Seguimento - Incêndios 2014

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Boa pesquisa:thumbsup:
Aurélio, fogos controlados podem ser realizados de Outubro a Junho...depende da janela meteo e dos objectivos de queima...
se for sob coberto de pinhal bravo, aí a prescrição é muito mais apertada e normalmente so Dezembro/Janeiro e eventualmente Fevereiro!
Este ano foi muito mau para queimar em pinhal bravo...apenas dois ou tres dias...
ja em matos deu para queimar em novembro e agora Março!
Uma pequena nota: um fogo controlado é planeado com um objectivo (DFCI, Renovação do pasto, cinegético) e são definidas parcelas de queima (desde meio ha até aos 20/30 ha por parcela). Se o fogo sair dessas parcelas a operação corre mal, daí haver janelas meteo para queimar! Naturalmente que se faz com precaução para evitar a saida do fogo das parcelas
Acredita que tenho todo o gosto em elucidar te, ou a outro colega do forum:thumbsup:
Off topic: não gostei da tua referencia a estupidez relativamente ao meu post!
Não gosto de sistematicamente ler post com lamurias de que não chve no Algarve...mas nunca fiz referencias a isso ca no forum!
As minhas desculpas se me xcedi, mas acredita que te elucido sobre isto com todo o gosto:thumbsup:

ESCLARECIMENTO:
AJB eu não te chamei estúpido a ti até porque não te conheço de lado nenhum.
O teu post a que me fiz quote é que transmitia uma ideia errada, pelo menos a mim transmitiu, dado que passaste a ideia que podia ser bom fazer queimadas (pastores fazem queimadas e não fogos controlados), matava animais doentes e etc ... e eu não concordo com nada disso, quer seja animais ou pessoas, trata-se da minha filosofia de vida. Por isso disse que a estupidez humana não tem limites (forma de pensar), mas nada de pessoal.

Felizmente nos posts seguintes esclareceste melhor o que querias dizer, e sim eu sei o que são fogos prescritos, controlados e afins, e sei que tem que ser feito por pessoas credenciadas, tem que ser delimitada a área e normalmente o mesmo acontece com presença de alguns bombeiros.

Nada de pessoal portanto ... ;)
 


AJB

Nimbostratus
Registo
5 Mar 2009
Mensagens
1,184
Local
Baião
ESCLARECIMENTO:
AJB eu não te chamei estúpido a ti até porque não te conheço de lado nenhum.
O teu post a que me fiz quote é que transmitia uma ideia errada, pelo menos a mim transmitiu, dado que passaste a ideia que podia ser bom fazer queimadas (pastores fazem queimadas e não fogos controlados), matava animais doentes e etc ... e eu não concordo com nada disso, quer seja animais ou pessoas, trata-se da minha filosofia de vida. Por isso disse que a estupidez humana não tem limites (forma de pensar), mas nada de pessoal.

Felizmente nos posts seguintes esclareceste melhor o que querias dizer, e sim eu sei o que são fogos prescritos, controlados e afins, e sei que tem que ser feito por pessoas credenciadas, tem que ser delimitada a área e normalmente o mesmo acontece com presença de alguns bombeiros.

Nada de pessoal portanto ... ;)

:thumbsup:
Os bombeiros não não indispensaveis...podem ser sapadores florestais, GIPS...o imprescindivel é técnico de fogo controlado:thumbsup:
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Mais 2 registos do fogo controlado na serra de Sintra, desta feita próximo da base da vertente sul.

333j3f8.jpg


6yno87.jpg
 
  • Gosto
Reactions: CptRena

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,463
Local
Olhão (24 m)
Quarenta bombeiros combatem incêndio em mato no Ameixial

Cerca de 40 bombeiros estão a combater um incêndio que deflagrou hoje numa zona de mato na freguesia do Ameixial, em Loulé, disse à Lusa fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Faro.

Segundo a mesma fonte, o incêndio, que teve início às 13:47 com duas frentes ativas, apresentava às 18:30 apenas uma frente ativa, não estando a colocar em risco casas ou populações.

O incêndio, na zona de Corte João Marques, está a ser combatido por cinco corporações de bombeiros: Loulé, São Brás de Alportel, Faro, Alcoutim e Almodôvar (Beja), apoiadas por 12 veículos.

Fonte: Região Sul

Hoje, o risco de incêndio no concelho de Loulé foi moderado. Um inverno fraco, com um início de Março com tempo quente e seco dá nisto. Este ano, começa cedo para ver se arde o que resta do Caldeirão assim já não é preciso fogo controlado que já não há mais nada para arder. :rolleyes:
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Bem, ainda sobre o assunto de ontem,parece que alguem andou a filmar o fogo com o recurso a um FPV quadcopter.

Fica o video:
 
Editado por um moderador:
  • Gosto
Reactions: AnDré e CptRena

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,209
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Noticia de hoje no Público.

OPINIÃO

Antes cabras que aviões

HENRIQUE PEREIRA DOS SANTOS 20/03/2014 - 13:32

Inteligente é sermos capazes de gerir o fogo e não precisar dos melhores meios possíveis para o tentar combater.


Exmo. senhor ministro da Administração Interna,

Li que tenciona gastar 27 milhões de euros em cada um dos aviões para os fogos.

Tenho uma proposta para lhe fazer: entregue-me os 27 milhões que custa um Canadair e deixe-me geri-los, absolutamente pro bono.

Explico-lhe o que farei com eles. Faço um concurso para projectos que tenham as seguintes características:

1) Terem uma área geográfica definida; 2) Usarem, de forma integrada, fogo, cabras e sapadores para gerirem o mato; 3) As mesmas pessoas responsáveis por gerir o mato serão responsáveis pelo combate nessa área geográfica (usando ferramentas com cabos de pau e pinga-lume, como alguém dizia um dia destes, judiciosamente).

Os projectos poderiam ser de proprietários, associações de proprietários, ONG, associações de bombeiros, qualquer pessoa ou instituição, excluindo o Estado e qualquer associação em que o Estado tivesse mais de 15% do capital.

Da experiência que tenho por gerir um projecto que tem algumas semelhanças com o descrito (financiado, veja lá, com o Fundo EDP de Biodiversidade, porque o Fundo Florestal Permanente é gerido como sabe), eu diria que tipicamente um financiamento de 500 mil euros seria suficiente para financiar cinco anos a gestão de qualquer coisa como 2500 a cerca de 5000 hectares, incluindo um rebanho de 200 cabras e apoio técnico, em especial para o uso do fogo, quer na prevenção, quer no combate.

O seu Canadair financiaria cerca de 50 projectos, ou seja, a gestão e combate em 100 a 200 mil hectares. Não ficaria o problema dos fogos resolvido, isso é certo, mas também não fica com o Canadair.

E repare na diferença. O Canadair é importado, as cabras são de fabrico nacional. O Canadair usa combustíveis fósseis, as cabras são recursos renováveis. O Canadair cria custos de manutenção, as cabras criam cabritos. O Canadair não altera os dados do problema, as cabras estrumam o solo e aumentam a produtividade. E, last but not the least, no fim do seu tempo de vida útil o Canadair dá ainda despesa para o seu desmantelamento e tratamento dos resíduos e as cabras dão chanfanas.

Não falo sequer na diferença de criação de emprego, não falo da presença de gente no território, não falo da diferença no equilíbrio territorial, não falo da transferência de recursos entre o litoral e o interior.

E não falo da sustentabilidade futura: o Canadair não cria riqueza e vai ser preciso de novo gastar mais 27 milhões qualquer dia, as cabras reproduzem-se e criam oportunidades de negócio incríveis, como pode imaginar, por exemplo, pensando na grande distribuição a fazer promoções de cabrito como forma de apoiar o esforço colectivo de gestão do fogo.

Pense nisto, senhor ministro, porque talvez estejamos de acordo num ponto essencial: inteligente, inteligente é sermos capazes de gerir o fogo e não precisar dos melhores meios possíveis para o tentar combater.

Até porque o fogo teima em se rir dos Canadair e outras sofisticações tecnológicas, continuando só a obedecer a quem o combate com os pés no chão, com as mãos em cabos de madeira e com uma cabeça fria que saiba usar o fogo contra o fogo.
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Noticia de hoje no Público.

Curiosa essa perspectiva, por acaso, já cheguei a pensar nessa "alternativa".
Quando me desloco à zona oeste, fico sempre impressionado com o "trabalho" feito pelas 5 cabras que os meus familiares têm, são mais que suficientes para limparem o terreno, é cá uma razia, incrivel. :D
 
  • Gosto
Reactions: CptRena

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Não sabia que as cabras "limpavam" assim tanto, para o ano em vez de ser eu a limpar aqui o terreno vou arranjar 5 cabras.
Eu estendo-me ao sol, com bronzeador, oculos de sol ... enquanto elas me "limpam" o terreno.
 

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
Não sabia que as cabras "limpavam" assim tanto, para o ano em vez de ser eu a limpar aqui o terreno vou arranjar 5 cabras.
Eu estendo-me ao sol, com bronzeador, oculos de sol ... enquanto elas me "limpam" o terreno.

Aurélio ,

Nem imaginas , é impressionante a velocidade que limpam um terreno .

E não só , também as galinhas limpam bem , desde que sejam muitas .
 
  • Gosto
Reactions: CptRena

AJB

Nimbostratus
Registo
5 Mar 2009
Mensagens
1,184
Local
Baião
É indissociavel o uso do fogo controlado da aplicação dos rebanhos de cabras...o que normalmente se faz (ex: Serras do Marão, da Freita e da Estrela) é haver fogos controlados (com o objectivo do pastoreio) em zonas de linhas de água (a meia encosta) e depois os rebanhos mantem o combustivel reduzido nos anos seguintes! Em Vila Pouca de Aguiar fazem este processo de forma muito semelhante...
Montemuro...ai Montemuro vai ser um daqueles casos dificeis, mas em breve será aberta uma nova linha de trabalhos na Serra de Montemuro (área Oeste) com o objectivo de se regularizar o uso do fogo...será um trabalho árduo mas acredito compensador tambem!
No inicio no Marão tambem foi dificil, mas 5 anos depois esta a dar bons resultados na alteração dos regimes de fogo...
Espero daqui a 5/6 anos dizer o mesmo de Montemuro:thumbsup:
Esta é a prevenção que tanto se pede, mas pouco se conhece...da mais "canal" falar de canadairs e de milhões para o combate:(
 

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
Tudo isso é positivo mas na organização da propriedade ainda estamos a zero!

O seu Canadair financiaria cerca de 50 projectos, ou seja, a gestão e combate em 100 a 200 mil hectares. Não ficaria o problema dos fogos resolvido, isso é certo, mas também não fica com o Canadair.

E repare na diferença. O Canadair é importado, as cabras são de fabrico nacional. O Canadair usa combustíveis fósseis, as cabras são recursos renováveis. O Canadair cria custos de manutenção, as cabras criam cabritos. O Canadair não altera os dados do problema, as cabras estrumam o solo e aumentam a produtividade. E, last but not the least, no fim do seu tempo de vida útil o Canadair dá ainda despesa para o seu desmantelamento e tratamento dos resíduos e as cabras dão chanfanas.

Isto é demasiado romântico não? As cabras estão sujeitas a doenças e podem morrer.
 

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
Também gostaria de saber como é que esse tal fundo EDP avalia os projectos que financia. Porque me parece que há aqui qualquer coisa em troca que está a ser escondido.
 

AJB

Nimbostratus
Registo
5 Mar 2009
Mensagens
1,184
Local
Baião
Tudo isso é positivo mas na organização da propriedade ainda estamos a zero!

É o calcanhar de Aquiles, especialmente no Norte e Centro Litoral...minifundio...não será fácil o cadastro!
Mas deixa me dizer uma coisa....muitas vez se pensa que depois do cadastro os incêndios florestais vão ficar "resolvidos"! É uma falsa questão! Reconheço que haverá progressos, mas o cerne da questão está na gestão do fogo e não na sua supressão! Ora, ao identificarmos os proprietarios, pediremos para que façam silvicultura nas suas matas? E quem de pois mantem? O Estado? Os proprietários? Nem os particulares nem o sector publico tem recursos humanos e financeiros para tamanha tarefa! É mais dificil fazer isto que termos divida publica em 60% do PIB ate 2035, a serio!
Temos que fazer gestão de combustivel (por um lado) nas zonas de protecção a edificações e infraestruturas, e (por outro lado) em zonas estratégicas...quando digo estratégicas é por exemplo nas cumeadas divisorias (para evitar a passagem do fogo entre bacias), nas zonas de aceleração (as "portelas") e nos locais mais adequados de acordo com os incêndios-tipo em determinada região! Aqui, nestas zonas estratégicas, a aplicação de tratamentos com fogo é fundamental em termos de rentabilidade (técnica, financeira e temporal)!
É pá, mas a roda ja esta inventada, ja se sabe isto desde 2010, a questão é os politicos não serem demagogos e não cederem a pressões de uns quantos dirigentes das ligas dos bombeiros (que parecem ter mais poder que os ministros):angry: