Seguimento Litoral Norte - Agosto 2009

Skizzo

Nimbostratus
Registo
24 Set 2007
Mensagens
1,419
Local
Porto (centro) - cerca de 7km da costa
Max: 24,3ºC

Acho que vou deixar de fazer updates diários porque já tou farto destas temperaturas e destes dias sem sal. Se vier calor, ponho aqui as temperaturas. Se não, regresso no Outono.


E para quem estiver interessado, o IM mandou-me um mail a confirmar-me que as estações da S.Pilar e de Massarelos são EMA's e não REUMAS. Por isso os seus dados são 100% fiáveis.
 


JoãoDias

Nimbostratus
Registo
6 Jun 2008
Mensagens
663
Local
Avintes, Portogal
Eu cá já estou é a preparar o Inverno. Estes dias não me aquecem nem arrefecem. Nunca mais chega as temperaturas abaixo de 5ºC e as manhãs em que é preciso raspar o gelo do pára-brisas do carro para sair de casa :lmao:

Agora mais on-topic, mínima de 18.5ºC, máxima de 25.6ºC. Boring.
 

Daniel Vilão

Super Célula
Registo
22 Mar 2007
Mensagens
6,979
Local
Ribafria-Alenquer / Moscavide / Degracia
E para quem estiver interessado, o IM mandou-me um mail a confirmar-me que as estações da S.Pilar e de Massarelos são EMA's e não REUMAS. Por isso os seus dados são 100% fiáveis.

Fiáveis, os dados são sempre. Podem é representar apenas aquele local.

Mas essa discussão nem se coloca, eu conheço a estação da Serra do Pilar e ela tem condições para ser uma EMA.

Na verdade, é uma RUEMA. Quem te comunicou que era uma EMA também falou verdade. :D

Passo a explicar; todas as estações são EMA's, pois são Estações Meteorológicas Automáticas. O que acontece é que algumas são consideradas urbanas (RUEMA) e outras climatológicas, para fins de elaboração de normais climatológicas.

Deste modo, quer a Serra do Pilar, quer Massarelos enquadram-se nas RUEMA, que são estações que não entram nos relatórios climatológicos mensais.

Quanto ao caso da Serra do Pilar, discordo dessa decisão. Bem poderia ser uma EMA; primeiro porque tem condições para isso e depois porque naquele local sempre existiu uma estação climatológica. Não entendo o porquê de terem recolocado ali uma estação e lhe retirarem os anteriores privilégios.

Penso que essa estação serve muito melhor a zona do Porto do que Pedras Rubras e apresenta dados bastante adequados e abrangentes, a nível de representatividade.
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,937
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Acho que vou deixar de fazer updates diários porque já tou farto destas temperaturas e destes dias sem sal. Se vier calor, ponho aqui as temperaturas. Se não, regresso no Outono.

:shocking: O pessoal começa a desmotivar...vou ficar sozinho!!!:sad:
Talvez no outono, com a influência do "El Nino", estejamos aqui interessados na precipitação:rain: e deixemos de lado as temperaturas...:cold:Talvez!

Boa noite e agasalhem-se: mais uma noite bem fresca esta...
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,937
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Bom dia "camaradas"

O dia começa muito luminoso, com céu quase limpo (alguma nebulosidade alta) e vento fraco a moderado (aparentemente de norte\nordeste).
Estão agora 19,0ºC de temperatura.

Tmín: 9,0ºC - bem fresca a noite novamente (se fizer as contas, não muito difíceis, chego à interessante média de 9,25ºC de mínima - claro que a média de ontem e de hoje:lol:)
 

Skizzo

Nimbostratus
Registo
24 Set 2007
Mensagens
1,419
Local
Porto (centro) - cerca de 7km da costa
Penso que essa estação serve muito melhor a zona do Porto do que Pedras Rubras e apresenta dados bastante adequados e abrangentes, a nível de representatividade.

O IM admitiu que vai continuar a dar as previsões para o Porto baseado nos dados de P.Rubras, para manter coerência em relação às outras cidades do país. Depois disseram que utilizam a estação do aeroporto em Lisboa e não a do centro da cidade, como modo de justificarem utilizarem uma estação menos representativa da cidade.

É claro que eu respondi que o aeroporto de Lisboa é na cidade de Lisboa, o mesmo não acontece com P.Rubras. E eu disse também que a estação da S.Pilar não é o equivalente às estações do centro da cidade de Lisboa. Aliás, só dizem isso porque já não têm estações no centro do Porto, porque as estações do Bonfim e da Sé batiam a S.Pilar no que toca às temperaturas aos pontos. Mas pronto, o que se pode fazer... se preferem utilizar uma estação que eles admitem pouco representativa do Porto, com constantes avarias, bom para eles.
 

Daniel Vilão

Super Célula
Registo
22 Mar 2007
Mensagens
6,979
Local
Ribafria-Alenquer / Moscavide / Degracia
É claro que eu respondi que o aeroporto de Lisboa é na cidade de Lisboa, o mesmo não acontece com P.Rubras. E eu disse também que a estação da S.Pilar não é o equivalente às estações do centro da cidade de Lisboa. Aliás, só dizem isso porque já não têm estações no centro do Porto, porque as estações do Bonfim e da Sé batiam a S.Pilar no que toca às temperaturas aos pontos. Mas pronto, o que se pode fazer... se preferem utilizar uma estação que eles admitem pouco representativa do Porto, com constantes avarias, bom para eles.

