Seguimento - Incêndios 2013

AJB

Nimbostratus
Registo
5 Mar 2009
Mensagens
1,182
Local
Baião
Não quero que pensem que sou anti-sistema...não, não é isso! A questão é que todos os anos o filme é o mesmo...mais meios, mais dinheiro e arde o que tiver que arder, pois o fogo supera a capacidade de extinção existente...mas não é por ser Portugal, aliás nós temos dos melhores meios materiais no combate a incêndios, mas o capital humano não é o melhor seguramente, digo isto com toda a frontalidade e sem receios!
Critico tambem, isso sim, a demagogia daqueles que durante anos EXIGIRAM e ainda exigem dinheiro para carros e aviões e volta e meia vem pedir prevenção e ordenamento florestal...esses senhores devem pensar que vivemos num país rico, com recursos para tudo! E quando se lhes fala em opções, i.é, ou dinheiro para fazer fogos controlados no inverno ou dinheiro para um helicoptero no verão...aí a palavra prevenção desaparece da boca deles!
 


Paulo H

Cumulonimbus
Registo
2 Jan 2008
Mensagens
3,271
Local
Castelo Branco 386m(489/366m)
Alguém já ouvi falar dos termos Ataque Inicial e Ataque Ampliado?

Então... Ataque inicial é quando a extensão do incêndio ainda é menor que uma frente, sendo chamado um helicóptero para o ataque inicial. Ataque ampliado, como o próprio nome indica, é quando a coisa correu mal e temos uma frente que necessita de diversos meios de combate. E se for um ataque ampliado e disperso é porque a coisa ainda piorou mais, resultando em varias frentes fora de controlo, mais ou menos como aconteceu no algarve, quando decidiram jantar primeiro para depois pensarem melhor numa estratégia 6horas depois!

Estou a inventar, é claro.. :)
 

AJB

Nimbostratus
Registo
5 Mar 2009
Mensagens
1,182
Local
Baião
Alguém já ouvi falar dos termos Ataque Inicial e Ataque Ampliado?

Ataque Inicial desenvolve se até cerca de 90 minutos após a chegada do primeiro veiculo e/ou helicoptero de socorro...se após este tempo o incêndio florestal não estiver dominado ou em resolução passa a Ataque Ampliado.
No entanto poderemos ter pontualmente Ataque Ampliado antes de atingirmos os 90 minutos, quando as condições de desenvolvimento superam claramente a capacidade de extinção existente, quando o incêndio tende claramente para pior e quando o potencial de destruição é bastante elevado.
Mas em pormenor as definições estão aqui:
http://www.proteccaocivil.pt/cnos/directivas/DON2_DECIF2013_versao_final.pdf:thumbsup:
 

Goku

Cumulus
Registo
22 Dez 2009
Mensagens
192
Local
Leiria
Ataque Inicial desenvolve se até cerca de 90 minutos após a chegada do primeiro veiculo e/ou helicoptero de socorro...se após este tempo o incêndio florestal não estiver dominado ou em resolução passa a Ataque Ampliado.
No entanto poderemos ter pontualmente Ataque Ampliado antes de atingirmos os 90 minutos, quando as condições de desenvolvimento superam claramente a capacidade de extinção existente, quando o incêndio tende claramente para pior e quando o potencial de destruição é bastante elevado.
Mas em pormenor as definições estão aqui:
http://www.proteccaocivil.pt/cnos/directivas/DON2_DECIF2013_versao_final.pdf:thumbsup:

Obrigado. :)
És bombeiro ou coisa do género?
 

