Seguimento diário de radiossondas em tempo real

DeltaDirac

Cirrus
Registo
1 Jul 2009
Mensagens
72
Local
Oeiras
Mais uma coisa: a distância que o site refere é a distância percorrida pela sonda na projecção do trajecto na superficie da Terra. Não inclui o deslocamento vertical, portanto!

Abç
 


Chingula

Cumulus
Registo
16 Abr 2009
Mensagens
327
Local
Lisboa
Desculpem mas não percebo uma série de coisas:
1 - Há mais de 50 anos que se fazem sondagens meteorológicas em Portugal e sempre houve cuidados especiais e recomendações para quem encontrasse as sondas depois de utilizadas...não percebo como (em 2009) se pode confundir uma radiossonda com equipamento explosivo...só por ignorância das autoridades(?)
2 - A parte do rastreio dos parâmetros meteorológicos é transmitida para cada nível de pressão, descriminado pela cápsula aneróide da radiossonda, tanto na fase ascendente do balão como na fase descendente, esta última necessariamente mais rápida, devido à queda. Não me parece que, depois de apanhada a sonda, após o seu lançamento e queda, se tire qualquer dado meteorológico. A recuperação recomendada tinha como objectivo o aproveitamento de algum material...como era usual no século passado, pois as radiossondas eram e são caras.
3 - No Sitio do I.M. estão diariamente os perfis verticais observados em Lisboa, Funchal e Lajes, assim como as previsões dos perfis baseadas no Modelo do Centro Europeu.
4 - Lamentavelmente por questões económicas só se faz uma sondagem diária (12 UTC)...para a calibração de outros sensores existentes em outros equipamentos (satélite por ex) as sondagens de Portugal (Continente, Açores e Madeira) sempre foram consideradas vitais...e havia o compromisso de pelo menos duas sondagens diárias...(00 e 12). O ideal seria haver sondagens de rotina e em situações extraordinárias rastrear-se a atmosfera...para se compreender melhor determinados fenómenos que ocorrem...
5 - A curiosidade da trajectória do balão é inegável...pois quando se associa essa trajectória à altitude da sonda, num dado momento, determina-se o vento, nesse nível... - calculo vectorial - hoje, com o GPS, é calculado automaticamente...mas não foi sempre assim.

Cumprimentos
 

DeltaDirac

Cirrus
Registo
1 Jul 2009
Mensagens
72
Local
Oeiras
Chingula, pelo que percebi das tuas palavras, não haverá o risco de um dia o IM deixar de lançar sondas por qualquer razão, certo? Ou seja, isto é uma coisa que haverá sempre, enquanto o Mundo for Mundo... estou correcto?

Outra coisa, embora muito remota (se calhar ganhar o euromilhoes é mais facil) há sempre a possibilidade de uma sonda colidir com um avião e se a mesma entra pelos reactores a dentro, nem quero imaginar...

Abç,

DD
 

Chingula

Cumulus
Registo
16 Abr 2009
Mensagens
327
Local
Lisboa
Chingula, pelo que percebi das tuas palavras, não haverá o risco de um dia o IM deixar de lançar sondas por qualquer razão, certo? Ou seja, isto é uma coisa que haverá sempre, enquanto o Mundo for Mundo... estou correcto?

Outra coisa, embora muito remota (se calhar ganhar o euromilhoes é mais facil) há sempre a possibilidade de uma sonda colidir com um avião e se a mesma entra pelos reactores a dentro, nem quero imaginar...

Abç,

DD
O risco que há, é de com politicas restritivas definidas em gabinetes, se entender que estas coisas da Ciência são coisas de que se possa prescindir...
Quem não sabe, não sente nem vê...A sorte de Instituições como o I.M. é que a nível Internacional, tanto a OMM, como os grandes Centros, fazem pressões a outro nível...
A necessidade da calibração é constante e será sempre preciso comparar valores e dados, para se expurgarem os erros que são imensos...e tudo o que se fizer nesse sentido é positivo...pois os grandes computadores, por melhores programas que de desenvolvam para trabalharem, carecem de valores correctos e validados...É extraordinário o salto qualitativo dado nos últimos anos.
Quanto aos riscos...há normas que implicam a informação à torre de controlo dos aeroportos, do lançamento das Radiossondas...um acidente poderá sempre acontecer...mas felizmente não sei de nenhum caso, aliás penso ser mais grave o balão cheio de hidrogénio num reactor que propriamente uma sonda...também pode acontecer uma avaria no paraquedas causar algum dano na queda livre que ocorra...mas será melhor nem pensar no que poderá acontecer...não se fazia nada...desde que se adoptem medidas de segurança adequadas tudo bem.
Cumpts
 

DeltaDirac

Cirrus
Registo
1 Jul 2009
Mensagens
72
Local
Oeiras
Sim, tanto quanto sei o lançamento da sonda é coordenado com a torre de controlo de Lisboa. Mas depois disso não ha qualquer controlo sobre a mesma, ela vai para onde o vento a levar. Embora acima dos 12Km não existe perigo, abaixo dessa altitude há sempre risco de colidar com um avião. Mas lá está, a probabilidade é muito reduzida mesmo...

