Seguimento Europa - 2008

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,498
Local
Bragança (675m)
Essa região do Mediterrâneo está mais próxima da “fonte” de ar frio. Nós ficamos aqui muito afastados. Essas massas de ar frio, raramente chegam cá e quando isso acontece, chegam já muito fracas.

Mínima de -33,1ºC esta manhã em ERZURUM, Turquia.

Neva com alguma intensidade em Istambul.

http://application2.ibb.gov.tr/turistikkameralar/turistikcam.htm#

Amanhã a neve deve chegar a Atenas.
 


Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Onda de frio assola Grécia e Turquia e deixa a Acrópole sob a neve

ATENAS (AFP) — A Acrópole de Atenas estava coberta de neve neste domingo e suas portas permaneciam fechadas para o público devido à forte nevasca que cai desde a noite de sábado, um fenômeno pouco freqüente na capital grega.

A onda de frio também afetou a Turquia, onde as nevascas provocaram dois mortos e perturbaram o tráfego aéreo, rodoviário e marítimo na maior parte do país, informaram os meios de comunicação local.

A temperatura chegou a zero grau Celsius em Atenas, onde a circulação estava difícil, segundo a Proteção Civil.

Devido a ventos de mais de 80 km/h, o ministério da Marinha Mercante suspendeu todas as partidas de barcos do porto do Pireu, perto de Atenas, assim como de outros portos em todo o país.

O aeroporto internacional de Atenas seguia aberto neste domingo, "mas 12 vôos domésticos das companhias gregas Olympic Airlines e Aegean Airlines com destino às cidades do norte do país e às ilhas do mar Egeu foram cancelados devido ao fechamento de alguns aeroportos locais", disse à AFP um responsável aeroportuário.

A onda de frio se abateu sobre todo o país. Na ilha de Creta (sul), a temperatura baixou para -5 graus Celsius. Em Kastoria, no norte do país, os termômetros indicavam -8 graus Celsius.

A situação deve melhorar na segunda-feira, segundo os serviços meteorológicos locais.

Na Turquia, dois homens de 73 e 37 anos morreram de hipotermia em Giresun (nordeste) e Bursa (noroeste), informou a agência Anatolia.

A circulação estava prejudicada em Istambul e em Ancara. As autoridades recomendaram aos moradores das duas metrópoles, que totalizam mais de 15 milhões de habitantes, que limitassem ao máximo seus deslocamentos.

Vários acidentes foram registrados nas estradas. A autopista entre Ancara e Konya, cerca de 200 km ao sul, e várias estradas no noroeste do país, perto da fronteira com a Grécia, foram fechadas por causa da neve.

Em algumas zonas da Anatólia central e oriental, as temperaturas desceram para -20 graus Celsius.

As autoridades decidiram fechar as escolas segunda-feira e terça-feira nas localidades de Zonguldak (norte), Kocaeli (noroeste) e Toktat (nordeste), destacou a agência Anatolia.
(c) AFP



Coitada desta webcam :)

webcamfd2.jpg
 

Minho

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2005
Mensagens
4,091
Local
Melgaço
Só tenho uma explicação, tal como aquelas famosas imagens de Genebra, a parte com mais gelo deve estar exposta a um lago. Se reparares o telhado do lado da estrada tem muito menos estalactites...
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,189
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Só tenho uma explicação, tal como aquelas famosas imagens de Genebra, a parte com mais gelo deve estar exposta a um lago. Se reparares o telhado do lado da estrada tem muito menos estalactites...

Sim, mas em Geneve o gelo era mais uniforme:D

Aqui nestas fotos está estranhamente desiquilibrado.
Na foto da esplanada, só mesmo a esplanada é que tem gelo, porque tanto um ladop como o outro da estrada não têm gelo:huh: E o sinal da estrada está limpo.:unsure:

Na ultima fotografia, é estranho ver as árvores imediatamente em cima sem o minimo gelo possivel:huh: