Seguimento Interior Norte e Centro - Julho 2013



Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,972
Local
Tondela-290m
Dia mais quente do ano, por aqui, com 39ºc de momento.:calor::calor: Agora sim , isto dá um bom alerta laranja, mas o IPMA só quer saber da capital de distrito.
 

ClaudiaRM

Furacão
Registo
2 Dez 2009
Mensagens
10,667
Local
Viseu
Dia mais quente do ano, por aqui, com 39ºc de momento.:calor::calor: Agora sim , isto dá um bom alerta laranja, mas o IPMA só quer saber da capital de distrito.

Da capital de distrito não quer saber de certeza. É que de acordo com os dados do IPMA, às 14h, a estação de Viseu Cidade marcava 38.9º C...
 

Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,972
Local
Tondela-290m
Da capital de distrito não quer saber de certeza. É que de acordo com os dados do IPMA, às 14h, a estação de Viseu Cidade marcava 38.9º C...

Esse valor foi uma média da temperatura dos últimos dez minutos das 13h, que estava presente na observação de dados. Contudo o alerta laranja para Viseu é só a partir de 39ºc e aqui já passou até duas décimas com a temperatura máxima 39.2ºc. :calor:
 

Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,972
Local
Tondela-290m
Dia do ano também mais quente por estas bandas, 39.8ºC, até queima.:D

Curioso estar mais quente aí do que aqui. Eu também acho que não queria esses quase 40ºc.:hehe:
 

ricardop120

Cumulonimbus
Registo
20 Jul 2009
Mensagens
3,245
Local
Viso, Viseu
dia quente por aqui, com algumas cúmulos na estrela. a temperatura essa está nos 38.5ºC, levantou-se vento fraco de NW. as 15h estavam 39.7ºC
 

Fil

Cumulonimbus
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
3,941
Local
Bragança (740 m)
Por Bragança também está a ser o dia mais quente do ano, a estação da ESA marca 36,6ºC. A máxima de ontem foi de 35,8ºC.

Ainda assim muito longe de possíveis recordes.
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,670
Local
Aveiras de Cima
Boa tarde :calor:

Aqui em Trás-os-Montes todas as estações do IPMA apresentavam, à excepção de Montalegre (33.5ºC), valores de temperatura superiores a mais de 36ºC às 16h UTC, sendo que Mirandela e o Pinhão ultrapassavam mesmo os 40ºC. :calor:

Em Bragança neste momento a estação da ESA-IPB marca 36.6ºC. :cool:

EDIT: o fil antecipou-se :)
 
Última edição:

ClaudiaRM

Furacão
Registo
2 Dez 2009
Mensagens
10,667
Local
Viseu
Esse valor foi uma média da temperatura dos últimos dez minutos das 13h, que estava presente na observação de dados. Contudo o alerta laranja para Viseu é só a partir de 39ºc e aqui já passou até duas décimas com a temperatura máxima 39.2ºc. :calor:

Pelas 16h, 39.3ºC pelo que o alerta deveria ter sido emitido, não?
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,968
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Pelas 16h, 39.3ºC pelo que o alerta deveria ter sido emitido, não?

Eu percebo as dúvidas mas há que ter calma e ponderar os comentários.
O IPMA previu 38ºC para Viseu. Claramente não acertou, mas foi uma previsão feita por profissionais, não foi uma "aposta".
Se 38ºC apenas dá um nível de alerta amarelo, então é o amarelo que deve figurar nos avisos.
Evidentemente se soubessem que ultrapassaria os 39ºC o aviso seria então o laranja.

Se me dizem que há zonas habitadas mais quentes do que a cidade de Viseu, populosas e representativas de uma região maior, então aí os meteorologista devem fazer trabalho de campo e estudar o que se passa, para que no futuro os avisos sejam mais fiéis à realidade.

Um exemplo: por norma os avisos no meu distrito são feitos tendo por base a cidade do Porto e essa região, mas muitas vezes não tem em consideração as zonas populosas do interior do distrito, zonas essas com condições climáticas específicas. Claro que faço críticas, mas são críticas fundamentadas e até por isso já contactei o IM\IPMA a expor as minhas dúvidas e sugestões.;)