Seguimento Litoral Norte - Maio 2009

João Soares

Super Célula
Registo
23 Ago 2007
Mensagens
6,112
Local
Canidelo, Vila Nova Gaia
Um pouco à margem desta discussão, o facto é que esteve um dia agradável, o máximo que registei de temperatura foi cerca de 25º, mas passei a maior parte do dia na Madalena.

Ontem, tive por lá numas corridinhas :D

Bastante agradável se não fosse o vento moderado a forte que se fez sentir ontem. :p

Pela freguesia mais a Norte da Madalena (Canidelo) o céu encontra-se limpo e vento fraco de NW.

A Temperatura vai descendo 16,0ºC
 


Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Penso que ambos tem razão. Eu também concordo (e provavelmente o Daniel também) com o Skizzo de que as estações servem para medir a temperatura desse local, e se há efeito de ilha de calor urbano as pessoas sentem-no e a informação que lhes interessa é essa, e provavelmente a RUEMA numa qualquer rua quente a estorricar ao sol está mais próxima do calor que as pessoas sentem do que uma qualquer EMA arejada e muito afastada nos subúrbios. Dependerá certamente da localização de umas e outras, cada caso é um caso.

Mas Skizzo, o Daniel também tem razão num sentido que talvez não tenhas compreendido bem, o que se passa é que as RUEMA geralmente não tem condições perfeitas de instalação e medem portanto a temperatura de forma deficiente. Medir temperaturas de forma perfeita é uma coisa muito difícil e o que o Daniel está a tentar dizer é que com ou sem ilha de calor urbano as temperaturas podem estar um pouco inflacionadas por deficiência de medição. Não é o calor urbano que está em causa (ninguém duvida da existência dele) mas sim o rigor da medição desse calor. Repara que o próprio IM raramente refere nos seus relatórios extremos obtidos em RUEMA, é porque de alguma forma não confia muito neles. São sempre úteis, mas como orientação provavelmente.
 

Veterano

Cumulonimbus
Registo
2 Fev 2009
Mensagens
4,026
Local
Porto-Aviz-2,5 km do mar (46 m)/Matosinhos
Veterano vais-me abandonar? :o Não vivemos perto, mas ao menos estavas no Porto. Acho que vou ser o único a registar temperaturas no Porto :(

Temp: 19,8ºC

Calma lá, não disse que ia sair do Porto. No Porto, vivo num 3º andar, sem hipóteses de montar uma estação, mas claro que vou continuar a reportar alguma coisa do Aviz, mesmo junto ao belo Parque da Cidade!;)

Isto da Madalena, trata-se de um projecto mais ambicioso, espaço e condições não faltam para montar uma bela estação, a funcionar de forma remota, será isso possível?
 

Daniel Vilão

Super Célula
Registo
22 Mar 2007
Mensagens
6,979
Local
Ribafria-Alenquer / Moscavide / Degracia
Isto da Madalena, trata-se de um projecto mais ambicioso, espaço e condições não faltam para montar uma bela estação, a funcionar de forma remota, será isso possível?

Claro que é.
Até a minha está a funcionar de forma remota.
Quando me ausento, ela continua a funcionar, transmitindo para a Internet, sem precisar de um comutador ligado.
É apenas necessário ter uma conexão permanente à Internet e um acessório que ligue a estação ao router e permita a transmissão dos dados para a Internet.
 

Daniel Vilão

Super Célula
Registo
22 Mar 2007
Mensagens
6,979
Local
Ribafria-Alenquer / Moscavide / Degracia
Medir temperaturas de forma perfeita é uma coisa muito difícil e o que o Daniel está a tentar dizer é que com ou sem ilha de calor urbano as temperaturas podem estar um pouco inflacionadas por deficiência de medição. Não é o calor urbano que está em causa (ninguém duvida da existência dele) mas sim o rigor da medição desse calor. Repara que o próprio IM raramente refere nos seus relatórios extremos obtidos em RUEMA, é porque de alguma forma não confia muito neles. São sempre úteis, mas como orientação provavelmente.

Precisamente.
Porque eu não duvido da existência de ilhas de calor e nem está em causa o rigor das medições.
A própria localização fala por si e apenas as EMA entram nos relatórios mensais, pois por muito representativas de determinados locais que as RUEMA sejam, apenas representam aquele exacto sítio e para mais nada servem.
Os dados que providenciam nada valem em termos climatológicos, absolutamente nada, pois apenas observam a temperatura resultante do comportamento das ilhas de calor urbanas e não o potencial de calor real do local geográfico em si.
 

Skizzo

Nimbostratus
Registo
24 Set 2007
Mensagens
1,419
Local
Porto (centro) - cerca de 7km da costa
Calma lá, não disse que ia sair do Porto. No Porto, vivo num 3º andar, sem hipóteses de montar uma estação, mas claro que vou continuar a reportar alguma coisa do Aviz, mesmo junto ao belo Parque da Cidade!;)

Isto da Madalena, trata-se de um projecto mais ambicioso, espaço e condições não faltam para montar uma bela estação, a funcionar de forma remota, será isso possível?

