Seguimento Interior Norte e Centro - Outubro 2016



AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,209
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Em Várzea da Serra, o nevoeiro está desde ontem instalado.
E sol é coisa que não se vê há 3 dias.
0,5mm acumulados hoje.
A amplitude térmica hoje está nos 0,5ºC.
12,8ºC actuais. Vento < 5km/h.

tSx4jhO.jpg


Na Gralheira, a situação é idêntica.

zwwV5GI.jpg
 

keipha

Cumulus
Registo
9 Fev 2014
Mensagens
450
Local
Ermida - Tondela
Aqui ficam as imagens de radar do ''monstro'' desprezado pelo IPMA, esta noite:
tiRnQcj.png

kQyqTaM.png

VTovFET.png

Szn5e0a.png


Vão surgindo algumas imagens do que sucedeu esta noite pelo facebook:


@keipha, o anemómetro da sua estação está a funcionar a 100% ? É curioso só ter detetado uma rajada máxima de 15km/h, quando houve intensidade do vento para derrubar sinais de trânsito e árvores, aliás na minha opinião não está excluida a hipótese de microburst ou algo do género, o vento soprou tão violentamente que até rodopiava.

Também dei por esse pormenor. Mas como estou numa zona mais baixa, não senti assim tanto o vento. Mas como a actualização de dados do anemometro não é a melhor, alguma coisa perdi. Mas penso também que o forte do vento passou mais afastada da minha localização.
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,968
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Boa tarde.

Relativamente ao que se passou em Tondela ontem, há mais dados?
Notícias, facebook, etc.?
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: Mr. Neves

Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,972
Local
Tondela-290m
Boa tarde.

Relativamente ao que se passou em Tondela ontem, há mais dados?
Notícias, facebook, etc.?

Há sim Aristocrata, hoje era para ter ido dar uma volta pelas zonas onde passaram os ecos mais potentes mas não consegui por falta de tempo:( Mas felizmente houve alguém que tratou de recolher mais umas imagens, pelos vistos cairam vários muros de pedra, há árvores arrancadas totalmente, outdoors tombados e vidros partidos, estou cada vez mais convicto da hipótese de microburst, ou sim o tornado também seria viável, as rajadas foram de tal ordem que mesmo dentro do parque de estacionamento do continente se levava com a chuva.

Aliás se os meus sentidos não me trairem, acho que nesta imagem de radar se vê bem um gancho que pode ter dado origem ao possível tornado (não muito desenvolvido, mas está lá na minha opinião), o IPMA podia fazer algum estudo da situação até, mas como nem se quer têm uma estação por estes lados, acho que menosprezaram o evento a todos os níveis...
FR4rXzj.png


Mais algumas imagens dos estragos:


Gravei este video dentro do continente que pelos vistos nem era permitido fazer fotos lá dentro, mas cá fica:
 
Última edição:

Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,972
Local
Tondela-290m
Célula a norte daqui a ganhar bastante força, o céu já está muito nublado com a bigorna, contudo não há ainda sinal de trovoada. E entretanto, curioso este tipo de mapa no radar.
rTYmyye.png
 

Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,972
Local
Tondela-290m
É visível no Sat24 algumas "explosões" na zona centro do País com especial incidência na zona de Nelas onde o radar já está a roçar o "agressivo",



Um aviso para esta situação já era bem vindo :rolleyes:

Avisos?! Nah, isso dá muito trabalho, nem que chovessem canivetes, e então depois do que se passou ontem aqui por Tondela, eles deviam ser mais cautelosos, mas não é preciso... Quem diz Tondela, diz muitos outros casos que já ocorreram pelo país... Enquanto se mantiver esta política de avisos, até algumas apps vão superar o IPMA neste tipo de situações...