Seguimento de Neve - Península Ibérica vs Balcãs - 2012/2013

Ferreiro

Nimbostratus
Registo
3 Dez 2010
Mensagens
1,908
Local
A Corunha
Re: Portugal, o país mais quente da Europa?

Ferreiro estás inscrito no MeteoPT desde 2010 e estás sempre a falar da mesma coisa, porquê insistir já todos percebemos o teu ponto de vista. A Península Ibérica tem pouca neve quando comparada com a maioria da Europa o que é normal dado a sua posição Geográfica e à enorme influência Atlântica que possui, não te parece que estanho era se fosse ao contrario?;)
O que vai safando a Península Ibérica em parte são as zonas montanhosas e os planaltos, principalmente em Espanha, senão a neve seria ainda mais rara nos nossos países. ;)

Saludos!

Nao é o meu ponto de vista, é a realidade :)
Acho que é um tema interessante e quero fazer a comparaçao entre os dous territorios todo o inverno.
 


Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,939
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Re: Portugal, o país mais quente da Europa?

Boa noite

Queria apenas dar o meu ponto de vista sobre o tema neve no solo, ou quantidade de neve no solo...

Há mais de 30 anos atrás, as quedas de neve na península Ibérica eram reconhecidamente abundantes e frequentes, nomeadamente na meseta ibérica e zonas serranas.
As montanhas do norte de Portugal era conhecidas por apresentarem acumulados de neve 1 metro, por vezes bem mais, que se aguentavam largas semanas ou meses no solo. Mesmo em zonas de media montanha (abaixo dos 1000 metros de altitude) raros eram os invernos em que não caiam quantidades de neve elevadas, em que povoações ficavam isoladas durante semanas - a zona da Peneda-Gerês-Larouco era assim conhecida.
Se na latitude do norte de Portugal era assim, porque não acreditar que no maciço montanhoso do norte de Espanha, na cordilheira Cantábrica (por exemplo ao redor de Reinosa), as quedas de neve pudessem ser ainda maiores?

A situação da península, com a proximidade atlântica, também permite maior pluviosidade que as zonas dos Balcãs. Com mais frio do que aquele que temos actualmente certamente muita da pluviosidade cairia sob a forma de neve nas montanhas.

Acho que seria sensato pensar nisto e não apenas com a realidade que conhecemos nos anos mais próximos.

Relembro que nos anos 60 a Serra da Estrela tinha uma estação de esqui, plenamente funcionante, à cota 1500. Hoje em dia até à cota 2000 é difícil existirem condições para a prática de esqui...;)
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Re: Portugal, o país mais quente da Europa?

Infelizmente não deve ter durado muito e derreteu logo porque nem consegui assistir ao fenómeno:(

Também eu (onde vivia), não vi nada.
Na altura deu grande polémica, pois parece que quando disse isso às pessoas elas não gostaram. O que elas queriam que eu dissesse, é que sim, que tinha nevado e que os passeios estavam brancos. Se calhar queriam que eu fizesse um boneco de neve, para elas verem.
Parece que na zona, ninguém percebeu se nevou ou não, talvez tivesse sido sleet e não neve.
Assim já são mais de 50 anos, sem ver neve naquela zona.

Agora sei que houve partes de Lisboa, em que nevou. Mas na maior parte dos casos, caía e derretia passados uns minutos.
Oficialmente e segundo o IM, em Lisboa, a temperatura nem chegou a estar negativa.
Contudo, acredito que no cimo da Serra de Sintra e em alguma zona mais fria, podem ter estado valores negativos.
 

Ferreiro

Nimbostratus
Registo
3 Dez 2010
Mensagens
1,908
Local
A Corunha
Re: Portugal, o país mais quente da Europa?

Boa noite

Queria apenas dar o meu ponto de vista sobre o tema neve no solo, ou quantidade de neve no solo...

