Seguimento - Incêndios 2016

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,931
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
A região de Arouca é simplesmente bela em toda a sua área, imaginar o cenário desolador actual de toda aquela mancha verde rica em fauna e flora deixa-me completamente deprimido. Como é possível alguém fazer estas atrocidades, e não me venham dizer que é apenas fruto do intenso calor..

É obvio que são fogos postos com intenção criminosa, as florestas não começam a arder sozinhas por mais calor que esteja, a não ser em raras situações em que um relâmpago ou vidro ao sol podem desencadear incêndios.. ou até queimadas ( sem intenção criminosa) que fogem ao controlo...

Era amarrar esses pirómanos criminosos a uma árvore e deixá-los no meio do incêndio.. essa gente mete-me nojo, não tenho pena nenhuma... que ardam lá no meio do fogo , já que gostam tanto de ver arder....:angry:
 


ruijacome

Cumulus
Registo
16 Nov 2009
Mensagens
190
Local
Cascais
Segundo a ANPC, há neste momento em todo o país 421 (!!!!!) incêndios, combatidos por 2700 homens.
O maior, neste momento, continua a ser o de Arouca , combatido por 250 homens.
A Serra da Freita, um dos mais importantes pulmões verdes do distrito de Aveiro, praticamente já ardeu na sua totalidade.

451 são as ocorrencias TODAS a nivel nacional e não só os incêndios rurais!
 
  • Gosto
Reactions: guisilva5000

Dias Miguel

Cumulonimbus
Registo
26 Jan 2015
Mensagens
2,622
Local
Portalegre
Infelizmente as condições atmosféricas apontam para a continuação do tempo quente até, pelo menos, à sexta-feira... Para controlar esses incêndios, serão necessárias noites mais frescas, com humidade elevada e dias mais frescos. Até lá é ter confiança e fé nos bombeiros, esses sim merecem todo o apoio e colaboração, porque mesmo não conseguindo evitar situações de habitações atingidas, têm colocado a sua própria vida em prol dos outros e evitado perdas humanas.
Pena que no nosso país não haja nenhuma política activa de prevenção, pois após uma primavera tão húmida, a floresta iria ter demasiado material combustível quando as temperaturas subissem como subiram nestes dias. Quanta gente de boa vida a viver à custa do estado e com bom cabedal para trabalhar na limpeza das matas, mas infelizmente vejo-as nos cafés a tomar o pequeno-almoço, que todos nós pagamos; após umas horas de alegre tertúlia vão aviar o almoço às IPSS e caso não seja o manjar dos Deuses, deitam-o fora e vão comer algum hambúrguer, que todos nós pagamos... E podia continuar, mas tenho de trabalhar para os governar...
Quanto às palavras do @Snifa, queiramos ou não, a realidade é que há tantos pirómanos por ai (quer por loucura, quer por interesses dúbios) que sinceramente podiam lá ficar que não se perdia rigorosamente nada...
 

criz0r

Cumulonimbus
Registo
11 Abr 2008
Mensagens
4,541
Local
.
Estou a ver em directo na TVI24 em Águeda o fogo já está a escassos metros das habitações..espero que os soldados da Paz juntamente com as populações consigam evitar o pior cenário. O inferno subiu ao Norte e Centro do País :mad: .
 

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
terça e quarta feira são uma boa janela para mandar abaixo todos estes incêndios. As condições serão favoráveis.
 

Ruipedroo

Cumulonimbus
Registo
6 Out 2010
Mensagens
3,555
Local
Braga, Merelim (70m)
O incêndio de Barcelos cresceu durante a noite. Está muito maior, a coluna de fumo que se avista de toda a região é gigantesca.
Mas há incêndios por todo o Minho, há cortinas de fumo por todo o lado, eu diria com muitos km de extensão.

Confirmo. Há pouco ao vir de Braga vi bem o incêndio, e como continua enorme. Nem quero imaginar os hectares já ardidos.
 

Stinger

Nimbostratus
Registo
22 Mar 2008
Mensagens
1,695
Local
Gondomar (188m)
Incendio em são pedro
mF1E8Y4.jpg


Sent from mTalk
 

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
um corte ligeiro nas temperaturas máximas...
noroeste a entrar timidamente...
mas ainda há muita gente com vento de leste ou vento nulo.

Se não agravar a situação, já não será mau de todo.
 

dASk

Nimbostratus
Registo
7 Out 2010
Mensagens
832
Local
Moita, Setúbal
Aqui no Algarve arde e parece enorme estou em Cabanas de Tavira e vejo um pirocumulo do incendio de Silves. Há muito fumo aqui espalhado pela atmosfera mas penso que seja do incendio grande perto de Sevilha tb. A corrente de leste tras o fumo para aqui.
 
  • Gosto
Reactions: luismeteo3

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
possivelmente consegues ver o topo da coluna de fumo da zona de tavira mas esta dirige-se para sudoeste, empurrada pelo vento de leste.