Seguimento Litoral Centro - Julho 2014

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
São situações diferentes, este tipo de vento é algo recorrente na zona litoral, quem é afectado por ele sabe que todos os anos existe, além que raramente provoca estragos. Estamos sobre a influência anticiclonica, não estão previstas rajadas acima dos 70 km/h.

http://www.ipma.pt/pt/enciclopedia/otempo/sam/index.html?page=criterios.xml


Raramente provoca estragos? Só se for por aí.
A titulo de exemplo, em Maio de 2013, a nortada chegou a arrancar persianas, aqui numa localidade próxima.
Os bombeiros de Alcabideche e Cascais costumam ter n de ocorrencias devido a nortada.


Houve alturas de inverno, com vento muito mais fraco, e com alertas amarelo. Hoje nada ... faz-me confusão na cabeça! :p

Já me questionei muitas vezes sobre o mesmo, devem estar a espera que aconteça alguma fatalidade, tipico.


A nortada hoje aqui na zona não está grande coisa, talvez rajadas de 55 km/h.
 


Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Raramente provoca estragos? Só se for por aí.
A titulo de exemplo, em Maio de 2013, a nortada chegou a arrancar persianas, aqui numa localidade próxima.
Os bombeiros de Alcabideche e Cascais costumam ter n de ocorrencias devido a nortada.

Falta noção das coisas e memória meteorológica.

Eu já cheguei a ter quase uma semana de Julho de dias acima de 80 km/h, o ano mais porreiro a nível de nortada foi 2011, o mês de Julho. Embora nessa semana não fosse bem nortada, pois foi devido a passagem de uma frente que tudo isso aconteceu, mas não deixa de ser muito pouco comum no verão.

Rajada máximas (km/h) de 1 a 31 de Julho 2011 :D.
37
68
76
61
47
55
60
58
71
48
48
76
72
74
74
74
90 dia 17
77
88
87
80
79
69
74
69
74
60
34
48
61
63
 
  • Gosto
Reactions: StormRic

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Falta noção das coisas e memória meteorológica.

Eu já cheguei a ter quase uma semana de Julho de dias acima de 80 km/h, o ano mais porreiro a nível de nortada foi 2011, o mês de Julho. Embora nessa semana não fosse bem nortada, pois foi devido a passagem de uma frente que tudo isso aconteceu, mas não deixa de ser muito pouco comum no verão.

Rajada máximas (km/h) de 1 a 31 de Julho 2011 :D.

Eu consulto os dados da tua estação.:thumbsup:
Queria era ver a tua estação mais proxima do solo, os valores seriam certamente diferentes. :D
 
  • Gosto
Reactions: Mário Barros

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Eu consulto os dados da tua estação.:thumbsup:
Queria era ver a tua estação mais proxima do solo, os valores seriam certamente diferentes. :D

Eu também queria, mas é difícil se não mesmo impossível, mas fazendo o descontos devido consoante as situações posso dizer que pelo menos nesse dia dos 90 km/h a nível do solo pelos menos houve 60/65 km/h pelo menos. Fico com as mínimas cortadas no inverno e as máxima cortadas no verão devido onde tá.
 
  • Gosto
Reactions: jonas_87

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Dados de hoje: 15,1ºC / 20,9ºC

Agora, a nortada acelarou um bom bocado,sopra bem, não tenho dados de vento para partilhar, a estação amadora da zona encontra-se off.

Tenho é que comprar uma. :rolleyes:
 
M

Membro excluído 274

Bom dia ao forum!

Sem dúvida, noite marcada pela forte nortada que assim reapareceu...
Acordei várias vezes com o vento forte a fazer abanar os estores. :angry::angry::angry:

Calor extremo e nortada, aí está o que dispensaria na boa no nosso Verão.
:calor:
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
T- 24.2 °C

Por aqui a nortada tem se feito notar bem, desde o final da tarde de ontem, nunca baixando muito de intensidade.

Vento- 33.3 km/h
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
A nortada está fortissima.

Até ao momento, 2 ocorrências...

29o077t.jpg


r2vnnb.jpg


Video feito a pouco.

[ame="http://vimeo.com/100242105"]Nortada - Alcabideche on Vimeo[/ame]
 
  • Gosto
Reactions: StormRic