Seguimento Açores e Madeira - Setembro 2013

Azor

Nimbostratus
Registo
8 Out 2011
Mensagens
1,477
Local
Ilha de São Miguel - Açores (Eiras Velhas)
Bem, visto que algumas pessoas não interpretam bem as minhas palavras eu digo por outras, cá na Madeira o clima há alguns anos atrás era diferente, não haviam Verões com temperatura tão elevadas nem tantos incêndios ( há quem diga que não haviam mesmo incêndios) os tempos forma mudando e tivemos que nos adaptar. Existiam imensas pessoas que viviam do campo antigamente e conseguiam sobreviver com o nosso antigo clima, hoje em dia continua a haver pessoas a viver do campo, claro que agora em menor dimensão, mesmo com as alterações do clima que a nossa ilha já sofreu ( sim, não são só as ilhas dos Açores que estão em mudança) continua a haver pessoas a viver do campo. Tiveram que se adaptar à nova realidade, porque quanto ao tempo ninguém muda. O que fiz não foi atacar-vos muito pelo contrário,quando falei em resmungar era que isso não vai mudar o tempo, têm que procurar novas soluções de rentabilizar a terra e os pastos e viver dessa nova maneira para que em eventuais repetições deste cenário mau possam conseguir ultrapassar. Eu, apesar de vocês não saberem, admiro imenso o povo dos Açores, são um povo muito trabalhador que consegue tirar lucro de um lugar que as pessoas da cidade hoje em dia sentem vergonha (o campo) eu próprio vivo do campo, não dependo do campo mas 50% das coisas que consumimos cá de casa provêm do campo, adaptamos as culturas do campo ao tipo de clima que está a decorrer, e alimentamos os animais com o que houver, existem várias outras opções, só para que percebam que eu percebo o vosso lado. Mas a triste realidade é que têm que se adaptar e ser um povo resiliente, quanto a isso não há volta a dar, e sei que o povo do Açores irá arranjar uma maneira de dar a volta a isto e sair por cima. Espero que agora percebam melhor o que digo e que não vos estava a criticar muito menos a denegrir como fez-me parecer que estavam a acusar indiretamente.


Hugois, no hard feelings...

Compreendo que nesta altura andamos todos stressados mentalmente devido a esta terrível situação, que depois acabamos por dizer ou entender coisas menos acertadas.

Quanto ao facto da mudança do clima isso eu já não sei. Há uns que dizem uma coisa, e outros que dizem outra. Não sei. O que eu sei é que isto pra mim é novo tal como também foi na Madeira um dia.

Não sei se para o ano vai ser outra vez a mesma coisa ou senão, mas como tudo na vida nada é eterno, também esta desgraçada seca não vai ser eterna.

Pelas cartas que vi agora, a depressão madeirense dos próximos dias, vai ser a chave que vai servir de entrada a um sistema tropical que poderá entrar nos Açores para dias 19, e pelo que vi há pouco, as cartas para os Açores prometem alegria a nível de chuva. :p

É claro que as coisas podem mudar, mas penso que enquanto a baixa permanecer perto da região da Madeira, vai ser quase meio caminho andado para que a chuva regresse aos Açores.


O pior é que falando hoje com um camponês, ele disse me que quando começar a chover torrencial, o solo de tão seco que está vai abrir rachas e fendas que podem provocar quebradas de terra...ou seja queremos chuva, mas se ela vier em força também podemos estar tramados.

Que dilema! :confused:
 


Azor

Nimbostratus
Registo
8 Out 2011
Mensagens
1,477
Local
Ilha de São Miguel - Açores (Eiras Velhas)
Apesar da seca que atinge o arquipélago dos Açores, nem tudo é mau e alguns fotógrafos conseguiram apanhar na ausência de nebulosidade, Pico, S, Jorge e Terceira vistas de S. Miguel.
Nem Santa Maria às vezes consegue estar assim tão perto de S. Miguel mesmo quando há pouca nebulosidade.
Esta situação já se vem repetindo há anos para cá, coincidindo com os mais recentes verões poucos nublados no arquipélago.






https://www.facebook.com/pages/Luís...228788359?id=179483228788359&sk=photos_stream
 

Azor

Nimbostratus
Registo
8 Out 2011
Mensagens
1,477
Local
Ilha de São Miguel - Açores (Eiras Velhas)
Boas fotos, deve ser engraçado ver os "vizinhos" tão longe e só de vez em quando.

Obrigado Cluster :thumbsup:

Flores e Corvo é que infelizmente não conseguem ver o resto dos vizinhos. Só são ilhas vizinhas uma da outra por serem as mais ocidentais e distantes das outras.

Só uma curiosidade. É fácil ver as Desertas e Porto Santo da Madeira, ou vocês aí também têm maior espaço geográfico separando as ilhas entre si, tal como nós por cá?
 

Cluster

Cumulus
Registo
23 Set 2012
Mensagens
424
Local
Lisboa
Olha as desertas vejo facilmente em dias normais, mas às vezes mesmo sem nuvens não se conseguem ver. Porto Santo é mais difícil e é preciso ir para a parte norte da ilha o mais este possivel para se ter mais proximidade.

