Seguimento - Incêndios 2008

psm

Nimbostratus
Registo
25 Out 2007
Mensagens
1,509
Local
estoril ,assafora
boa noite.

a floresta vai de modas!
a moda do produtores florestais agora é plantar pinheiro manso {resinosa (pinhão 50 euros o kg)}.

o que nenhum governo irá ter coragem fazer é ordenar ou emparcelar 400000 proprietários de terrenos florestais e é deveras complexo e dá poucos proveitos politicos.

o andré tem razão, as mentalidades.

a culpa é das alterações climaticas:lmao::lmao::lmao:!!!!
 


Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Fogo em mato na Sertã está circunscrito

Os bombeiros encontram-se, este sábado, a combater um incêndio que está a destruir uma área de mato no lugar de Casal da Madalena, no concelho de Sertã, do distrito de Castelo Branco. O fogo já foi circunscrito, mas mantêm-se no local 45 bombeiros, apoiados por um helicópteros e dois aviões, segundo a Autoridade Nacional de Protecção Civil.

http://tsf.sapo.pt/PaginaInicial/Vida/Interior.aspx?content_id=962567


Controlado incêndio em Coimbra
No combate ao fogo estiveram envolvidos 104 bombeiros, 25 viaturas e três meios aéreos.
O incêndio que se iniciou hoje na zona de Alvares, concelho de Góis, em Coimbra, foi circunscrito às 18:42 e encontra-se em fase de rescaldo, de segundo a Protecção Civil.

O fogo, de intensidade média, começou às 17:18, num eucaliptal. E foi combatido por 104 homens apoiados por 25 viaturas, dois aviões bombardeiros de água Canadair e um helibombardeiro pesado.

Também no teatro de operações estiveram duas equipas da Afocelca (Agrupamento Complentar de Empresas para Protecção Contra Incêndios), uma associação de empresas do sector papeleiro e de celulose criada em 2002 para proteger o património próprio em caso de incêndios florestais.

http://aeiou.expresso.pt/gen.pl?p=stories&op=view&fokey=ex.stories/355062
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,462
Local
Olhão (24 m)
Venho contestar a minha revolta em notícias da SIC e na Imprensa escrita como a LUSA por um detalhe que é um erro grave, quando fazem referência ao risco de incêndio.

Quanto ao risco de incêndio é hoje "Muito Elevado" em determinados concelhos dos distritos de Santarém, Algarve, Castelo Branco e Portalegre.

Fonte: LUSA

Desde quando existe o distrito Algarve, é o distrito de Faro agora distrito Algarve :disgust::disgust:
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,481
Local
Estarreja
Não vi televisão no fim de semana e não tinha ouvido ainda nada de incêndios mas infelizmente já se esperava ocorrências para estes dias quentes :disgust:

Conheço muito bem Casal de Madalena no concelho da Sertã onde ocorreu o incêndio referido pelo Vince, e ainda bem que ficou rapidamente resolvido (ao que me parece).

Esperemos que Verão quente não seja sinónimo de tragédia... :(
 

ALV72

Cumulus
Registo
27 Nov 2006
Mensagens
244
Local
Vila Nova de Poiares
Estás a referir-te à tragédia de Agosto de 2005... presumo... :huh:

Agora que reparei neste tópico, não podia deixar de colocar aqui umas fotos do começo desse tragico incêndio visto aqui de minha casa em Poiares. Nunca são imagens bonitas mas é só para verem como começou, e digo-vos , nunca imaginei que alguma vez estaria a assistir ao principio do pior incêndio que vi até hoje.

Joao

URL]"]http:// [/URL]

[URL=http://imageshack.us] [/URL]

[URL=http://imageshack.us] [/URL]

[URL=http://imageshack.us]
[/URL]

[URL=http://imageshack.us] [/URL]
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,481
Local
Estarreja
nunca imaginei que alguma vez estaria a assistir ao principio do pior incêndio que vi até hoje.

Joao

Foi provelmente um dos piores dos últimos anos sobretudo, e por tudo o que li e vi por imagens, porque entrou em perímetros urbanos em fases em que estava muito longe de estar controlado. As cicatrizes ainda são muito notórias e só agora se começa a ver de novo o verde aqui à volta, porque quando cheguei a Coimbra em Agosto de 2007, dois anos depois da tragédia o cenário florestal ainda era confrangedor... aliás foi por ver esse cenário que fui pesquisar sobre o assunto e aí também relembrei as imagens que vi na TV nessa altura...

Esperemos que agora que o verde volta timidamente a aparecer por aqui, que se preserve e que tragédias destas não se voltem a repetir.

Obrigado pelas fotos!
 

ALV72

Cumulus
Registo
27 Nov 2006
Mensagens
244
Local
Vila Nova de Poiares
Essas fotos são de que data? Sábado de manhã? :sad::sad:

Segundo me lembra o incêndio começou num Domindo á tarde por volta das 14.00 +-, na encosta da Serra do Carvalho por detras do vigia, do lado de Penacova - Caneiro e depois foi vê-lo andar aos saltos em direcção ao Carvalho, Ceira até chegar a Coimbra de madrugada á mata de Vale de Canas e arredores. Depois Segunda e Terça virou para o lado do Rio em direcção a Miranda do Corvo - Lamas até chegar quase a Penela. Agora imaginem lá quantos milhares de HA não arderam só nesse incêndio.

Joao
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,462
Local
Olhão (24 m)
Comboio "incendiário" entre Tavira e Olhão


Pelo menos quatro incêndios eclodiram hoje ao longo da linha férrea entre Tavira e Olhão, no espaço de cerca de dez minutos, provavelmente causados por um comboio.

Segundo fonte da Autoridade Nacional de Bombeiros e Protecção Civil, o primeiro fogo eclodiu junto à cidade de Tavira, o segundo perto da Luz de Tavira, o terceiro em Marim e o quarto em Quatrim do Sul, ambos em Olhão.


As autoridades suspeitam que os focos de incêndio tenham sido originados pela deslocação do comboio - que não transportava passageiros e se encontrava apenas a fazer testes -, dado terem eclodido ao longo da linha férrea.


Espalhados pelos locais estiveram 69 elementos de 13 corporações de bombeiros, apoiados por 23 veículos e dois helicópteros, sedeados em Loulé e Monchique, tendo também estado no local militares da GNR.


Os fogos - que se sucederam no espaço de dez minutos e ao longo de mais de 20 quilómetros -, iam ocorrendo à medida que o comboio se deslocava, no sentido Vila Real de Santo António - Lagos.

Segundo disse à Lusa fonte dos bombeiros, além dos quatro mais significativos, registaram-se mais focos secundários de incêndios que não foram, contudo, contabilizados.


Não querendo, por enquanto, avançar causas para os incêndios, fonte dos Bombeiros de Tavira elogiou o empenho dos elementos envolvidos, que evitaram que a situação se propagasse e assumisse maior dimensão.


Às 19:30 duas das ocorrências já tinham sido encerradas, mantendo-se os bombeiros no local dos dois últimos focos a fazer vigilância activa.

Fonte: LUSA

Foi impressionante o movimento e a barulheira dos bombeiros por volta das 14h30m em Olhão, e vi um helicóptero passou mesmo por cima de onde moro, por volta das 17 horas, no site da protecção civil não registava qualquer ocorrência:huh::huh:
 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,060
Local
Estremoz
Quatro incêndios no Algarve

Quatro incêndios eclodiram esta sexta-feira ao longo da linha férrea entre Tavira e Olhão, no espaço de dez minutos, alegadamente causados por um comboio.
A Autoridade Nacional de Bombeiros e Protecção Civil precisa que o primeiro incêndio deflagrou junto à cidade de Tavira, sendo que o segundo lavrou perto da Luz de Tavira, o terceiro em Marim e o quarto em Quatrim do Sul, ambos em Olhão. Devido ao facto de o fogo ter eclodido ao longo da linha férrea, as autoridades suspeitam que os mesmos tenham tido origem na deslocação do comboio, que fazia testes no local e não transportava passageiros.
No local estiveram 69 elementos de 13 corporações de bombeiros, apoiados por 23 veículos, dois helicópteros e militares da GNR.

INCÊNDIO NA AZAMBUJA

Cem bombeiros combatem as chamas que lavram um eucaliptal no concelho da Azambuja, há mais de hora. As chamas deflagraram às 17h33m em Casais de Baixo/Texuga, mantendo-se uma frente activa. No local estão 85 bombeiros auxiliados por 24 veículos, um helicóptero e cinco equipas do Agrupamento Complementar de Empresas para Protecção Contra Incêndios.

Correio da Manhã
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
:huh::huh::huh:

Acho que os comboios já deixaram de utilizar carvão há muito tempo, ou não :confused: antigamente havia muitos incêndios devido ás faulhas lançadas para o ar vindas da locomutiva.
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
:huh::huh::huh:
Acho que os comboios já deixaram de utilizar carvão há muito tempo, ou não :confused: antigamente havia muitos incêndios devido ás faulhas lançadas para o ar vindas da locomutiva.

Eu já vi um comboio a atear incêndios. Julgo que podem ser problemas nos sistemas de travagens com centelhas incandescentes a sairam das rodas/travões devido a algum problema mecânico.
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Três pessoas retiradas em Azambuja no fogo que já consumiu mais de 150 hectares


Três pessoas foram retiradas das suas residências por causa do fogo que lavra na zona da Azambuja, que já queimou mais de 150 hectares e obrigou a um reforço do número de bombeiros.

De acordo com o presidente da Câmara de Azambuja, «apesar de as suas casas não terem estado sob uma ameaça muito grande, houve a necessidade de retirar três pessoas por uma questão de precaução».

Joaquim Ramos adiantou à TSF que «já arderam cerca de 150 hectares numa área de eucaliptal localizada entre a Azambuja e Vila Nova da Rainha».

A combater o incêndio, que tem três frentes activas, estão 228 bombeiros de 27 corporações, apoiados por 61 veículos, dois aviões bombardeiros pesados e dois helicópteros.

Também em Sintra, um incêndio lavra desde as 16:50 entre o Penedo e os Capuchos, estando a ser debelado por dois helicópteros, um dos quais «bombardeiro pesado».

Segundo a Autoridade Nacional para Protecção Civil, o fogo «não está circuncrito», estando a ser combatido no terreno por 124 bombeiros, apoiados por 34 veículos e dois helicópteros.

http://tsf.sapo.pt/PaginaInicial/Vida/Interior.aspx?content_id=965382
 

Brunomc

Nimbostratus
Registo
7 Abr 2008
Mensagens
1,977
Local
Vendas Novas - Alto Alentejo (132m)
Incêndio na serra da Lousã circunscrito


O incêndio no concelho da Lousã, na localidade de Cacilhas, foi dado como circunscrito por volta das 19:30 horas desta terça-feira, apesar do vento no sopé da serra ter dificultado o trabalho dos bombeiros. Os restantes incêndios da tarde também já foram controlados.
Ao final da tarde, encontravam-se ainda no local mais de 120 bombeiros, apoiados por quatro meios aéreos.

Já o incêndio em mato que deflagrou às 14:08 em Barroca Funda, Lousada, no Distrito do Porto, entrou em rescaldo ao fim de mais de cinco horas, às 19:58, segundo a Autoridade Nacional de Protecção Civil.

No mesmo Distrito, o fogo florestal em Alto Passo - Santiago Figueiró, Amarante, foi dado como extinto às 19:32, cerca de uma hora depois de ter deflagrado.

As chamas que lavravam desde as 15:02 em pinhal e giestas em Ponte, no Concelho de Vila Verde, Distrito de Braga, foram extintas cerca de quatro horas depois.


http://tsf.sapo.pt/PaginaInicial/Vida/Interior.aspx?content_id=970593