Seguimento Interior Norte e Centro - Maio 2012



ricardop120

Cumulonimbus
Registo
20 Jul 2009
Mensagens
3,245
Local
Viso, Viseu
boas

por aqui o dia foi quente, com o sol sempre presente... nao houve vento, o que ajudou a subir bastante a temperatura...

extremos: 14.8ºC de minima e 35.1ºC maxima do ano

actuais: ceu pouco nublado sem vento e sigo ainda com 31.2ºC
 

Mjhb

Super Célula
Registo
15 Abr 2009
Mensagens
6,105
Local
.
Tarde completamente insuportável. Maldito calor, que mal começou...
Nuvens altas e temperatura à ronda dos 28ºC, com uma máxima que deve ter chegado perto dos 33ºC na cidade.
 

ricardop120

Cumulonimbus
Registo
20 Jul 2009
Mensagens
3,245
Local
Viso, Viseu
boas

por aqui o ceu esta com muitas nuvens altas, nao ha vento e sigo ainda com 25.5ºC
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,670
Local
Aveiras de Cima
Boa noite!

Depois de uns dias na capital estou de volta ao Nordeste Transmontano. Cheguei ao final de tarde, e ainda estava bem quente aqui por Bragança.

Por agora a estação da ESA-IPB é a estação que apresenta o valor mais baixo da estações aqui em Bragança e regista uns amenos 15.0ºC;)
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,481
Local
Estarreja
A Régua esteve a 1ºC de bater o recorde de temperatura máxima em Maio:rolleyes: (que pertence ao Pinhão). E o que é que o IM diz? Nada:mad:!

E o que e que o IM iria dizer?! Emitir um comunicado especial a dizer que a Régua tinha ficado a 1ºC do recorde de temperatura máxima de Maio.... Sinceramente não percebo esta queixa...
 

N_Fig

Cumulonimbus
Registo
29 Jun 2009
Mensagens
3,913
Local
Figueira da Foz
E o que e que o IM iria dizer?! Emitir um comunicado especial a dizer que a Régua tinha ficado a 1ºC do recorde de temperatura máxima de Maio.... Sinceramente não percebo esta queixa...

Então o IM faz não sei quantos comunicados no Inverno quanto a temperatura desce um pouco mais e no Verão quando sobe um pouco mais, agora estamos com estas temperaturas históricas (tenho 99% de certeza que já houve algumas estações a bater máximos históricos) e nem uma notazinha? Eu só dei a Régua como exemplo, mas não foi a única estação com temperaturas extremas...
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,209
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Então o IM faz não sei quantos comunicados no Inverno quanto a temperatura desce um pouco mais e no Verão quando sobe um pouco mais, agora estamos com estas temperaturas históricas (tenho 99% de certeza que já houve algumas estações a bater máximos históricos) e nem uma notazinha? Eu só dei a Régua como exemplo, mas não foi a única estação com temperaturas extremas...

A meu ver teve muito mais importância a situação vivida a meio do mês. Aí sim uma série de estações do litoral (tanto oeste como sul) bateram uma série de recordes, e parte do território continental esteve em onda de calor.
Em Lisboa foi de 8 dias.
Na mesma altura nos Açores viveram-se dias de chuva muito intensa. E também nada foi dito.
Referi isso na Monitorização Clima de Portugal - 2012.

Quanto à situação do 31 de Maio, o valor da Régua (Cambres) poderá ser um recorde, embora também não se saiba o período de funcionamento da mesma.
Perto de recordes andaram as EMAs de Braga e Guarda que ficaram a 0,2ºC e a 0,3ºC, respectivamente, do máximo de Maio. Valores bem mais elevados do que aqueles que tinham registado a meio do mês.