AJB

Nimbostratus
Registo
5 Mar 2009
Mensagens
1,182
Local
Baião
Não, não sou Bombeiro:)Conheço e trabalho neste meio da defesa da floresta contra incendios...Mas sob pena dos meus anteriores, actuais e fururos comentários neste seguimento serem logo a partida mal interpretados pelos colegas do forum, preferia não "entrar" em pormenores...de qualquer forma sou um cidadão que gosta da floresta, da meteorologia...enfim do meio ambiente em geral:thumbsup:
 

Goku

Cumulus
Registo
22 Dez 2009
Mensagens
192
Local
Leiria
Não, não sou Bombeiro:)Conheço e trabalho neste meio da defesa da floresta contra incendios...Mas sob pena dos meus anteriores, actuais e fururos comentários neste seguimento serem logo a partida mal interpretados pelos colegas do forum, preferia não "entrar" em pormenores...de qualquer forma sou um cidadão que gosta da floresta, da meteorologia...enfim do meio ambiente em geral:thumbsup:

És a pessoa ideal para me ajudar num Projeto que tenho que desenvolver que consiste em propor um novo ATA.
Na tua opinião o que mudarias no actual ATA.
Sou aluno finalista do curso de PC e o meu Projeto é o que mencionei anteriormente, no entanto eu não percebo nada do assunto.
Se me poderes ajudar ficaria muito grato. :)
 

AJB

Nimbostratus
Registo
5 Mar 2009
Mensagens
1,182
Local
Baião
És a pessoa ideal para me ajudar num Projeto que tenho que desenvolver que consiste em propor um novo ATA.
Na tua opinião o que mudarias no actual ATA.
Sou aluno finalista do curso de PC e o meu Projeto é o que mencionei anteriormente, no entanto eu não percebo nada do assunto.
Se me poderes ajudar ficaria muito grato. :)

Enviei te uma mensagem para não maçar o pessoal deste seguimento
abraço
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,452
Local
Olhão (24 m)
Castanheira de Pêra - 138 bombeiros no combate às chamas

Fogo deflagrou, esta tarde, na aldeia de Sarzedas do Vasco e já se estende por uma basta área de mato. Casas estão ainda fora de perigo.

No combate às duas frentes de fogo que se alastram, em Castanheira de Pera, estão já 138 operacionais, 38 viaturas e um helicóptero bombardeiro. O incêndio deflagrou ao início da tarde de hoje, na aldeia de Sarzedas do Vasco, distrito de Leiria.

O vento está a dificultar o trabalho dos bombeiros e o incêndio continua a progredir por uma basta área florestal, de eucaliptos e pinheiros. Contudo, as chamas ainda estão longe das áreas habitacionais e para já as casas estão fora de perigo, garantiram fontes dos bombeiros de Castanheira de Pera.

As causas do incêndio ainda não são conhecidas.

Fonte: CM
 

AJB

Nimbostratus
Registo
5 Mar 2009
Mensagens
1,182
Local
Baião
Data Hora Local Concelho Distrito Ponto Situação Tipo
24/5 1:50 Parada do Bouro Vieira do Minho Braga Em Curso Inc. em Mato
24/5 1:50 Incêndio ativo com uma frente.
24/5 6:51 Comandante das Operações de Socorro (COS): 2º Comandante do Corpo de Bombeiros de Vieira do Minho.
24/5 6:52 Incêndio ativo com uma frente.
24/5 7:30 Incêndio ativo com uma frente.
24/5 9:02 Incêndio ativo com uma frente.

é um bom exemplo dos fogos de gestão...não ocorreram em Fevereiro/Março devido às condições meteorológicas dete ano, que todos conhecemos...
 

CptRena

Nimbostratus
Registo
16 Fev 2011
Mensagens
1,526
Local
Gafanha da Encarnação, Aveiro
201305242134jincendios.png
 

AJB

Nimbostratus
Registo
5 Mar 2009
Mensagens
1,182
Local
Baião
Este fim de semana (até quarta pelo menos) havera "boas" condições para o aparecimento simultaneo de alguns incendios florestais...nada de especial, mas que darão algum trabalho aos agentes de protecção civil envolvidos no DECIF...
a faixa interior a norte de Portalegre talvez esteja no pelotão da frente...a ver vamos...