Seguimento Astronomia 2011

Estado
Fechado para novas mensagens.


Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Temos vários relatos credíveis duma fireball que ocorreu por volta das 23:23/23:24, a questão do barulho é muito interessante (e já tenho 2 testemunhos diferentes e credíveis, embora o tempo decorrido varie entre os 2m e os 3m) porque demonstra que a explosão do meteoro na atmosfera ocorreu em altitude mas bastante próxima da região onde foi ouvida (Lisboa/Península de Setúbal).
 

SpiderVV

Moderação
Registo
26 Ago 2010
Mensagens
8,659
Local
Portalegre (400m)
:confused: Aqui em casa à janela disseram-me que viram uma possível fireball como a da semana passada, a explodir junto à lua, também não a vi. Alguém mais atento aos céus?
 

Happy

Cumulus
Registo
23 Jan 2011
Mensagens
120
Local
Portimão
:confused: Aqui em casa à janela disseram-me que viram uma possível fireball como a da semana passada, a explodir junto à lua, também não a vi. Alguém mais atento aos céus?

Boas noites,

Um colega meu ainda à pouco sensivelmente por essa hora diz que também viu aqui em Portimão..Mas barulho nada..
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,208
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
:confused: Aqui em casa à janela disseram-me que viram uma possível fireball como a da semana passada, a explodir junto à lua, também não a vi. Alguém mais atento aos céus?

Eu vi. Foi por volta das 20:50.
Não teve nada a ver com a fireball. Tratou-se de um enorme meteoro que parecia querer atingir a superficie terrestre. Viu-se perfeitamente toda a sua desintegração. Foi o maior que vi até hoje! :)
 

Duarte Sousa

Moderação
Registo
8 Mar 2011
Mensagens
6,718
Local
Loures
Eu vi. Foi por volta das 20:50.
Não teve nada a ver com a fireball. Tratou-se de um enorme meteoro que parecia querer atingir a superficie terrestre. Viu-se perfeitamente toda a sua desintegração. Foi o maior que vi até hoje! :)

Hoje, um colega da minha turma, que mora algures à volta de Montachique diz que também o viu:)
 

godzila

Nimbostratus
Registo
2 Nov 2008
Mensagens
540
Local
Barragem de santa luzia -600m
Eu também vi, juntamente com outras duas pessoas que se encontravam ao pé de mim.
O fenómeno durou cerca de 2 ou 3 segundos, durante este tempo o meteoro foi ficando cada vez mas incandescente até se desintegrar em 5 ou 6 fragmentos de tom alaranjado cujo brilho desvaneceu rapidamente.
Aparentemente do ponto onde eu me encontrava o objecto entrou na atmosfera um pouco a baixo da lua ligeiramente para o lado esquerdo observando agora num mapa celeste daquele momento eu diria que foi mais ou menos a 20º de elevação e a 10º á direita do sul.
Foi de facto o fenómeno maior que eu vi dentro deste género.
 
Estado
Fechado para novas mensagens.