Ah, acho bem :lol::lol:

Fico à espera dessa nova estação. Provavelmente irás ter temperaturas muito semelhantes às do João
 

Veterano

Cumulonimbus
Registo
2 Fev 2009
Mensagens
4,026
Local
Porto-Aviz-2,5 km do mar (46 m)/Matosinhos
Claro que é.
Até a minha está a funcionar de forma remota.
Quando me ausento, ela continua a funcionar, transmitindo para a Internet, sem precisar de um comutador ligado.
É apenas necessário ter uma conexão permanente à Internet e um acessório que ligue a estação ao router e permita a transmissão dos dados para a Internet.

O problema, Daniel, é que se trata de uma quinta onde no dia-a-dia não mora ninguém. Só costumo lá ir aos fins-de-semana. Por acaso existe um computador instalado, sendo possível ligá-lo à internet.

A estação não necessita de um apoio quotidiano, pode passar alguns dias sem manutenção?:huh:

P.S. Em cima será que te referias a um computador em vez de a um comutador?
 

Skizzo

Nimbostratus
Registo
24 Set 2007
Mensagens
1,419
Local
Porto (centro) - cerca de 7km da costa
ah e uma outra coisa, não é só comparar REUMA's com EMA's. Tenho a certeza se a EMA do Porto em P.Rubras passase para algum local longe da urbanização em Gondomar por exemplo, as temperaturas seriam muito diferentes na mesma. Depende da zona, mas ambas podiam reportar para o IM e mostrar um pouco a variedade das temperaturas em redor ao Porto, para dados mais realisticos e completos.

Uma coisa que não percebo é como é que a EMA de Aveiro não é REUMA. Está a transmitir da universidade, na própria cidade de Aveiro. Quanto às outras EMA's não sei porque não conheço.
 

Daniel Vilão

Super Célula
Registo
22 Mar 2007
Mensagens
6,979
Local
Ribafria-Alenquer / Moscavide / Degracia
O problema, Daniel, é que se trata de uma quinta onde no dia-a-dia não mora ninguém. Só costumo lá ir aos fins-de-semana. Por acaso existe um computador instalado, sendo possível ligá-lo à internet.

A estação não necessita de um apoio quotidiano, pode passar alguns dias sem manutenção?:huh:

P.S. Em cima será que te referias a um computador em vez de a um comutador?

Pode, perfeitamente.
Desde que a conexão à Internet nunca se desligue, ela trabalha 24h por dia, todos os dias.

---

Sim, quis dizer computador. :thumbsup:
 

Veterano

Cumulonimbus
Registo
2 Fev 2009
Mensagens
4,026
Local
Porto-Aviz-2,5 km do mar (46 m)/Matosinhos
Pode, perfeitamente.
Desde que a conexão à Internet nunca se desligue, ela trabalha 24h por dia, todos os dias.

Sim, quis dizer computador. :thumbsup:


Obrigado Daniel. Agora só preciso de um aconselhamento sobre que estação comprar, coisa um pouco melhor que as do LIDL, não desfazendo, mas vamos passar este tema para o tópico apropriado, aqui trata-se do seguimento do tempo e não das estações:D.
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,209
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
ah e uma outra coisa, não é só comparar REUMA's com EMA's. Tenho a certeza se a EMA do Porto em P.Rubras passase para algum local longe da urbanização em Gondomar por exemplo, as temperaturas seriam muito diferentes na mesma. Depende da zona, mas ambas podiam reportar para o IM e mostrar um pouco a variedade das temperaturas em redor ao Porto, para dados mais realisticos e completos.

Uma coisa que não percebo é como é que a EMA de Aveiro não é REUMA. Está a transmitir da universidade, na própria cidade de Aveiro. Quanto às outras EMA's não sei porque não conheço.

A da Gago Coutinho também está na cidade de Lisboa e é uma EMA. Tal como o Geofísico.

A diferença é que essas estações não têm obstáculos que dificultem o livre movimento do ar. Ao contrário das REUMAS que se encontram muitas vezes nos jardins entre prédios.

Noutro dia dava comigo a pensar: qual é a percentagem de área urbana no planeta? Se tivéssemos em conta que nessa percentagem de área a temperatura média anual fosse +1 ou +2ºC (devido ao efeito de ilha de calor), que importância teria isso no balanço da temperatura na terra?
 

Skizzo

Nimbostratus
Registo
24 Set 2007
Mensagens
1,419
Local
Porto (centro) - cerca de 7km da costa
Hmmm então seria possível ter uma EMA na própria cidade do Porto. Talvez na zona da Boavista, tem lá zonas sem nada, perto do Parque da Cidade. Tenho a certeza, mesmo sendo perto do mar, que a da Boavista registaria temperaturas mais elevadas que P.Rubras. Ou faziam no pólo Universitário em Paranhos, também é super arejado com zonas de campos sem nada.
 

João Soares

Super Célula
Registo
23 Ago 2007
Mensagens
6,112
Local
Canidelo, Vila Nova Gaia
Extremos do dia 02.Maio.2009

Temperatura Máxima: 22,6ºC
Temperatura Mínima: 13,3ºC

Precipitação Acumulada: 0,0mm

___________________________________________________________________

Céu limpo e vento fraco de NE.

Temperatura Actual: 14,7ºC