Seguimento Incêndios - 2015

bigfire

Cumulus
Registo
29 Dez 2008
Mensagens
415
Local
Vila Real/Coimbra
Provavelmente no sábado até fogo controlado poderemos fazer...a questão é mais complexa e combate se muito mal incêndios em Portugal, muito mal mesmo...
O maior problema não está no combate, e o senhor devia saber muito bem disso, é uma das grandes razões, sim, mas os rescaldos é que costumam ser mal feitos, descuidados e mal organizados, exemplo disso está o incêndio de Quintãs- Viseu, não sendo uma reativação, mas sim um reacendimento.
 


AJB

Nimbostratus
Registo
5 Mar 2009
Mensagens
1,181
Local
Baião
O maior problema não está no combate, e o senhor devia saber muito bem disso, é uma das grandes razões, sim, mas os rescaldos é que costumam ser mal feitos, descuidados e mal organizados, exemplo disso está o incêndio de Quintãs- Viseu, não sendo uma reativação, mas sim um reacendimento.
Qual a diferença entre reativação e reacendimento?
O rescaldo não faz parte do combate? Se achas que não porque em vez de "Incendio em Rescaldo" não se da logo "Incêndio Extinto"?
Reafirmo com conhecimento de causa, combate se MUITO mal incêndios florestais em Portugal! Não chegam canadairs e VFCI's xpto, nem EPI's novos, é preciso conhecimento, planeamento e inteligência técnica, coisa que, com todo o respeito, não ha! Ha coragem e voluntarismo, mas como vemos, não chega infelizmente...

P.s: Podes tratar me por tu :)
 
  • Gosto
Reactions: CptRena

AJB

Nimbostratus
Registo
5 Mar 2009
Mensagens
1,181
Local
Baião
O Alerta Amarelo decretado termina sábado, mas julgo que a ANPC terá que o prolongar até terça-feira a Norte e Centro...a saida das 12Z do GFS mantem adversidade (em vento e HR) até aí!
 
  • Gosto
Reactions: CptRena

bigfire

Cumulus
Registo
29 Dez 2008
Mensagens
415
Local
Vila Real/Coimbra
Qual a diferença entre reativação e reacendimento?
O rescaldo não faz parte do combate? Se achas que não porque em vez de "Incendio em Rescaldo" não se da logo "Incêndio Extinto"?
Reafirmo com conhecimento de causa, combate se MUITO mal incêndios florestais em Portugal! Não chegam canadairs e VFCI's xpto, nem EPI's novos, é preciso conhecimento, planeamento e inteligência técnica, coisa que, com todo o respeito, não ha! Ha coragem e voluntarismo, mas como vemos, não chega infelizmente...

P.s: Podes tratar me por tu :)
Que eu saiba, mas isso sou eu, reativação é quando o incêdio está na fase terminal, e ocorre um aumento de intensidade no perímetro do incêndio antes de ser consirada a fase de rescaldo. Reacendimento, é uma nova acorrência no perímetro da área fetada por um incêndio que tenha sido dado como extinto, e em que os meios já tenham abandonado o TO (Teatro de Operações).
 

AJB

Nimbostratus
Registo
5 Mar 2009
Mensagens
1,181
Local
Baião
Que eu saiba, mas isso sou eu, reativação é quando o incêdio está na fase terminal, e ocorre um aumento de intensidade no perímetro do incêndio antes de ser consirado a fase de rescaldo. Reacendimento, é uma nova acorrência no perímetro da área fetada por um incêndio que tenha sido dado como extinto, e em que os meios já tenham abandonado o TO (Teatro de Operações).
So me respondeste a uma questão :)
Bem, compreendo a distinção que fazes, aceito a perfeitamente, mas eu considero poder ser a mesma coisa! Ha muitos reacendimentos de ocorrencias mal "fechadas" em termos de perimetros, muitas mesmo...
 

bigfire

Cumulus
Registo
29 Dez 2008
Mensagens
415
Local
Vila Real/Coimbra
Qual a diferença entre reativação e reacendimento?
O rescaldo não faz parte do combate? Se achas que não porque em vez de "Incendio em Rescaldo" não se da logo "Incêndio Extinto"?
Reafirmo com conhecimento de causa, combate se MUITO mal incêndios florestais em Portugal! Não chegam canadairs e VFCI's xpto, nem EPI's novos, é preciso conhecimento, planeamento e inteligência técnica, coisa que, com todo o respeito, não ha! Ha coragem e voluntarismo, mas como vemos, não chega infelizmente...

P.s: Podes tratar me por tu :)
Nem eu disse ao contrário, mas em vezes de se criar somente equipas de intervenção rápida, não se criam equipas só para rescaldos? É normal que o pessoal que ande durante 12 horas em combate, quando chega a fase de rescaldo, não esteja apto nem fisicamente, nem psicologicamente para o fazer. Seria bom que essa função fosse feita por pessoal que tivesse fresco e especializado para o fazer, não estou a dizer que os bombeiros não o são.
 
  • Gosto
Reactions: CptRena

irpsit

Cumulonimbus
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
2,334
Local
Inverness, Escocia
Daqui vê-se bem um foco de incêndio a norte (estou perto de Mortágua) mas acho que é o incêndio de Quintãs, Viseu.

Eu também acho que em Portugal existe má gestão dos fogos. Pouca limpeza florestal, monoculturas extensas de eucaliptos e pinhais (ambos árvores propícias a fogos), gente tola ou ignorante que ateia fogueiras nesta altura, polícia passiva. Lembro-me que quando vivia na Áustria, os verões eram continentais, quentes, muitas vezes com tempo seco e até 36ºC e não haviam quaisquer fogos. Claro que o nosso país tem clima propício a fogos florestais, mas parece-me a julgar pela realidade, que as autoridades podiam fazer mais e melhor.
 
  • Gosto
Reactions: CptRena e StormRic

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,931
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Impressionante a quantidade de fumo que é visível daqui do Porto, esse fumo está maioritariamente a sul SE e SW e já tapa o sol com uns tons acastanhados.
 

AJB

Nimbostratus
Registo
5 Mar 2009
Mensagens
1,181
Local
Baião
Desta vez, a noite não vai ser "amiga" do combate...noite complicada a próxima...e amanha muitos reacendimentos e/ou reativações em perspetiva! estes são os incêndios "zigue-zague" da faixa litoral norte e centro! No interior norte e centro são incêndios "charuto"!
 

Duarte Sousa

Moderação
Registo
8 Mar 2011
Mensagens
6,717
Local
Loures
Incêndio em Sever do Vouga dado como dominado... Viseu e Arouca seguem com 3 e 2 frentes activas respectivamente. Valpaços 1 frente activa e apenas 10 bombeiros (?).

gdC2Og8.png
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,931
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Boas,

Video que fiz há minutos de um Incêndio florestal às portas do Porto ( zona de Gondomar ) visto aqui do Marquês ( ver 720 p )

Situação complicada com bastante labareda, ainda não consta nada no site da Protecção Civíl.




Neste momento fumo bastante escuro ( preto ) arde com intensidade.

Muito mau prenúncio este ano e a continuar este padrão de tempo poderá ser um ano dramático em termos de incêndios florestais :angry:
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,965
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Muito mau prenúncio este ano e a continuar este padrão de tempo poderá ser um ano dramático em termos de incêndios florestais :angry:
Lavra com bastante intensidade, ainda que seja pequeno de momento.

O problema é que este ano, se continuarmos com baixa humidade e temperaturas dentro ou acima do normal, temos uma conjunção perigosa entre estes factores e o coberto vegetal intenso que há à disposição.
Nos últimos 2 anos, aqui no litoral norte, tivemos uma acalmia no que toca a incêndios e condições fantásticas no que concerne ao crescimento das árvores e matagais.
Não admira, pois, que se as condições estiverem reunidas teremos uma ano muito propício para os incendiários "trabalharem".
Relembro, nas palavras de bombeiros, que "Este é um ano de eleições!". E só isso basta para colocar as corporações de sobre-aviso!
 
  • Gosto
Reactions: CptRena e james

Célia Salta

Cumulus
Registo
10 Set 2013
Mensagens
464
Local
Sertã - Castelo Branco
Lavra com bastante intensidade, ainda que seja pequeno de momento.

O problema é que este ano, se continuarmos com baixa humidade e temperaturas dentro ou acima do normal, temos uma conjunção perigosa entre estes factores e o coberto vegetal intenso que há à disposição.
Nos últimos 2 anos, aqui no litoral norte, tivemos uma acalmia no que toca a incêndios e condições fantásticas no que concerne ao crescimento das árvores e matagais.
Não admira, pois, que se as condições estiverem reunidas teremos uma ano muito propício para os incendiários "trabalharem".
Relembro, nas palavras de bombeiros, que "Este é um ano de eleições!". E só isso basta para colocar as corporações de sobre-aviso!

Acham que 2003 se pode voltar a repetir?
 
M

Membro excluído 274

Lamentável o que se está a passar... vejo vários focos de incêndio, o mais significativo lavra na Serra do Alvão, mas há muitos mais espalhados pelas serras minhotas e transmontanas... esta manhã em Guimarães muito fumo e cheiro a queimado.
 
  • Gosto
Reactions: Aristocrata

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,965
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Acham que 2003 se pode voltar a repetir?

Não podemos afirmar, embora haja alguma possibilidade.
Para isso tem de se conjugar fenómenos de seca com ciclos de calor como nesse ano.
Vamos aguardar.
Certo, certo, é que nesta altura do ano temos as queimadas no seu auge, razão de muitos incêndios.