Seguimento - Incêndios 2011

Microburst

Nimbostratus
Registo
10 Set 2009
Mensagens
941
Local
Laranjeiro-Feijó (Almada)
Onde quer que esteja a arder está a arder bem porque Lisboa e Almada estão cobertas de fumo. :(
 


AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,209
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Ponto da situação, neste momento:

semttulo1zpp.png
 

Duarte Sousa

Moderação
Registo
8 Mar 2011
Mensagens
6,721
Local
Loures
Aqui cheirava bastante a floresta a arder/queimada, via-se muito fumo a NW/W. Vi um HEB, mas esse foi para o incêdnio de Torres Vedras.
 

Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
Por aqui cheira bastante a mato queimado do incêndio em Lisboa.
 

Duarte Sousa

Moderação
Registo
8 Mar 2011
Mensagens
6,721
Local
Loures
Aqui em Loures há no ar uma camada de fumo que faz lembrar nevoeiro, e sente-se um cheiro muito intenso a incêndio florestal, provavelmente seja desse de Castanheira.
 

Lousano

Cumulonimbus
Registo
12 Out 2008
Mensagens
3,635
Local
Lousã/Casais do Baleal
O vento em altura rodou para Este (quando antes estava de NE).

Não tenho conhecimento o ponto de situação no terreno, mas o incêndio deverá estar a dirigir-se para o topo da serra. Além disso é bem visível que está a aumentar o perímetro.
 

nunessimoes

Cumulus
Registo
2 Out 2010
Mensagens
124
Local
Leiria
O vento em altura rodou para Este (quando antes estava de NE).

Não tenho conhecimento o ponto de situação no terreno, mas o incêndio deverá estar a dirigir-se para o topo da serra. Além disso é bem visível que está a aumentar o perímetro.

tenho conhecimento de pessoas no local que a frente principal está a dirigir-se para a povoação de Palheira e que já ardeu uma viatura de bombeiros (informação não confirmada)...
 

ALV72

Cumulus
Registo
27 Nov 2006
Mensagens
244
Local
Vila Nova de Poiares
Foto do Incêndio pouco tempo depois de começar, tirada de Vila Nova de Poiares.
A 2ª foto foi tirada há pouco, numa altura em que nada o fazia prever, pois o fogo esteve quase apagado e de um momento para o outro ganhou proporções assinaláveis, o que é estranho, pois no terreno estavam mais de 150 Bombeiros :huh:

Joao

incndiocastanheirapra.jpg


incndiocastanheirapra1.jpg


PS : Não sei porque é que as fotos saíram assim, já que as tenho gravadas na posição correcta !
 

nunessimoes

Cumulus
Registo
2 Out 2010
Mensagens
124
Local
Leiria
Foto do Incêndio pouco tempo depois de começar, tirada de Vila Nova de Poiares.
A 2ª foto foi tirada há pouco, numa altura em que nada o fazia prever, pois o fogo esteve quase apagado e de um momento para o outro ganhou proporções assinaláveis, o que é estranho, pois no terreno estavam mais de 150 Bombeiros :huh:

Joao

incndiocastanheirapra.jpg


incndiocastanheirapra1.jpg


PS : Não sei porque é que as fotos saíram assim, já que as tenho gravadas na posição correcta !

Nem sempre o que parece é João... o terreno onde o incêndio se situa é uma área extensa de pinhal que é quase virgem... pinhal sem qualquer limpeza e alinhamento... com as condições meteorológicas que se fazem sentir é um rastilho de pólvora. Pelo que sei conseguiram conter o incêndio junto às eólicas no cimo da serra, acontece que o que o incêndio está a fazer neste momento é a "devorar" toda a encosta virada à barragem do cabril e vem por aí a baixo em direcção de Castanheira de Pêra... Quanto mais se aproxima da periferia urbana, neste caso Castanheira, há um aumento do numero de populações e aldeias o que leva o combate ser feito de protecção das habitações e não no combate directo ao incêndio..
 

ALV72

Cumulus
Registo
27 Nov 2006
Mensagens
244
Local
Vila Nova de Poiares
OK, obrigado pela explicação, é que pará-lo no cimo da serra com os estradões existentes é +- fácil, agora quem é que se vai colocar no meio das encostas da serra, sujeito a ficar lá ?
É pena o que está a acontecer porque essa parte da serra estava bem bonita, e já não ardia há bastantes anos, ou estou errado ?

Joao