Agora nas desertas ninguém esta a olhar para cá:( (fora talvez os guardas do parque natural, 3 ou 4: p que estão lá permanentemente). Duvido que as Tarântulas ou os Lobos Marinhos e aquelas aves todas se interessem muito por nós=). Para o ano conto ir lá!
 

Azor

Nimbostratus
Registo
8 Out 2011
Mensagens
1,477
Local
Ilha de São Miguel - Açores (Eiras Velhas)
Olha as desertas vejo facilmente em dias normais, mas às vezes mesmo sem nuvens não se conseguem ver. Porto Santo é mais difícil e é preciso ir para a parte norte da ilha o mais este possivel para se ter mais proximidade.

Agora nas desertas ninguém esta a olhar para cá:( (fora talvez os guardas do parque natural, 3 ou 4: p que estão lá permanentemente). Duvido que as Tarântulas ou os Lobos Marinhos e aquelas aves todas se interessem muito por nós=). Para o ano conto ir lá!

Ahh então isso quer dizer que as Desertas estão bem mais próximas da Madeira do que as ilhas dos Açores estão entre si.

Mas as Desertas podem se considerar ilhas ou ilhéus? É porque nós cá também temos vários ilhéus separados das ilhas assim como as Desertas estão da Madeira.

Por exemplo, de Santa Maria ao Corvo vão 602 km - a maior distância, e a mais pequena entre ilhas é de 9 km (Faial e Pico) tendo a superfície total do arquipélago 2393 KM2, daí que as ilhas estejam bastante separadas entre si o que não invalida que não se consigam ver umas às outras.

Por exemplo, S. Miguel dista de Santa Maria 98 km e da Terceira 120 km, e mesmo assim é possível a Terceira, S.Jorge e o Pico verem S. Miguel ou vice versa. Mas claro que as condições atmosféricas têm de estar boas. De Santa Maria também por vezes vê-se até as luzes dos carros à noite em S. Miguel, e da Terceira vê-se também as luzes das cidades e freguesias da costa norte de S. Miguel.

Da Terceira também se consegue avistar as luzes de S. Jorge e Pico e às vezes Graciosa.

Do Faial vê-se claramente o Pico.

Flores só consegue ver o Corvo e vice versa.

-----------------------------------------------------------------------

Que tipo de tarântulas existem nas Desertas? São venenosas?
 

Cluster

Cumulus
Registo
23 Set 2012
Mensagens
424
Local
Lisboa
Aqui está um exemplo quando se consegue ver bem, por acaso foi tirada há dois dias atrás:
vrbv5t.jpg
 

Cluster

Cumulus
Registo
23 Set 2012
Mensagens
424
Local
Lisboa
Quanto a serem ilhéus ou ilhas, não tenho conhecimentos para lhes atribuir uma categoria, agora a Deserta Grande (a do meio claro: p) parece bem grande para ser um ilhéu. As selvagens que é impossível ver daqui são mais pequenas. Suponho que Porto Santo esteja mais ou menos a 50 km de distancia da Madeira. Encontrei aqui uma fotografa do ano passado (a câmara era pior:() tirada na parte norte que por acaso tem lá Porto Santo: P:
35naouo.png
 

Cluster

Cumulus
Registo
23 Set 2012
Mensagens
424
Local
Lisboa
Não reparei na pergunta. Hm pelo que sei é uma espécie endémica da Deserta Grande e é canibal, estou a pesquisar mais para ver se e venenosa. É conhecida como a Tarântula das Desertas.
 

Cluster

Cumulus
Registo
23 Set 2012
Mensagens
424
Local
Lisboa
Estou a pesquisar também porque é que a ilha não é habitada, mas tenho a ideia de ter alguma vegetação e em anos longínquos o gado ia para la pastar e tudo. Sei que as desertas são uma reserva natural e precisas de uma licença para ir lá (apesar e ser fácil de a conseguir e até incluída em alguns passeios turísticos). Aquilo tornou-se reserva há bastantes anos atrás principalmente por causa do Lobo Marinho que é uma espécie quase em extinção.
 

Azor

Nimbostratus
Registo
8 Out 2011
Mensagens
1,477
Local
Ilha de São Miguel - Açores (Eiras Velhas)
Estou a pesquisar também porque é que a ilha não é habitada, mas tenho a ideia de ter alguma vegetação e em anos longínquos o gado ia para la pastar e tudo. Sei que as desertas são uma reserva natural e precisas de uma licença para ir lá (apesar e ser fácil de a conseguir e até incluída em alguns passeios turísticos). Aquilo tornou-se reserva há bastantes anos atrás principalmente por causa do Lobo Marinho que é uma espécie quase em extinção.

Acho mto bem que se pague, para verem Lobos Marinhos e Tarântulas ( se bem q eu nc pagaria pra ver aranhas mas pronto) senão daqui a pouco os turistas começam a poluir e a sujar tudo...