As sondas do IM não usam paraquedas. É apenas o balão, a corda e a sonda. Se uma coisa dessas entra num reactor de um avião é o suficiente para acontecer uma desgraça. Veja-se o caso de passaros. Uma sonda tem a mesma estrutura e ainda tem 20 metros de corda agarrados...

DD
 

Chingula

Cumulus
Registo
16 Abr 2009
Mensagens
327
Local
Lisboa
Sim, tanto quanto sei o lançamento da sonda é coordenado com a torre de controlo de Lisboa. Mas depois disso não ha qualquer controlo sobre a mesma, ela vai para onde o vento a levar. Embora acima dos 12Km não existe perigo, abaixo dessa altitude há sempre risco de colidar com um avião. Mas lá está, a probabilidade é muito reduzida mesmo...

As sondas do IM não usam paraquedas. É apenas o balão, a corda e a sonda. Se uma coisa dessas entra num reactor de um avião é o suficiente para acontecer uma desgraça. Veja-se o caso de passaros. Uma sonda tem a mesma estrutura e ainda tem 20 metros de corda agarrados...

DD

Uma sondagem tem a duração de cerca de uma hora a hora e meia, se as precauções devidas, forem tomadas...nada acontece. Com as aves é diferente surgem de forma aleatória e estão sempre nos níveis mais próximos da superfície, onde a interacção com as operações dos aviões (aterragem e arranque de vôo) são mais problemáticas.
Antigamente entre o balão e a sonda era sempre colocado um paraquedas para evitar a pancada em queda livre do material jacente da sondagem...o que se passa hoje, não sei...
 

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,487
Local
Alcochete/Lisboa
Parabéns pelo trabalho e ideia!
Está muito bom! É preciso é pessoal assim com iniciativa! :) Por isso estão de parabéns..

É muito giro seguir a trajectória da sonda! :D

Já agora, só uma sugestão, que não sei se é complicada ou não, mas ficaria então o máximo se o "rasto" em vez de ser sempre da mesma cor, tivesse uma escala de cor de acordo com a altitude a que está a sonda!
 

DeltaDirac

Cirrus
Registo
1 Jul 2009
Mensagens
72
Local
Oeiras
Hoje caiu à beira de água nuns terrenos ali em frente à base de Alverca.

Status: on the ground
Hardware ID: E1131499
Launch time: 11:31:41 UTC
Landing time: 13:48:54 UTC
Frequency: 403.020 MHz
Latitude: 38.8765º
Longitude: -8.9793º
Altitude: 0.664 Km
Distance: 101.132 Km

Tivémos uma boa recepção até aos 664 metros de altitude.
 

DeltaDirac

Cirrus
Registo
1 Jul 2009
Mensagens
72
Local
Oeiras
Sonda de hoje (19-07-2009):

sonda.jpg
 

Chingula

Cumulus
Registo
16 Abr 2009
Mensagens
327
Local
Lisboa
Sonda de hoje (19-07-2009):

sonda.jpg

No diagrama apresentado, os valores da tempertura do ar, para determinados níveis de pressão, não correspondem aos valores publicados pelo IM na sondagem de 19 de Julho 2009, às 1200 - Lisboa, por exemplo:

1000 hPa 13 ºC ; na sondagem de Lisboa 1000 hPa 28 ºC
850 hPa 7 ºC ; " 850 hPa 18 ºC
700 hPa -1 ºC ; " 700 hPa 8 ºC
500 hPa -16 ºC ; " 500 hPa -10 ºC

São diferenças muito grandes, que me deixam muitas duvidas...
Cumpts
 

DeltaDirac

Cirrus
Registo
1 Jul 2009
Mensagens
72
Local
Oeiras
Boa tarde,

até final deste mês de Agosto iremos lançar uma nova versão do site onde já é possível acompanhar os dados meteorológicos em tempo real: temperatura, pressão e humidade.

Vão ser feitos também alguns melhoramentos gerais e em principio será também possível ver o histórico de sondas passadas.

Obrigado pela vossa atenção,

DD
 

ct5iul

Nimbostratus
Registo
27 Mar 2008
Mensagens
782
Local
Lisboa Ajuda (110m)
Boa Tarde desde já parabéns pela iniciativa:thumbsup:
Gostava de saber qual e a frequência da radiosonda e qual o software que vocês usam para localizar a mesma deve ser tipo aprs se precisarem de ajuda para receber os sinais da mesma podem contar comigo pois também sou radio amador com o indicativo CT2IUL e tenho todo o material disponível para receber o sinal alem disso a minha casa de Lisboa esta localizada na zona do Monsanto a uma cota de 110 metros de altitude o que quer dizer que tenho uma cobertura de recepção de 70% do nosso país se precisarem de ajuda digam pois tenho todo o gosto em ajudar :)