também acredito que a valente chuvada que caiu esta manhã por aqui e, certamente, no Pico não voltará a acontecer.

O sol também está a espreitar por estes lados...

Bom almoço,

Kamikaze acertaste em cheio! Por aqui já choveu mais uma vez. Já parou... vamos lá ver como vai ser o resto do dia ;)
 

jonhfx

Cumulus
Registo
26 Set 2008
Mensagens
409
Local
Madeira-Calheta
Boa tarde.
Temperatura máxima: 26ºC, mínima 17,4ºc Hr 93%
Acabou de cair um aguaceiro, 2,7 mm e pela nebulosidade parece que vêm mais a caminho. :thumbsup:
 

Azor

Nimbostratus
Registo
8 Out 2011
Mensagens
1,477
Local
Ilha de São Miguel - Açores (Eiras Velhas)
Boa noite

Previsão do último boletim dos Açores prevê trovoadas e aguaceiros pontualmente fortes pelo menos até 5 feira para os Grupos Oriental e Central dos Açores.

Pela minha zona hoje depois de chuva intensa e trovoada durante a parte da manhã, o dia alternou entre algumas abertas e o muito encoberto com ocorrência até de alguns aguaceiros esporádicos. Registaram-se 13 mm em S. Miguel só em 3 horas.

De momento a tendência é novamente para piorar agora para a noite.

Cumps
 

Afgdr

Cumulonimbus
Registo
28 Set 2011
Mensagens
2,129
Local
Lagoa - São Miguel, Açores
Boa noite

Previsão do último boletim dos Açores prevê trovoadas e aguaceiros pontualmente fortes pelo menos até 5 feira para os Grupos Oriental e Central dos Açores.

Pela minha zona hoje depois de chuva intensa e trovoada durante a parte da manhã, o dia alternou entre algumas abertas e o muito encoberto com ocorrência até de alguns aguaceiros esporádicos. Registaram-se 13 mm em S. Miguel só em 3 horas.

De momento a tendência é novamente para piorar agora para a noite.

Cumps


Boa noite a todos! ;)

Confirmo o que o Azor refere em cima e acrescento que a noite por enquanto está agradável. :)

f9E81.jpg
 

Hazores

Nimbostratus
Registo
11 Out 2008
Mensagens
1,690
Local
AGH,terceira,açores
Boa noite,

pela zona oeste da ilha terceira, algum vento e chove de quando em vez, tempo de outono....

segundo o gfs a instabilidade deve continuar no arquipélago durante toda a semana, sendo quinta feira o pior dia, vamos aguardar e ver qual o posicionamento que a depressão irá tomar...
 

Hazores

Nimbostratus
Registo
11 Out 2008
Mensagens
1,690
Local
AGH,terceira,açores
Boa tarde,

novo alerta amarelo emitido para a precipitação e trovoada para os grupos oriental e Central dos Açores

Instituto de Meteorologia - Avisos Açores
Acores - G. Oriental

Amarelo
Trovoada
Válido entre 2012-09-11 14:00:00 e 2012-09-12 01:59:59 (hora UTC)

Amarelo
Precipitação
Válido entre 2012-09-11 17:00:00 e 2012-09-12 04:59:59 (hora UTC)

Acores - G. Central
Amarelo
Precipitação
Válido entre 2012-09-11 14:00:00 e 2012-09-12 01:59:59 (hora UTC)

Amarelo
Trovoada
Válido entre 2012-09-11 14:00:00 e 2012-09-12 01:59:59 (hora UTC)

Este email não dispensa a consulta da informação publicada no sítio de internet do Instituto de Meteorologia, I.P..
Mais informação sobre os avisos no portal do Instituto de Meteorologia