Seguimento Litoral Norte - Março 2013



Stinger

Nimbostratus
Registo
22 Mar 2008
Mensagens
1,687
Local
Gondomar (188m)
Até agora nao vi nada de jeito deste evento , mantem se tudo sequinho :D

Ontem foi um dia de chuva miudinha de curtos periodos de resto nada a assinalar .

Trovoadas = 0

:lmao:
 

rfilipeg

Cumulus
Registo
21 Ago 2011
Mensagens
378
Local
Porto-Gondomar
Ora boas tardes,

Com o aproximar do núcleo da depressão, nós aqui no litoral norte poderemos ver alguma coisa, mas a mim dá me a sensação que será o Centro e a Galiza a verem trovoada mas vamos a ver.

semttulodit.jpg


De notar que existe bastante atividade elétrica no alto mar. Se chegar cá assim seria ótimo. :)
 

CptRena

Nimbostratus
Registo
16 Fev 2011
Mensagens
1,526
Local
Gafanha da Encarnação, Aveiro
Boas

Pois bem, por aqui foi uma madrugada bem animada por trovoada e chuva forte com granizo à mistura que deixou um acumulado de 15mm na EMA de Aveiro (Universidade) entre as 0400 e as 0500.

Agora o céu está a ficar cada vez mais escuro, com o sol a ser tapado pelo outflow das células que se encontram ali ao lado da costa e que deverá trazer mais uns aguaceiros com trovoadas daqui a pouco

201303081710zradarcoruc.png
 

PauloSR

Nimbostratus
Registo
14 Dez 2009
Mensagens
921
Local
Póvoa de Lanhoso
Pela Póvoa de Lanhoso reina a pasmaceira...

A máxima do dia foi 18.7 °C. Acumulação redonda: 0 mm :lol:

Até agora, este é um não-evento :) Venham os próximos dias...
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,916
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
201303081700_msg3_msg_ir_piber.jpeg


Estas linhas de instabilidade deveram atingir o centro e a galiza, fazendo efeito retunda ao norte!! --"

O chamado efeito rotunda ocorre quando se está no centro da depressão,e as nuvens giram á volta, numa área próxima,o que não é o caso, essas nuvens parecem ter um deslocamento de sudoeste para nordeste,irão chegar aqui ao Norte,causando alguma precipitação e provavelmete trovoadas,embora claro chova mais numas zonas que outras.
 

Miguel96

Cumulonimbus
Registo
13 Fev 2011
Mensagens
3,586
Local
Espinho, Aveiro
Zona de Aveiro já "sofre"
Muita chuva e muitaaaaa trovoada :D

A linha de estabilidade que está a passar em Aveiro até Marinha de Ondas,Coimbra tem bastante potencial para originar trovoada, chuva forte e queda de granizo mais próximo do núcleo da supercélula(pois já é considerada, na minha opinião supercélula), pode também surgir um evento inesperado como sugere o Estofex,que é um site de previsão para tempo severo.
 

Ruipedroo

Cumulonimbus
Registo
6 Out 2010
Mensagens
3,544
Local
Braga, Merelim (70m)
Interessante imagem de satélite, células bem activas a dirigiram-se para a Galiza e para o Centro, e para o Norte apenas nuvens e provavelmente alguma chuva. Não sei se alguma célula se poderá formar, mas é certo que a parte mais activa não está no caminho do Norte. Parece-me é que o Centro vai ser novamente brindado, que sorte. :)

Mas vamos aguardar, só não quero acabar o dia com uns míseros 0,3 mm, enquanto se previa bastante chuva.