Há mais de 30 anos atrás, as quedas de neve na península Ibérica eram reconhecidamente abundantes e frequentes, nomeadamente na meseta ibérica e zonas serranas.
As montanhas do norte de Portugal era conhecidas por apresentarem acumulados de neve 1 metro, por vezes bem mais, que se aguentavam largas semanas ou meses no solo. Mesmo em zonas de media montanha (abaixo dos 1000 metros de altitude) raros eram os invernos em que não caiam quantidades de neve elevadas, em que povoações ficavam isoladas durante semanas - a zona da Peneda-Gerês-Larouco era assim conhecida.
Se na latitude do norte de Portugal era assim, porque não acreditar que no maciço montanhoso do norte de Espanha, na cordilheira Cantábrica (por exemplo ao redor de Reinosa), as quedas de neve pudessem ser ainda maiores?

A situação da península, com a proximidade atlântica, também permite maior pluviosidade que as zonas dos Balcãs. Com mais frio do que aquele que temos actualmente certamente muita da pluviosidade cairia sob a forma de neve nas montanhas.

Acho que seria sensato pensar nisto e não apenas com a realidade que conhecemos nos anos mais próximos.

Relembro que nos anos 60 a Serra da Estrela tinha uma estação de esqui, plenamente funcionante, à cota 1500. Hoje em dia até à cota 2000 é difícil existirem condições para a prática de esqui...;)

Os anos 50, 60 e 70 foram muito mais fríos que os actuais, nao somente na península ibérica, tambem em toda Europa.
Perto da cidade de Reinosa há um resort de ski: Alto Campoo. Agora mesmo está fechado por falta de neve, o mesmo aconteceu os janeiros anteriores (desde que eu participo no foro meteopt, já 3 anos). É um desastre, contrariamente a informaçao dada pelo meu caro compatriota, a maioria dos invernos tem que fechar parcialmente ou totalmente por falta de neve, e estamos falando de uma estaçao de ski que tem uma altitude mínima de 1650 metros e uma máxima de 2125 metros.
O excepcional é um inverno que nao tenha que fechar por falta de neve, o habitual é que quase sempre chega um día durante o inverno que fica sem neve.

Nos próximos días parece que podería nevar no norte de Espanha, estarei pendente das webcams de Reinosa, que aínda nao teve neve este inverno.

Hoje Alto Campoo (altitude da webcam 1650 metros)
 

Ferreiro

Nimbostratus
Registo
3 Dez 2010
Mensagens
1,908
Local
A Corunha
Re: Portugal, o país mais quente da Europa?

Samarina 1425 metros hoje, em que pese o sol, a neve nao derrete desde o 2 de dezembro



Navarredonda de Gredos 1525 metros. Podería nevar a semana próxima, veremos cantos días aguanta a neve no solo...

 

Ferreiro

Nimbostratus
Registo
3 Dez 2010
Mensagens
1,908
Local
A Corunha
Re: Portugal, o país mais quente da Europa?

A cidade grega de Nevrokopi 560 metros e 41º norte, esteve boa parte de dezembro nevada, ainda que a finais do mes perdeu a coberta de neve no solo mas hoje recupera a neve



A esa latitude e altitude na penínsuba ibérica temos Zamora. Zamora tem habitualmente neve no solo 1 o 2 días cada ano, algums anos 0 días...

Por outra parte, Reinosa mais ao norte e a mais altitude (850 metros) segue com 0 días de neve neste inverno

 

Ferreiro

Nimbostratus
Registo
3 Dez 2010
Mensagens
1,908
Local
A Corunha
Re: Portugal, o país mais quente da Europa?

Segue a neve em Nevrokopi 560 metros (Grecia)



Acho que ja sao ums 25 días com neve no solo de Nevrokopi, nao é um dado exacto ja que nao os contei, mas acho que é uma cifra realista.
Pelo contrario os equivalentes ibéricos: Bragança, Zamora... 0 días


Reinosa 857 metros pode ter neve nos próximos días, hoje segue com 0 días neste outono-inverno

 

Ferreiro

Nimbostratus
Registo
3 Dez 2010
Mensagens
1,908
Local
A Corunha
Re: Portugal, o país mais quente da Europa?

Mesma situaçao a 1500 metros e 40º norte

Samarina 1425 metros um día mais com neve no solo




Navarredonda de Gredos 1525 metros um día mais sem neve no solo

 

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,190
Local
loule-caldeirao
Re: Portugal, o país mais quente da Europa?

Este ano está mesmo miserável para a Península Ibérica à semelhança do ano passado. Parece que após bons Invernos sofremos sempre o reverso da medalha. No entanto ainda falta muito Inverno pela frente! Não acredito em nada de excepcional pois está visto que o nosso clima obedece a padrões que normalmente não são quebrados em poucos meses mas pode ser que tudo se altere nas próximas semanas.
Enfim temos de nos habituar a viver com mais "bicho na terra" que o resto da Europa:lmao: digo isto porque segundo dizem a neve no solo mata a bicharada!
Quanto ao clima, parece que nesta década tem sido mais quente mas segundo estudos isto parece que é ciclíco. Não há nada como contar com observações fiáveis e depois tirar conclusões;)
 

Ferreiro

Nimbostratus
Registo
3 Dez 2010
Mensagens
1,908
Local
A Corunha
Re: Portugal, o país mais quente da Europa?

Este ano está mesmo miserável para a Península Ibérica à semelhança do ano passado. Parece que após bons Invernos sofremos sempre o reverso da medalha. No entanto ainda falta muito Inverno pela frente! Não acredito em nada de excepcional pois está visto que o nosso clima obedece a padrões que normalmente não são quebrados em poucos meses mas pode ser que tudo se altere nas próximas semanas.
Enfim temos de nos habituar a viver com mais "bicho na terra" que o resto da Europa:lmao: digo isto porque segundo dizem a neve no solo mata a bicharada!
Quanto ao clima, parece que nesta década tem sido mais quente mas segundo estudos isto parece que é ciclíco. Não há nada como contar com observações fiáveis e depois tirar conclusões;)

Por iso as medias climáticas sao de 30 anos. Com esas medias Florina na Grecia a 600 metros e 41ºnorte tem 0,5ºC em janeiro, e os equivalentes ibéricos: Zamora ou Bragança quase 5ºC.

Zamora
Bragança
 

Ferreiro

Nimbostratus
Registo
3 Dez 2010
Mensagens
1,908
Local
A Corunha
Re: Portugal, o país mais quente da Europa?

Hoje neva na península ibérica.
Navarredonda de Gredos 1525 metros


Por suposto, outro día com neve no solo en Samarina 1425 metros


Tambem neve em Nevrokopi 560 metros



Pelo contrario sem neve nos equivalentes ibéricos: Bragança ou Zamora. Sim neva, ainda que sem permanecer no solo, em Reinosa 850 metros
 

Ferreiro

Nimbostratus
Registo
3 Dez 2010
Mensagens
1,908
Local
A Corunha
Re: Portugal, o país mais quente da Europa?

Uma hora foi a permanencia da neve no solo em Reinosa, uma hora depois da ultima imagem agora nao fica nada de neve

 

Ferreiro

Nimbostratus
Registo
3 Dez 2010
Mensagens
1,908
Local
A Corunha
Re: Portugal, o país mais quente da Europa?

2º día de neve em Navarredonda de Gredos 1525 metros. Pelo contrario sem neve em Reinosa 850 metros





Na Grecia, Samarina 1425 metros e Nevrokopi 560 metros continuam com neve


 

Ferreiro

Nimbostratus
Registo
3 Dez 2010
Mensagens
1,908
Local
A Corunha
Re: Portugal, o país mais quente da Europa?

Hoje día muito mais quente na Grecia, o ar frío do norte que entra na península ibérica tem como consequencia que na Grecia chega ar quente do sul. Aínda assim há neve um día mais em Nevrokopi 560 metros e Samarina 1425 metros




Na p. ibérica Navarredonda 1525 metros começa a perder a neve, somente 3 días depois da chegada do frío e a neve, e Reinosa 850 metros nem sequer consigue estar nevada


 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,188
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Re: Portugal, o país mais quente da Europa?

Ferreiro, algures neste tópico já te disseram que Nevrokopi está num enorme poço de ar frio, e que há anos em que até consegue ter médias das mínimas mais baixas que Helsínquia.
Mas Nevrokopi é um caso extremo da Grécia. Se procurares bem, vais quer que não encontras exemplo igual.
Por exemplo, praticamente à mesma latitude que Nevrokopi e a 830m de altitude, tens Vounochori, Kavala, um exemplo já daquilo que normalmente acontece na Grécia.

Nevou na madrugada de dia 11 e às 10h30 da manhã já a neve tinha derretido toda.
Não voltou a nevar mais.