O aeroporto de Lisboa fica 10 km a Norte da dita cidade de Lisboa, localizando-se entre o Campo Grande e Camarate, normalmente designado por aeroporto da Portela.

Aí começamos novamente a entrar na discussão das RUEMA. É óbvio que também não iam poder fazer previsões com base nas estações da Sé nem do Bonfim, se são estações sem o mínimo de condições para serem consideradas EMA. Do mesmo modo, as previsões para Lisboa não se baseiam na Baixa, nem na Estrela, mas sim no aeroporto.

A própria estação do Geofísico não está instalada nas ruas, no meio da cidade. Está dentro do perímetro da cidade, sim, mas num enorme jardim e instalada num alto, a cerca de 110 metros de altitude, num Geofísico com mais de 100 anos, tal como a Serra do Pilar.

Mas sim, penso que o Porto merecia a Serra do Pilar como EMA oficial para as previsões.
 

Skizzo

Nimbostratus
Registo
24 Set 2007
Mensagens
1,419
Local
Porto (centro) - cerca de 7km da costa
Mas faz parte da cidade de Lisboa, que eu saiba o Campo Grande fica em Lisboa. Não tem nada a haver com P.Rubras.

Dizer que a S.Pilar é o mesmo que as estações da baixa lisboeta é ridiculo, não sei o que andam a fumar no IM.

Mas pronto, eles é que sabem.

-----

Max: 26,4ºC
 

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,487
Local
Alcochete/Lisboa
Mas estações no centro da cidade de Lisboa e Porto, podem ser representativas do que se passa exactamente no centro e no meio mais urbanizado, mas não são muito representativas da realidade geral..
Claro que é impossível satisfazer as duas opções a não ser com mais dados e mais previsões, mas talvez essas fossem demasiado confusas para o comum cidadão. Não?
- Amanhã 23º na zona NW do Porto, 26º no centro, 24º no Aeroporto, 24º em Gaia, por aí fora...
Não me parece lógico, apesar do meu exagero é claro! :D
Não só não era muito lógico e fácil de entender, como também provavelmente todas iam errar, dado o erro associado sempre a uma previsão..

E entre o dilema de escolher uma previsão para dados representativos para as ruas centrais da cidade, e menosprezer a realidade mais abrangente de se escolher previsão para uma estação sinóptica.. Eu continuaria a optar pela segunda.. Por diversos motivos:

- Parece-me mais fácil até para o comum cidadão entender que a realidade no centro da cidade será sempre um pouco mais quente que a previsão generalista dada para o aeroporto, pelos motivos óbvios, mais que não seja a palavra poluição, do que fazer compreender o oposto..
- As temperaturas inflaccionadas no centro de uma cidade são o caso excepção na realidade sinóptica envolvente, e não o contrário..
- mesmo em termos de verificação de acerto de previsões, certamente serão mais convenientes e fáceis de analisar os dados de estações mais "bem-comportadas" como as dos aeroportos
- por fim mesmo para previsão, para caracterizar o estado da atmosfera, até para input de modelos, obviamente os dados das estações que não estão num centro urbano demasiado denso são mais representativos da realidade da atmosfera.. e não o da estação no meio dos prédios que inflacciona tudo.. por mais que a medição seja verdadeira.... terão que ser sempre esses a entrar, senão ia dar para o torto..

É apenas o meu ponto de vista do porquê de entender continuar a ser assim..
Não que esteja errado até certo ponto o ponto de vista de se achar o da cidade mais lógico.. Mas isso tem outro problema, em várias zonas da cidade haverão leituras também completamente diferentes.. E qual afinal é a mais realista? Nenhuma então no fim.. A não ser que façam uma previsão para cada zona da cidade já agora.. Isso claro não é lógico penso eu..
Portanto à escala espacial à qual se apresentam valores previstos, ainda me parece para já o mais lógico o actual..

Mas sim, ainda em relação à Serra do Pilar, também acho que poderia ser a representativa do Porto.. Mas se calhar nem é tão diferente assim da do aeroporto ou é?
Provavelmente só não é essa por motivos técnicos, e por não terem a mesma "riqueza" ou frequência ou tratamento de dados que têm numa estação num aeroporto, sempre mais "obrigatória" de manter e cuidar pelo local em questão..
 

Z13

Cumulonimbus
Registo
20 Set 2006
Mensagens
3,042
Local
Bragança - 690m
Boa noite!

Desde hoje e até ao fim de semana vou estar a observar as condições diárias aqui desde a praia de Lavadores, Canidelo - Vila Nova de Gaia.

O dia esteve soleado e tranquilo, excelente para a praia;)!

Actualmente estão +18,3ºC.

Máximas e mínimas só amanhã... pois instalei a estação há 2 horas!!!:D


Boas férias a todos;)
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,937
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Boa noite.
Mais um dia de sol mas sem o "verdadeiro" calor de verão...posso repetir isto vezes sem fim? Posso?!:D

A Tmáx foi de 24,5ºC.
A temp. actual é de 15,0ºC. Sem vento. Céu parcialmente nublado por nuvens altas mas que deixam ver perfeitamente a lua no seu quarto crescente - quase lua cheia
Boa noite noctívagos