Seguimento Europa - 2007

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
Bem, as coisas mudaram na Europa Central. Hoje foi dia de ventos fortes e inundações na França e na Alemanha. As imagens da EuroNews mostram um pouco do mau tempo que tem fustigado o continente europeu, primeiro em Espenha e hoje na Europa Central.

"Mau tempo paralisa parte da Europa - Chuvas torrenciais afectaram nos últimos dias alguns países europeus. A situação mais preocupante registou-se no centro e no Sul de Espanha onde as tempestades, que duram há quatro dias, perturbaram fortemente o tráfego rodoviário, mas sobretudo ferroviário.
As Chuvas cortaram milhares de estradas e arrasaram terrenos de cultivo. As intempéries interromperam as ligações de comboio entre Madrid e as regiões de Múrcia e Valência.
No Sudoeste de França mais de meio milhar de pessoas foram evacuadas das suas casas devido a fortes trombas de água que se abateram na região, onde os bombeiros receberam mais de mil chamadas de socorro. O mau tempo provocou avultados estragos e alguns feridos mas não há conhecimento de vítimas mortais. As águas tinham invadido cerca de 250 casas no início da noite de sexta-feira.
Situação idêntica a vivida na capital da Alemanha onde os soldados da paz foram chamados a intervir em cerca de 500 missões. Os temporais danificaram carros, inundaram caves, e forçaram a paralização dos sistemas de transporte.
A circulação dos comboios também foi afectada em todo o país. Na província de Thuringen, no Leste do território, 13 mil pessoas ficaram sem electricidade durante mais de uma hora.

Fonte: EuroNews
 


Minho

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2005
Mensagens
4,091
Local
Melgaço
O Estofex não mente. A previsão deles é extenssíssima com possibilidade de tornados em várias regiões da Europa :shocking:

showforecast1ej9.png
 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
Tempestade e inundações na Suiça já provocaram três mortes

Três pessoas morreram já e uma está desparecida desde que ontem a região central da Suiça começou a ser fustigada por violentas tempestades e inundações, anunciaram as forças de segurança do país.
Duas das baixas ocorreram na pequena cidade de Huttwil, no cantão alemão, perto de Berna, que foi inundada pelas águas de um rio de pouco caudal que de repente se transformou num gigante de água e lama. E na cidade vizinha de Eriswill uma mulher também acabou por sucumbir à enxurrada que inundou a sua casa.
Segundo a agência de notícias suiça ATS há ainda uma quarta pessoa desaparecida.
As ligações rodoviárias da região estiveram cortadas, apesar de já terem sido retomadas e duas pontes sofreram estragos graves. Registaram-se ainda avultados danos materiais com as árvores e outros destroços, arrastados pelas águas.

ÚLTIMA HORA - PÚBLICO
 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
The Environment Agency issued flood warnings across many parts of Britain on Friday as torrential rain swamped northern and central areas and weather forecasters warned there could be more downpours overnight. Homes in Northamptonshire and South and West Yorkshire were hit by flooding on Friday, while train services were suspended between Birmingham and the east Midlands.
The Met Office said 88 millimetres (3.5 inches) of rain had fallen on Birmingham in 24 hours, more than it normally gets in a month at this time of year. In Yorkshire, 51 mm had fallen in just six hours.
The storms looked set to wash out the first day of the final test against the West Indies at Chester-le-Street in Durham, while racing was cancelled at York. "All areas, from the Midlands, East Anglia and in the north are pretty saturated and will react to further heavy rain," the Environment Agency said.
"There is the very real possibility of further flood warnings being issued. The rivers are running very high. "We are reminding people to be vigilant, especially if you live near a main river."
Two severe flood warnings -- the most serious category, indicating "extreme danger to life and property" -- are in operation in Yorkshire, with another 48 warnings for rivers across the country.
The Met Office said severe weather warnings had been issued for Wales, northwest, southwest and central England. A spokesman said some heavy showers would continue on Saturday with clearer weather expected for Sunday.

Reuters
 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
Inglaterra: Cheias afectam centro e norte do país

Em Inglaterra tempestades e chuvas torrenciais provocaram cheias que espalharam o caos na região centro e norte do país. Dezenas de pessoas ficaram encurraladas pela subida das águas e há vários desaparecidos nas inundações. Um deles, um jovem soldado de 17 anos, foi levado pela corrente dum riacho durante um exercício militar.
Quarenta e dois operários nas Midlands Ocidentais ficaram retidos na fábrica quando terminaram o turno esta manhã, cercados por água, o rio subiu dois metros.
Muitos automóveis estão empanados em estradas intransitáveis devido às cheias. As inundações forçaram uma dezena de escolas a fechar. A meteorologia prevê a continuação de chuva forte para o norte e centro de Inglaterra até domingo.

Fonte: TVI
 

Minho

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2005
Mensagens
4,091
Local
Melgaço
Continua a animação por toda a Europa...

rsflocxp1.gif



showforecast1nx9.png
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Continua a animação por toda a Europa...



É ver as células todos os dias a nascerem no loop.

estofexet7.gif
sfez5.gif


Já vamos com uns bons 2 meses de instabilidade, quando olho para isto tudo ponho-me a pensar que Portugal deveria ser um pequeno paraíso para a Agricultura, temos um clima suave, provavelmente excepcional, mesmo comparando aos nossos vizinhos.
No entanto, a nossa agricultura é o que é, e quando lá de vez em quando cai um granizozito é logo um drama .... de pedidos de subsidios e inexistência de seguros...
 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
Verão traz canícula e tempestades à Europa

Condições meteorológicas extremas e muito inconstantes estão a marcar este princípio de Verão na Europa.
Países como a Roménia, a Hungria, a Croácia ou a Grécia estão a ser afectados por uma forte canícula. As temperaturas ultrapassam já os 30 graus e espera-se para este fim-de-semana uma forte subida. Na Roménia já morreram quatro pessoas pelo efeito do calor. Na Grécia são esperados 42 a 43 graus de média nos próximos dias. As autoridades puseram em marcha um plano de emergência com campanhas de alerta em todos os hospitais do país.
A esta realidade junta-se um estudo de cientistas americanos, publicado na revista Geophysical Research Letters que revela que os efeitos de canícula na bacia mediterrânica têm tendência a multiplicar-se de 200 a 500% devido às emissões de gás que provocam o efeito de estufa.
No cenário contrário estão a Grã-Bretanha, a Suíça ou a França, onde as trovoadas dos últimos dias têm provocado enormes inundações. No Reino Unido, pelo menos uma pessoa morreu e os danos materiais são difíceis de contabilizar.
Na Suíça, as tempestades da noite passada atingiram vários cantões. No cantão de Schwytz há muitas décadas que não se registavam tempestades desta natureza.

Euronews
 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
Mau tempo deixa rasto de destruição no primeiro dia de verão

Poderosas e inesperadas rajadas de vento acompanhadas de chuvas torrenciais provocaram a queda de uma grua de construção civil em Viena. O operador da grua perdeu a vida. Ao todo duas pessoas morreram e várias ficaram feridas na capital da Áustria, um dos países da Europa central mais afectados pelo mau tempo das últimas 24 horas.
A intempérie semeou o caos na cidade e obrigou mesmo ao cancelamento de um concerto da cantora norte-americana Barbara Streisand. O primeiro dia de Verão presenteou também muitos europeus com granizo, como na suíça, que à semelhança da Áustria registou perturbações nos meios de transporte.
Na Alemanha, o balanço do mau tempo cifra-se em pelo menos dois mortos. O aeroporto de Frankfurt, um dos mais importantes da Europa, foi bastante afectado. As chuvas diluvianas obrigaram ao cancelamento de pelo menos 146 voos. Apenas no estado regional de Baden-Wurtemberg, os prejuízos ascendem aos 750 mil euros.
Na região sudoeste do Reino Unido, chuvas torrenciais provocaram inundações na histórica vila de Boscastle fazendo relembrar as devastadoras cheias de 2004. Desta vez, nalguns locais a água atingiu o meio metro de altura. Autoridades e população encontram-se de prevenção.

Fonte: Euronews Imagem de Satélite (Europa Central) 21.06.2007