Seguimento Marítimo 2016 (Ondulação, Temperatura água, Praias, etc)

Scan_Ferr

Nimbostratus
Registo
8 Ago 2010
Mensagens
1,497
Local
Maceda (Ovar)
Uma questão pertinente (acho eu): o mar da palha, no rio Tejo, com a temperaturas mais elevadas nessa zona interior, não deveria (deve?) permitir uma aquecimento das águas que saem pela foz? Se assim é, em dias de nortada é natural que as águas da costa da Caparica aqueçam mais do que as águas ao seu redor. Que acham?
O volume de água que entra na maré cheia para o mar da palha é grande, e numa zona tão larga é natural que aqueça bem se o calor\insolação forem fortes...
Penso que o o mar trata de arrefecer isso num ápice.
 


Cluster

Cumulus
Registo
23 Set 2012
Mensagens
424
Local
Lisboa
Eu não usava o site do IPMA para ver as temperaturas aquilo são previsões e não observações certo? Era bom ter as SST observadas do dia anterior ou mesmo em tempo real:). Costumo usar o surf-forecast para as observações e o IPMA para ter uma ideia d que vai acontecer
 
  • Gosto
Reactions: guisilva5000

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,965
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
O mar arrefece mas o transporte de água mais quente pode inibir o "upwelling" naquela zona da Caparica.

Enviado do meu XT1032 através de Tapatalk
 

guisilva5000

Super Célula
Registo
16 Set 2014
Mensagens
7,162
Local
Belas
Poderá estar relacionado com a corrente do rio pelo efeito das marés.
Ou seja, entre a maré cheia e a maré vazia, há um enorme caudal que sai do estuário do Tejo e entra mar a dentro. Isso poderá provocar uma troca de temperaturas entre a água à superfície (quente) e a água em profundidade (fria), e fazer com que em média a temperatura que sai do Tejo seja mais fria (superficialmente) que aquela que está na Caparica.

Faz sentido!

Que maravilha :D realmente aquela zona a partir da Caparica para sul tem efectivamente águas bem quentes (22,0 ºC/23,0 ºC)... Estive lá no passado fim de semana e parecia que estava nalguma praia do Algarve.

temperatura_mar.JPG

Ventos de SO dá nisto! Estive lá hoje e parecia um caldo, a água estava uma maravilha, não digo 23ºC, mas nos 20ºC.

@AnDré É mais ou menos nesta imagem que se vê a temperatura da água que sai do Tejo quando a maré está a baixar, daí ter deduzido que é o Tejo a esfriar as águas da costa. Nota-se no contraste de temperaturas na costa da Caparica.

Uma questão pertinente (acho eu): o mar da palha, no rio Tejo, com a temperaturas mais elevadas nessa zona interior, não deveria (deve?) permitir uma aquecimento das águas que saem pela foz? Se assim é, em dias de nortada é natural que as águas da costa da Caparica aqueçam mais do que as águas ao seu redor. Que acham?
O volume de água que entra na maré cheia para o mar da palha é grande, e numa zona tão larga é natural que aqueça bem se o calor\insolação forem fortes...

Acho que a zona interior do mar da Palha tem uma baixa profundidade e baixa movimentação, daí ter elevada temperatura. Pelo menos é o que faz mais sentido para que a temperatura esteja quase constante com as repetidas subidas e descidas das marés.
 
  • Gosto
Reactions: Aristocrata

guisilva5000

Super Célula
Registo
16 Set 2014
Mensagens
7,162
Local
Belas
Que acham da água do Algarve (Portimão)? Será que estará como está actualmente no início de Agosto? Ou até lá pode mudar tudo de repente? Queria mesmo apanhar este caldo. :D

Até dia 20 as temperaturas estão sempre a aumentar, por isso faz umas rezinhas para que continuem assim em Agosto ;)

27ºC em VRSA para dia 20, isso sim é um bom caldo :calor:
 
  • Gosto
Reactions: Ruipedroo

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
«As nortadas, dominantes na costa ocidental, e o próprio movimento de rotação da Terra provocam uma corrente de que resulta o transporte de água superficial para oeste e o afloramento junto à costa de águas profundas frias. Em consequência, na faixa costeira, a temperatura da água do mar à superfície diminui consideravelmente. No Verão, nos locais onde a nortada é mais intensa [como é o caso da zona Oeste] formam-se zonas de temperatura mínima junto à costa», esclarece Anabela Carvalho.
A costa sul, que contorna todo o Algarve, destino da maioria dos portugueses nos meses de Verão, costuma ter uma temperatura da água superior, refere a meteorologista, «aumentando gradualmente de Oeste para Este» – ou seja, à medida que nos aproximamos da costa espanhola. Esta subida nas temperaturas, «é mais acentuado em situações de levante (vento de Leste), e diminui com o vento de Sudoeste» – que é precisamente o que tem soprado com mais força, afastando as correntes do Mediterrâneo e levando as do Atlântico para a costa Sul (...) refere Anabela Carvalho, do IPMA – que tem sensores de temperatura em bóias em Leixões, Sines e Faro.

SOL
 
  • Gosto
Reactions: guisilva5000

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,450
Local
Olhão (24 m)
Que acham da água do Algarve (Portimão)? Será que estará como está actualmente no início de Agosto? Ou até lá pode mudar tudo de repente? Queria mesmo apanhar este caldo. :D

Reza, para não vir a nortada. Senão, em 1 semana, lá se vai a água quente ao ar. :D
 

Paelagius

Nimbostratus
Registo
27 Set 2013
Mensagens
1,521
Local
Porto
A minha dúvida era essa, se a água costuma variar muito com a vinda da nortada. Sendo assim há grande possibilidade de a água estar mais fria nessa altura.

A ocorrência de upwelling é influenciada pela direcção do vento "paralelo à costa" :p (nortada na costa ocidental e, no Algarve, ventos de oeste) e, tão importante, a sua intensidade.
 

meteo

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,071
Local
Oeiras
A ocorrência de upwelling é influenciada pela direcção do vento "paralelo à costa" :p (nortada na costa ocidental e, no Algarve, ventos de oeste) e, tão importante, a sua intensidade.
Sim, mas Lagos por exemplo já está virado a Sul, e a temperatura da água é muito semelhante à temperatura em Sagres.
Em Portimão também apresenta um comportamento semelhante com a água da Costa Ocidental em termos de aumento de nortada/arrefecimento da água nas praias.
Sempre que fui lá, em semanas de nortada, a água estava gelada.
 

Paelagius

Nimbostratus
Registo
27 Set 2013
Mensagens
1,521
Local
Porto
Sim, mas Lagos por exemplo já está virado a Sul, e a temperatura da água é muito semelhante à temperatura em Sagres.
Em Portimão também apresenta um comportamento semelhante com a água da Costa Ocidental em termos de aumento de nortada/arrefecimento da água nas praias.
Sempre que fui lá, em semanas de nortada, a água estava gelada.

A batimetria de fundo, como a existência de vales submarinos, também favorece a ascensão de massas de água de outras profundidades. Ex.: Canhão de S. Vicente (Sagres), Canhão de Lagos, Canhão de Portimão.
 

meteo

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,071
Local
Oeiras
A batimetria de fundo, como a existência de vales submarinos, também favorece a ascensão de massas de água de outras profundidades. Ex.: Canhão de S. Vicente (Sagres), Canhão de Lagos, Canhão de Portimão.
Exato. Mas estava a falar mais no gradiente que temos de temperaturas de oeste para leste, a aquecer em direcção a Espanha. Quando há muita nortada na costa ocidental vários dias seguidos, e Sagres,tem a água a 15-17 graus, Portimão normalmente ainda tem a água mais perto da temperatura de Sagres do que Montegordo, por exemplo. Sobre a influencia do canhão na temperatura da água é complicado inferir, e saber em que circunstâncias tal influencia.
 
  • Gosto
Reactions: guisilva5000