Seguimento Litoral Norte - Agosto 2009



meteo

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,071
Local
Oeiras
A praia de Lavadores fica precisamente a sul e contígua à foz do rio Douro ou seja, a sul do Porto.

A praia de Moledo fica no Minho, a sul de Caminha e junto à foz do rio Minho, a poucos quilómetros de Espanha.

SIm,Moledo sabia que ficava perto de Espanha,Lavadores estava confuso.
ok,a Sul do Porto,obrigado :) Local bem fresquinho!
 

meteo

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,071
Local
Oeiras
Como já referi, estas praias mais frescas do norte são muito ricas em iodo, característica que as recomenda para tratamento de determinadas maleitas, é algo que ouço dizer há décadas...:)

Não duvido..Também não troco praias com temperaturas de 22 e 23 graus com muito iodo( como também estas aqui ao pe de Torres vedras)a praias como as do Algarve sem ondas,sem iodo e com demasiado calor..Então quando temos a sorte de ter calor( como na próxima semana) são dias fantásticos..Aquela pequena neblina que se ve ao longe, com vento fraco, calor mas não exagerado e ondas,são dias muito bem passados:)
 

Costa

Cumulus
Registo
14 Abr 2007
Mensagens
426
Local
PT
Boa noite!

Aqui pela praia de Lavadores esteve um dia que começou fresco mas agradável pela manhã, e que teve na "nortada" a característica da tarde...:mad:

Os meus extremos foram +14,9ºC / +17,2ºC


Tens a certeza que esses valores estão correctos? Tenho muitas dúvidas. Isso são quase menos 6ºC do que Pedras Rubras ou Viana (Chafé) obtiveram hoje.

Se estiveres a falar da temperatura da água do mar, aí sim, acredito que isso esteja bem calibrado. :thumbsup:
 

Lousano

Cumulonimbus
Registo
12 Out 2008
Mensagens
3,635
Local
Lousã/Casais do Baleal
Tens a certeza que esses valores estão correctos? Tenho muitas dúvidas. Isso são quase menos 6ºC do que Pedras Rubras ou Viana (Chafé) obtiveram hoje.

Se estiveres a falar da temperatura da água do mar, aí sim, acredito que isso esteja bem calibrado. :thumbsup:

Se for um registo mesmo junto ao mar é possível, tal como é anotado pela estação do Porto de Leixões.

semttulojqk.jpg
 

Z13

Cumulonimbus
Registo
20 Set 2006
Mensagens
3,042
Local
Bragança - 690m
Tens a certeza que esses valores estão correctos? Tenho muitas dúvidas. Isso são quase menos 6ºC do que Pedras Rubras ou Viana (Chafé) obtiveram hoje.

Se estiveres a falar da temperatura da água do mar, aí sim, acredito que isso esteja bem calibrado. :thumbsup:

Costa! A certeza que eu tenho é a mesma que tu tens quando olhas para o teu sensor...:p

A gente olha para lá... e vê os números que lá estão escritos!!!!:D


Agora mais a sério... o termómetro que eu trouxe é digital e está colocado num 4º andar virado a norte, a cerca de 40 metros da praia. Fica virado exactamente para o "molhe" da barra do Douro, e leva com a nortada mesmo em cima. Num dia como o de hoje, até os vidros das janelas ficaram sujos com a humidade ou a salitre, o que for que o vento trazia...

A única percepção que te posso acrescentar é a minha sensação térmica... e essa é de que, abrigado e ao sol esteve-se bem! Mas assim que saíamos do "tapa-vento"... era um grizo! Até as minhas filhas (que acham que esta água do mar é boa!:confused:) estavam com as t-shirt vestidas....;)
 

meteo

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,071
Local
Oeiras
Um sensor ter um erro por excesso é normalissimo..Há muitas causas para isso..Agora errar por defeito parece mais complicado.Mau arejamento não pode ser.:D Locais a apanhar a brisa maritima,e com a nortada em força pode acontecer..
 
Última edição:

Z13

Cumulonimbus
Registo
20 Set 2006
Mensagens
3,042
Local
Bragança - 690m
Um sensor ter um erro por excesso é normalissimo..Há muitas causas para isso..Agora errar por defeito parece mais complicado.Mau arejamento não pode ser.:D Locais a apanhar a brisa maritima,e com a nortada em força pode acontecer..

Na viagem poderia ter acontecido algo... mas não me parece!!

É um sensor que está habituado a "trabalhar" em Bragança e com resultados fiáveis... e estas temperaturas para ele... são cantigas!!!

(A este já o vi eu marcar -6,9ºC) :cold:
 

JoãoDias

Nimbostratus
Registo
6 Jun 2008
Mensagens
663
Local
Avintes, Portogal
Em dias de nortada mesmo à beira-mar é perfeitamente possível este tipo de máximas, não sei qual o espanto.

Por aqui 13.7ºC/25.4ºC, mais 1 dia habitual deste Verão. É aproveitar o fresco de agora que para a semana isto vai dar uma grande volta :p
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,965
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
É normal que durante o período da tarde, quando se faz sentir com mais força a nortada, as máximas não subam muito - até baixam em relação ao final da manhã quando bastantes vezes se dá a máxima do dia. Agora ao final do dia, quando a nortada cessa, é perfeitamente normal a temperatura manter-se ou por vezes subir em relação ao meio da tarde. Já verifiquei isso mesmo bem junto ao litoral.

Ontem, dia 07\ Agosto o dia começou muito nublado com um misto de nevoeiro nalguns pontos mais altos com nuvens muito baixas noutras zonas - bem fresco durante o período da noite\manhã. de tarde o céu foi ficando lentamente limpo - alguma neblina sempre presente.
Tmín: 10,0ºC
Tmáx: 24,0ºC

Actual:
Céu com algumas nuvens altas - discretas, alguma nebulosidade baixa aparenta aproximar-se e Temp. de 13,0ºC

Um bom fim de semana:thumbsup:
 

Veterano

Cumulonimbus
Registo
2 Fev 2009
Mensagens
4,026
Local
Porto-Aviz-2,5 km do mar (46 m)/Matosinhos
Bom dia. Registo 19,7º, para uma mínima de 16,6º. Tendência para hoje: vento fraco de sudoeste está a trazer nevoeiro intenso sobre a orla marítima, isto tanto pode proporcionar um óptimo dia de praia, como uma camada de humidade que nem de cobertor se está bem na praia.:D

Quanto à temperatura máxima mesmo junto ao mar, não me espanta que, com as condições actuais de grande influência marítima (algo pouco habitual por tantas semanas:(), ela fique uns graus abaixo dos 20º.