Seguimento Interior Norte e Centro - Outubro 2016



keipha

Cumulus
Registo
9 Fev 2014
Mensagens
450
Local
Ermida - Tondela
O que isto foi... Que violência

8f81e81e298fa81e0aa138fca69e04a5.jpg
 

Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,972
Local
Tondela-290m
O que isto foi... Que violência

8f81e81e298fa81e0aa138fca69e04a5.jpg

Violento mas violento, fiz o percurso pelo IP3 de Santa Comba a Tondela durante os picos da tempestade, e a situação era medonha! Mal se via a estrada, os relâmpagos eram constantes e as rajadas foram extremamente fortes, não acho normal o IPMA ficar impávido e sereno quando estamos a falar de uma célula/supercélula que está mais que enquadrada nos parâmetros de AVISO VERMELHO, com 48.01mm em menos de uma hora, ou melhor em 38min:surprise::surprise:

Passei ainda pelo continente em Tondela, e chovia lá dentro como na rua, há imensas ruas obstruídas com inundações pontuais e muitas tampas de esgoto a saltar.
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,934
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Violento mas violento, fiz o percurso pelo IP3 de Santa Comba a Tondela durante os picos da tempestade, e a situação era medonha! Mal se via a estrada, os relâmpagos eram constantes e as rajadas foram extremamente fortes, não acho normal o IPMA ficar impávido e sereno quando estamos a falar de uma célula/supercélula que está mais que enquadrada nos parâmetros de AVISO VERMELHO, com 48.01mm em menos de uma hora, ou melhor em 38min:surprise::surprise:

Passei ainda pelo continente em Tondela, e chovia lá dentro como na rua, há imensas ruas obstruídas com inundações pontuais e muitas tampas de esgoto a saltar.

Nem um aviso amarelo...outro dia lançaram avisos amarelos por nada, e agora com uma célula destas nem amarelo..enfim.

Acredito que sejam situações imprevisíveis, mas dada a evolução no radar, um aviso ( mesmo de última hora ) não lhes ficava mal. Será que o IPMA não faz acompanhamento em tempo real da evolução das condições meteorológicas? Caramba, até nós aqui no Fórum e que não trabalhamos no IPMA o fazemos...:shocking:
 

keipha

Cumulus
Registo
9 Fev 2014
Mensagens
450
Local
Ermida - Tondela
Violento mas violento, fiz o percurso pelo IP3 de Santa Comba a Tondela durante os picos da tempestade, e a situação era medonha! Mal se via a estrada, os relâmpagos eram constantes e as rajadas foram extremamente fortes, não acho normal o IPMA ficar impávido e sereno quando estamos a falar de uma célula/supercélula que está mais que enquadrada nos parâmetros de AVISO VERMELHO, com 48.01mm em menos de uma hora, ou melhor em 38min:surprise::surprise:

Passei ainda pelo continente em Tondela, e chovia lá dentro como na rua, há imensas ruas obstruídas com inundações pontuais e muitas tampas de esgoto a saltar.
Muito sinceramente não me recordo de igual. Ainda bem que foi pouco tempo. Fiquei estupefacto com os valores da precipitação, mas de facto choveu imenso num curto espaço de tempo. As ruas ficaram completamente alagadas, cheias de lama e detritos. A temperatura deu um tombo de 7°C durante a passagem da célula. Uma brutalidade. Não esperava tanto, mas a célula andou a "cozinhar" durante a tarde com um tempo quente e abafado. Típico de trovoada.
 
Última edição:

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,670
Local
Aveiras de Cima
Boa noite!

Mais um dia sem ver o Sol aqui, já lá vão 3!

Por agora muito nevoeiro aqui em Fig. Castelo Rodrigo, o meu sensor sem RS marca 14.3ºC.
 
  • Gosto
Reactions: TekClub

Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,972
Local
Tondela-290m
Aqui ficam as imagens de radar do ''monstro'' desprezado pelo IPMA, esta noite:
tiRnQcj.png

kQyqTaM.png

VTovFET.png

Szn5e0a.png


Vão surgindo algumas imagens do que sucedeu esta noite pelo facebook:


@keipha, o anemómetro da sua estação está a funcionar a 100% ? É curioso só ter detetado uma rajada máxima de 15km/h, quando houve intensidade do vento para derrubar sinais de trânsito e árvores, aliás na minha opinião não está excluida a hipótese de microburst ou algo do género, o vento soprou tão violentamente que até rodopiava.
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,969
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Aqui ficam as imagens de radar do ''monstro'' desprezado pelo IPMA, esta noite:
... aliás na minha opinião não está excluida a hipótese de microburst ou algo do género, o vento soprou tão violentamente que até rodopiava.

Com as devidas cautelas, olhando para essas imagens de radar, também não excluo a possibilidade de ter existido um tornado por ali - no flanco SO da célula aparenta estar ali uma "assinatura tornádica". Um microburst também é uma boa hipótese, mas...;)
De facto a célula, só pelo radar, metia respeito.

Ainda acerca dessa célula, deixo estas imagens de radar:

Reflectividade máxima (19.50h)
yWtwIYo.jpg


Precipitação acumulada em 1 hora (20h)
vZBHqNp.jpg
 
Última edição: