Seguimento Litoral Norte - Agosto 2010



MarioCabral

Cumulonimbus
Registo
14 Jan 2010
Mensagens
2,367
Local
Senhora da Hora - 100m /Povoa de Cervães - 420m
Tenho a registar que na noite de ontem por voltas das 2h, ocorreu um aguaceiro ainda considerável na zona do Hospital de São João,precedido de algum zunzum de trovoada ao longe! Caía mesmo "certinha"...e durou cerca de 15min. No entanto como de seguida se levantou algum vento seco, rapidamente evaporou toda a humidade...

Aqui na Senhora da Hora também choveu...mas como no local onde tenho o pluviómetro não é completamente descoberto se a chuva "estiver" de sul, acabei por não ter acumulação nenhuma...é que a sul tenho demasiada radiação solar a inflacionar as temperaturas, a norte o problema é o pluviómetro...:sad:

Hoje esteve um dia mais quente que o previsto, nuvens altas e bastante poeira a níveis de altitude elevados...

Dados actuais

Temperatura: 30,9ºC
Pressão: 1014,9hPa
Humidade relativa: 31%
Vento: essencialmente fraco de N/NW, embora algo desorganizado
 

mr. phillip

Cumulonimbus
Registo
26 Dez 2006
Mensagens
3,890
Local
Varsóvia, Polónia (100m)
Tenho a registar que na noite de ontem por voltas das 2h, ocorreu um aguaceiro ainda considerável na zona do Hospital de São João,precedido de algum zunzum de trovoada ao longe! Caía mesmo "certinha"...e durou cerca de 15min. No entanto como de seguida se levantou algum vento seco, rapidamente evaporou toda a humidade...

Aqui na Senhora da Hora também choveu...mas como no local onde tenho o pluviómetro não é completamente descoberto se a chuva "estiver" de sul, acabei por não ter acumulação nenhuma...é que a sul tenho demasiada radiação solar a inflacionar as temperaturas, a norte o problema é o pluviómetro...:sad:

Hoje esteve um dia mais quente que o previsto, nuvens altas e bastante poeira a níveis de altitude elevados...

Dados actuais

Temperatura: 30,9ºC
Pressão: 1014,9hPa
Humidade relativa: 31%
Vento: essencialmente fraco de N/NW, embora algo desorganizado

Como eu compreendo essa situação, quase a papel químico da minha...
 

Fi

Cumulus
Registo
3 Jul 2010
Mensagens
212
Local
Granja, Vila Nova de Gaia
Ainda um tempo abafado. Este dia foi uma surpresa, esperava-o mais fresco. É doentio. E já perdi a conta aos dias consecutivos a acordar com cheiro a fumo.
Amanhã, já refresca ou continua este tempo que parece tropical?
 

MarioCabral

Cumulonimbus
Registo
14 Jan 2010
Mensagens
2,367
Local
Senhora da Hora - 100m /Povoa de Cervães - 420m
Ainda um tempo abafado. Este dia foi uma surpresa, esperava-o mais fresco. É doentio. E já perdi a conta aos dias consecutivos a acordar com cheiro a fumo.
Amanhã, já refresca ou continua este tempo que parece tropical?


Podes contar com uma diminuição da temperatura nestes próximos dias...esta noite já não será tropical em principio...as mínimas estarão a rondar os 17ºC pelos meus cálculos...
 

MarioCabral

Cumulonimbus
Registo
14 Jan 2010
Mensagens
2,367
Local
Senhora da Hora - 100m /Povoa de Cervães - 420m
Neste momento estão ainda 24,9ºC, e o vento de NW praticamente nulo! Alguém acredita que a temperatura poderá descer tanto esta noite como o previsto? É que ou o vento começa a fazer-se sentir ou então nada feito...
 

Fi

Cumulus
Registo
3 Jul 2010
Mensagens
212
Local
Granja, Vila Nova de Gaia
Também estava à espera que a temperatura já tivesse descido, Mário.
Vento nulo, nada mexe no jardim, está tudo parado. Nenhuma carta mostrava o semelhante para hoje.
Detesto surpresas destas.
 

MarioCabral

Cumulonimbus
Registo
14 Jan 2010
Mensagens
2,367
Local
Senhora da Hora - 100m /Povoa de Cervães - 420m
Mas o que a previsão do vento nos diz é que esta será mesmo uma noite muito calma, não sei como irá a temperatura então...

vento.jpg
 

MarioCabral

Cumulonimbus
Registo
14 Jan 2010
Mensagens
2,367
Local
Senhora da Hora - 100m /Povoa de Cervães - 420m

MarioCabral

Cumulonimbus
Registo
14 Jan 2010
Mensagens
2,367
Local
Senhora da Hora - 100m /Povoa de Cervães - 420m
Algo estranho se passa, nenhum modelo previa esta noite tropical...diria até que provavelmente será uma das noites mais quentes do ano...
Todos os modelos previam para esta hora uma temperatura a rondar os 19ºC e temos uma diferença de 6ºC:huh:
E é que para espanto maior na última hora a temperatura ainda subiu umas décimas...:eek:
Erros na previsão sim...mas tão alargados?:shocking:


O céu está praticamente limpo, vislumbram-se algumas nuvens altas, e o vento é nulo praticamente...

Dados actuais

Temperatura: 25,1ºC
Pressão: 1014,8hPa
Humidade relativa: 46%
Vento: este praticamente nulo
 

nimboestrato

Nimbostratus
Registo
8 Jan 2008
Mensagens
1,865
Local
Pedras Rubras-Aeroporto
E ainda 22º . Atmosfera parada.
...quero lá saber se houve engano na previsão.
É tão bom chegar a casa exausto numa noite de Verão...
( são tão poucas por aqui)...
Oh diabo ...
agora quero dormir...Está tudo aberto:
janelas , portadas, tudo. e cá dentro 27º e volta o cheiro a queimado.
Vou à varanda. Permaneço nela. "pelado".no quarto não se aguenta.
Por ora, já dispensava este bónus desta noite de ananases que por estas bandas não estaria no programa.
Mas se não houvesse surpresas , poucos estaríamos aqui...
E muito "pior" que este , estarão todos os outros tópicos por regiões , deste forum, a esta hora...Faz calor, é Verão de lés-a-lés...
Aqui, a canícula , vai-se ausentar mas pede desculpa pela interrupção:
seguirá dentro de momentos...
 

MarioCabral

Cumulonimbus
Registo
14 Jan 2010
Mensagens
2,367
Local
Senhora da Hora - 100m /Povoa de Cervães - 420m
Bom dia! Durante a madrugada fui acompanhando a diminuição da temperatura, que começou a cair mais acentuadamente desde as 4h30. O dia nasce com céu limpo, sente-se o cheiro a queimado ainda...alias porque voltaram a incendiar agora o mesmo local que ardeu no 6ª feira...
A mínima ficou-se pelos 22,9ºC...


Dados actuais

Temperatura: 23,0ºC
Pressão: 1015,3hPa
Humidade relativa: 57%
Vento: quase nulo de NW
 

MarioCabral

Cumulonimbus
Registo
14 Jan 2010
Mensagens
2,367
Local
Senhora da Hora - 100m /Povoa de Cervães - 420m
Estive durante a noite a resolver o problema com o pluviómetro, e pelo que me parece esta completamente resolvido...é o que dá morar em apartamentos!
Ficam algumas imagens ilustrativas ao começo do dia...
sam0290k.jpg

sam0293.jpg

sam0294.jpg