Seguimento Açores e Madeira - Setembro 2012



vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,481
Local
Estarreja
E pra quando esse resto de furacão na Madeira?

Trata-se de uma saída isolada de um modelo e ainda por cima a mais de uma semana, pelo que não se deve ainda valorizar. É comum, sobretudo em alturas de transição de estação os modelos "verem estas coisas", é uma época de grande volatilidade destes e por isso devem ser analisados com cautelas.
 

icewoman

Nimbostratus
Registo
15 Dez 2009
Mensagens
720
Local
funchal
E pra quando esse resto de furacão na Madeira?




Nao sei o porque de ser ..um resto de furacão , penso eu ou é um ou não é..de certeza que vai ter um titulo mas adequado que "resto"

Oxala que esta situaçao altere-se pois pode ser uma situaçao bem complicada ( depende da instensidade)..
 

Hazores

Nimbostratus
Registo
11 Out 2008
Mensagens
1,713
Local
AGH,terceira,açores
Bom dia,

por AGH o tempo apresenta-se com abertas durante mais tempo, mas com aguaceiros, o vento está aumentar a sua intensidade.

segundo o GFS, tudo indica que o dia de hoje será mais calmo, mas já a próxima madrugada e o dia de amanhã (em especial a tarde) irá ser da maior instabilidade atmosférica...
 

annuska

Cirrus
Registo
10 Set 2012
Mensagens
10
Local
Madeira
Nao sei o porque de ser ..um resto de furacão , penso eu ou é um ou não é..de certeza que vai ter um titulo mas adequado que "resto"

Oxala que esta situaçao altere-se pois pode ser uma situaçao bem complicada ( depende da instensidade)..

Pois é, mas que estamos a precisar um pedacinho de chuva , la isso estamos, que não venha é com muita força , as terras estão frágeis divido aos incêndios, penso eu :D
 

icewoman

Nimbostratus
Registo
15 Dez 2009
Mensagens
720
Local
funchal
Quase todos os modelos colocam essa"depressao/furacão..não sei bem o termo correto) mesmo sobre Madeira.

Ainda é muito cedo...pode haver alteracões.
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Quase todos os modelos colocam essa"depressao/furacão..não sei bem o termo correto) mesmo sobre Madeira.

Ainda é muito cedo...pode haver alteracões.

Nas saídas das 00z apenas um o coloca mesmo em cima da Madeira, outro a norte, e outros dois a oeste dos Açores.
Mas há um tópico mais adequado para isso, visto faltarem muitos dias (7/10 dias) e o ciclone em questão já se ter formado e já ter o nome «Nadine»:

Acompanhamento:
-> Tempestade Tropical NADINE (Atlântico 2012 #AL14)
 

icewoman

Nimbostratus
Registo
15 Dez 2009
Mensagens
720
Local
funchal
Nas saídas das 00z apenas um o coloca mesmo em cima da Madeira, outro a norte, e outros dois a oeste dos Açores.
Mas há um tópico mais adequado para isso, visto faltarem muitos dias (7/10 dias) e o ciclone em questão já se ter formado e já ter o nome «Nadine»:

Acompanhamento:
-> Tempestade Tropical NADINE (Atlântico 2012 #AL14)



Desculpe Vince não li o post anterior ..vou comentar no topico correto.
 

Azor

Nimbostratus
Registo
8 Out 2011
Mensagens
1,477
Local
Ilha de São Miguel - Açores (Eiras Velhas)
AVISO METEOROLÓGICO Nº42/2012

Na sequência do comunicado anterior, o Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores e o Instituto de Meteorologia prevêm:

PARA O GRUPO ORIENTAL:
No período entre as 12UTC de 2012-09-12 e as 00UTC de 13-09-2012
Chuva FORTE.
No período entre as 12UTC de 2012-09-12 e as 00UTC de 13-09-2012
TROVOADA.

PARA O GRUPO CENTRAL:
No período entre as 12UTC de 2012-09-12 e as 00UTC de 13-09-2012
Chuva FORTE.
No período entre as 12UTC de 2012-09-12 e as 00UTC de 13-09-2012
TROVOADA.

O SRPCBA recomenda que sejam tomadas as precauções habituais em situações desta natureza.


http://www.facebook.com/photo.php?f...19862355.76542.335367003199110&type=1&theater
 

Afgdr

Cumulonimbus
Registo
28 Set 2011
Mensagens
2,130
Local
Lagoa - São Miguel, Açores
Boa tarde!

O tempo por aqui está agradável com céu pouco nublado e o com o sol a brilhar ;)

Temperatura do ar: 24ºC
Humidade: 79%
Vento: 18 km/h de Leste

DYrCr.jpg
 

Azor

Nimbostratus
Registo
8 Out 2011
Mensagens
1,477
Local
Ilha de São Miguel - Açores (Eiras Velhas)
Boa noite

O Boletim meteorologico dos Açores aponta para os próximos 3 dias, períodos de chuva ou aguaceiros pontualmente FORTES e acompanhados de TROVOADA nas ilhas orientais e centrais dos Açores.

O dia de hoje intercalou com abertas e outros períodos de maior nebulosidade (essencialmente cumulo-nimbus)

Agora não chove mas de vez em quando vê-se relâmpagos no céu, sinal que a atmosfera no arquipélago está bastante instável.

Das 12h de ontem às 12 h de hoje foram registados 58 mm na ilha de S. Miguel.

As ilhas centrais e orientais continuam em aviso amarelo para precipitação e trovoada.

Cumprimentos,
Votos de santas noites a todos
 

Kamikaze

Cumulus
Registo
14 Mai 2012
Mensagens
317
Local
Angra do Heroísmo - Terceira - Açores
Hakuna matata para todos,

Com que então, estamos sentados em cima de um barril de pólvora...

Só gostava de pedir ajuda para tentar perceber o movimento deste sistema que, muito sinceramente, está a fazer-me confusão.
Está a ser empurrado para sul pelo anticiclone?
Posteriormente, não vai ter de voltar a subir novamente, certo?
Ficará estacionário nesta zona mas com a banda convectiva mais definida?
3wokT0PvMllj2


Beijos pr'ás meninas e abraços aos barbudos.