Seguimento Marítimo 2011 (Ondulação, Temperatura água, Praias, etc)



Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Hoje quando subi ao paredão da costa da caparica numa das praias andavam 2 ou 3 atrás de um chapéu de sol, imagem de marca da nortada que se fazia sentir por lá.

Aqui fica o registo da temperatura e velocidade do vento pelas 18h15. O máxima que registei enquanto medi foi 45 km/h.



:lmao:
 

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
Atenção à água do mar bem quente no grupo oriental dos Açores:
s88g1800.gif
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,188
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Apesar dos 30ºC que se sentem hoje na Caparica, o mar hoje não está para banhos.
Bandeiras vermelhas por todo o lado.
Ondas de 3,5m aliadas às marés vivas e à praia mar. O resultado disso é o seguinte:

semttulo15.jpg


Cenário que se repete um pouco por toda a costa ocidental.

Espinho:

semttulo7i.jpg
 

Jorge_scp

Nimbostratus
Registo
17 Fev 2009
Mensagens
1,255
Local
Casal do Rato (Odivelas)
Apesar dos 30ºC que se sentem hoje na Caparica, o mar hoje não está para banhos.
Bandeiras vermelhas por todo o lado.
Ondas de 3,5m aliadas às marés vivas e à praia mar. O resultado disso é o seguinte:

semttulo15.jpg


Cenário que se repete um pouco por toda a costa ocidental.

Espinho:

semttulo7i.jpg

Ondas estas que são resultado da depressão extra-tropical ex-KATIA... engraçado como a ondulação consegue atravessar todo o Atlântico e chegar até nós ainda com uma considerável energia!

Todas as bóias ondógrafo da Costa ocidental (de Norte a Sul) já registaram ondas com mais de 5m ao longo do dia...
 

meteo

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,071
Local
Oeiras
E esta grande ondulação vem de Oeste,portanto em Carcavelos entra parte significativa da ondulação.Hoje em Carcavelos deviam estar ondas perto dos 2 metros,impossivel para banhos.
O vento era fraco a moderado,e estava calor!
 

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
Jovem apanhada pela alga tóxica, estudava a matéria

«A microalga produtora de toxinas que levou à proibição de banhos em 11 praias algarvias foi detectada acidentalmente por uma estudante da matéria, de férias no Algarve, que sofreu lesões na pele e vias respiratórias, soube hoje a Lusa.

A estudante não precisou de hospitalização, porque as lesões causadas pela microalga são de carácter ligeiro, disse a investigadora Ana Amorim, do Centro Oceanográfico da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

A cientista revelou que o incidente ocorreu quarta-feira, quando a estudante de doutoramento numa Universidade do País Basco (Espanha) começou a sentir problemas respiratórios e prurido nas mãos, após um banho na praia de Salema, Vila do Bispo.

Considerou tratar-se de uma “espantosa coincidência”, já que a tese de doutoramento da estudante versa precisamente sobre a detecção da microalga ostreopsis na Península Ibérica e, em Portugal, nunca tinha sido encontrada em tão grandes concentrações como ocorreu precisamente com ela.

Constatados os sintomas, a estudante contatou o Instituto de Investigação das Pescas e do Mar (IPIMAR), que recolheu amostras de água do mar em várias praias dos concelhos de Lagos e Vila do Bispo, acabando por se confirmar sexta-feira que se trata daquela alga.

As praias em que a autoridade marítima hasteou bandeira vermelha ao princípio da tarde de sexta-feira, por determinação das autoridades de saúde, são D. Ana, Camilo, Porto de Mós, Luz (concelho de Lagos), Burgau, Cabanas Velhas, Boca do Rio, Salema, Furnas, Zavial e Ingrina (concelho de Vila do Bispo).

De acordo com Ana Amorim, a ostreopsis não é causadora de problemas der saúde muito graves, ficando-se os problemas que causa pelas dificuldades respiratórias, conjuntivites e irritações cutâneas.

Ao contrário do que acontece com outras microalgas, tropicais e sub-tropicais, mais perigosas para o homem.

Até há pouca décadas também aquela microalga era exclusiva desses climas, mas desde finais da década de 90 do século passado tem sido identificada em todo o Mediterrâneo – sobretudo em Itália – e o banho em várias praias tem sido interditado devido à sua presença.

Em Portugal, o género ostreopsis - que tem várias espécies características dificilmente distinguíveis -, foi localizado pela primeira vez em 2007, em Sines, e posteriormente em 2008, na baía de Cascais, havendo também registos nas Desertas (Madeira), mas nunca em tão altas concentrações como agora ocorre no barlavento algarvio.

Segundo a especialista, está confirmado que a espécie agora recolhida, já identificada como “siamensis”, não produz toxinas diarreicas ou paralisantes, como acontece com algumas suas congéneres, endémicas sobretudo no Pacífico sul.

Há vários anos que a investigadora do Centro Oceanográfico da Universidade de Lisboa e a sua colega Teresa Moita, do IPIMAR, se dedicam ao estudo e detecção desta família de microalgas em Portugal.

“Nunca tivemos apoios institucionais de peso, porque sempre se considerou que estas microalgas não constituíam qualquer risco em Portugal”, lamentou, sustentando que a ocorrência no Algarve “pode mostrar que afinal não é bem assim”.

Nos próximos dias as águas das praias de Lagos e Vila do Bispo serão monitorizadas, aguardando-se agora pelos resultados de novas análises, no início da próxima semana.»

Observatório do Algarve
 

Brunomc

Nimbostratus
Registo
7 Abr 2008
Mensagens
1,977
Local
Vendas Novas - Alto Alentejo (132m)
A temperatura da água do mar na Costa Vicentina e Alentejana tem andado muito perto dos 21¤C

Uma amiga minha disse-me que hoje foi a praia da Comporta e apanhou um excelente dia de praia, muito melhor que um dia de Julho ou Agosto.
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,188
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Ontem, às 21h, portanto 1h30 após o pôr-do-sol, ainda havia uma extensa fila de trânsito para a ponte 25 de Abril, vinda da via rápida da Caparica.
As praias registaram uma verdadeira enchente!

Também não era para menos. Água apetecível e bem agradável, mesmo já sem sol.

dsc02372gn.jpg


operationaldataresultad.png