Seguimento Marítimo 2016 (Ondulação, Temperatura água, Praias, etc)



jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Hoje a temperatura da água do mar nas praias da Fonte da Telha, Meco, Costa da Caparica e mesmo Sesimbra podem chegar aos 22ºC :p

É algo muito local, se reparares no histórico da estação da Praia da Rainha, ve-se que naquele troço de costa, o vento de sudoeste tem estado presente algum tempo, factor que explica aquela temperatura apenas naquela zona.
Amanhã e Terça o caldo já vai ser mais homogenio ao longo da costa.
 
  • Gosto
Reactions: guisilva5000

guisilva5000

Super Célula
Registo
16 Set 2014
Mensagens
7,115
Local
Belas
É algo muito local, se reparares no histórico da estação da Praia da Rainha, ve-se que naquele troço de costa, o vento de sudoeste tem estado presente algum tempo, factor que explica aquela temperatura apenas naquela zona.
Amanhã e Terça o caldo já vai ser mais homogenio ao longo da costa.
Se não fosse o rio Tejo com os constantes abastecimentos de água fria, a temperatura da água podia ainda estar melhor! Mas a temperatura do Tejo não é nada comparado com o Douro, lá no norte é que é mesmo grave com a água a 13ºC a sair do Douro e a invadir as praias :p
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Se não fosse o rio Tejo com os constantes abastecimentos de água fria, a temperatura da água podia ainda estar melhor! Mas a temperatura do Tejo não é nada comparado com o Douro, lá no norte é que é mesmo grave com a água a 13ºC a sair do Douro e a invadir as praias :p

Não acho que que o rio Tejo traga água fria.
Tens o modelo MOHID, onde mostra a temperatura da água do Tejo.
http://forecast.maretec.org/
 
  • Gosto
Reactions: Gerofil

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,188
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Algum site onde se possa ver temperatura da água nk Algarve?

Enviado do meu PLK através de Tapatalk

Na página do IPMA, tens as previsões: http://www.ipma.pt/pt/maritima/sst/index.jsp?area=zona7

Na página das praias em directo, tens a informação em tempo real: http://praiaemdirecto.com:8080/praia2014/main.html
No entanto, não sei até que ponto essas temperaturas não serão estimadas. Ou então utilizam a observação de uma das praias e estendem essa informação para as praias circundantes.
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,188
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Os modelos do IPMA fazem parecer, estranho. Então se calhar o IPMA não tem em conta a temperatura atual dos rios e simplesmente coloca uma temperatura?

Água quase a 25ºC no delta, aquilo sim é um bom caldo

Poderá estar relacionado com a corrente do rio pelo efeito das marés.
Ou seja, entre a maré cheia e a maré vazia, há um enorme caudal que sai do estuário do Tejo e entra mar a dentro. Isso poderá provocar uma troca de temperaturas entre a água à superfície (quente) e a água em profundidade (fria), e fazer com que em média a temperatura que sai do Tejo seja mais fria (superficialmente) que aquela que está na Caparica.
 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
Que maravilha :D realmente aquela zona a partir da Caparica para sul tem efectivamente águas bem quentes (22,0 ºC/23,0 ºC)... Estive lá no passado fim de semana e parecia que estava nalguma praia do Algarve.

temperatura_mar.JPG
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,934
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Uma questão pertinente (acho eu): o mar da palha, no rio Tejo, com a temperaturas mais elevadas nessa zona interior, não deveria (deve?) permitir uma aquecimento das águas que saem pela foz? Se assim é, em dias de nortada é natural que as águas da costa da Caparica aqueçam mais do que as águas ao seu redor. Que acham?
O volume de água que entra na maré cheia para o mar da palha é grande, e numa zona tão larga é natural que aqueça bem se o calor\insolação forem fortes...
 
  • Gosto
Reactions: AnDré